Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
19Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Ped6651- Roteiro Observação Estágio IV - Gestão

Ped6651- Roteiro Observação Estágio IV - Gestão

Ratings: (0)|Views: 9,016|Likes:
Published by Flavio Brim
Orientação para estágio escolar. Turma PED6651 do curso de Pedagogia.
Orientação para estágio escolar. Turma PED6651 do curso de Pedagogia.

More info:

Published by: Flavio Brim on Feb 16, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/10/2013

pdf

text

original

 
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO – GESTÃO, ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃOESCOLAR 1 Contextualização histórico-pedagógica da escola
Pesquisar nos documentos os diversos momentos históricos da escola, asteorias/concepção de infância, aprendizagem, ensino, educação, escola, avaliação.Observar nos documentos como os agentes educacionais produziram e produzem suas práticas pedagógicas a partir de determinados referenciais explícitos ou não; como ossistemas de ensino, atras da implementação de suas poticas educacionaisinfluenciaram e influenciam o fazer pedagógico; como muitos professores, através desua práxis, conseguiram e conseguem subverter os paradigmas hegemônicos; como osalunos se percebiam e se percebem participando desses momentos históricos.
2 Condições físicas e materiais da escola
Deve-se estar atento para a localização geográfica da escola e a relevância social disso;conservação das dependências/construção (quantidade/qualidade das salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, área de lazer, quadras esportivas etc., em relação àdemanda); mobiliário da escola (mesas, cadeiras, carteiras etc., e sua relação com asnecessidades dos alunos, professores e funcionários); equipamentos audiovisuais;material didático; biblioteca.
3 Características básicas do corpo técnico, administrativo e docente
Relação entre a quantidade e necessidade de funcionários, professores e bolsistas;características dos serviços prestados; nível de formação escolar de cada um dossegmentos de trabalhadores e a repercussão disso na sua prática diária.
4 A dinâmica do cotidiano escolar
Este item é de extrema relevância. As informações poderão ser obtidas através deentrevistas com pessoas ligadas ao cotidiano da escola. Mas a melhor maneira de perceber a dinâmica do cotidiano escolar é a observação e o contato com as pessoasenvolvidas. Deve-se estar atento ao funcionamento da escola como um todo. Nasecretaria e direção, observar e descrever os trâmites administrativos e burocráticos básicos, como a admissão de alunos, transferências, confecção de boletins,arquivamento de dados, emissão de certificados/diplomas, admissão/substituição de professores, fichas funcionais, relação da direção com a comunidade, professores,funcionários e alunos, confecção do horário das aulas, dentre outros. No intervalo dasaulas, perceber as relações dos alunos entre si e com os professores, funcionários edireção. Conversar com os especialistas e professores sobre o seu trabalho e comparar este discurso com as impressões dos alunos. Assistir a, pelo menos, uma reunião pedagógica, um conselho de classe, uma reunião de pais para analisá-los. Prestaatenção às relações de poder no interior da escola (poder blico/direção,escola/comunidade, direção/professores, direção/alunos, professores/alunos,alunos/alunos, APP com a direção/professores/alunos).

Activity (19)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Felipe Negrão liked this
Daniela Lassen liked this
Liliane Barros liked this
Veronica Gurgel liked this
6220012 liked this
Nicy Diniz liked this
Cristina Baeta liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->