Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
31Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
APLICAÇÕES DAS LEIS EDUCACIONAIS E DAS TENDENCIAS PEDAGOGICAS EM UMA INSTITUIÇÃO NA CIDADE DE SALVADOR

APLICAÇÕES DAS LEIS EDUCACIONAIS E DAS TENDENCIAS PEDAGOGICAS EM UMA INSTITUIÇÃO NA CIDADE DE SALVADOR

Ratings:

4.95

(1)
|Views: 11,144|Likes:
Published by anon-44985

More info:

Published by: anon-44985 on Nov 14, 2007
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/10/2013

pdf

text

original

 
APLICAÇÕES DAS TENDENCIAS PEDAGOGICAS EM UMAINSTITUIÇÃO NA CIDADE DE SALVADOR-BA, BRASIL.
Autor: Luis Henrique Batista Gois, graduando do curso de ciênciasBiológicas das Faculdades Jorge Amado.Esse artigo tem como objetivo principal analisar a estrutura organizacionalde uma escola e um professor constituinte da mesma, para desta forma se poder analisar as tendências pedagógicas desse professor em uma sala deaula.1 - Introdução
Para analise pedagógica da sala de aulatrabalhada, do professor e da suarespectiva estrutura organizacional, aescola, é necessário antes de tudo fazer uma breve observação das tendências pedagógicas existentes e a partir daanálise das mesmas perceber eidentificar a qual tendência está inseridao professor observado.As tendências pedagógicas originam-sede movimentos sociais e filosóficos,num dado momento histórico, queacabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com osdesejos e aspirações da sociedade deforma a favorecer o conhecimento, semcontudo querer ser uma verdade única eabsoluta. Seu conhecimento se revestede especial importância para o professor que deseja construir sua prática.Segundo Fusari e Ferraz:"... a concepção de arte pode auxiliar nafundamentação de uma proposta deensino e aprendizagem artísticos,estéticos, e atende a essa, mobilidadeconceitual, é a que representa e doexprimir." (Ferraz e Fusari, 1983.p.18)É a partir desses conhecimentos que podemos propor mudanças que propiciem o desenvolvimento do fazer,representar e exprimir. Por isso, o professor deve estar a par das teorias etendências pedagógicas ao problematizar suas questões docotidiano e ao pensar sua prática, sem,contudo estar firmemente preso a umadelas. Deve, antes de tudo procurar omelhor de cada uma, seguindo umaaplicação cuidadosa que permita avaliar sua eficiência.Segundo Pessi:"Os fundamentos da Arte-Educação sãoos pensamentos construídoscotidianamente conforme asexperiências vividas nas situações deensino aprendizagem, são a teoria quesustenta nossa prática, são os princípios;os conhecimentos organizados quecontribuem para - e porque não dizer,determinam - uma prática arte -educativa consciente e de qualidade."(Pessi, 1994.p.24)Devemos ressaltar que as teorias sãoimportantes, mas cabe ao professor construir sua prática embasado nelas,elas são elementos norteadores e não"receitas" prontas. Vemos que na práticaescolar os condicionantes sócio- políticos exercem forte ascendênciasobre as tendências pedagógicas, queforam classificadas em:
Liberais
- Marcou a Educação no Brasilnos últimos 50 anos, mostrando-se ora
 
conservadora, ora renovada. APedagogia Liberal enfatiza: o preparodo indivíduo para o desempenho de papeis sociais, de acordo com asaptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptarem-se aosvalores e á normas vigentes nasociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade deoportunidades, não leva em conta adesigualdade de condições.
Progressista
 
- É uma tendência que parte da análise crítica das realidadessociais que sustentam as finalidadessócio-políticas da educação. APedagogia Progressista não tem comoinstitucionalizar-se numa sociedadecapitalista, por isso se constitui numinstrumento de luta dos professores aolado de outras práticas sociais.As tendências Pedagógicas estãodivididas em:1. Tendências Idealistas-Liberais:
 Pedagogia Tradicional 
: O papel daescola é para o preparo intelectual,Iniciou-se no século XIX e dominagrande parte do século XX, sendo aindahoje utilizada. Inclui tendências emanifestações diversas.
 Pedagogia Renovada
: É a chamadaPedagogia Nova, conhecida comomovimento do Escolanovismo ouEscola Nova, origina-se na Europa eEstados Unidos, no final do século XIX,influenciando o Brasil por volta dosanos 1930.
 Pedagogia Tecnicista
: Determinada pelacrescente industrialização, quando aPedagogia do Escolanovismo nãoresponde às questões referentes ao preparo de profissionais. Desenvolveu-se na Segunda metade do século XXnos Estados Unidos e no Brasil de 1960a 1979.2.Tendências Realistas-Progressistas:
 Pedagogia Libertadora
: Parte de umaanálise crítica das realidades sociais,sustentando as finalidades sócio- políticas da educação. Iniciou-se nosanos 1960.
 Pedagogia Libertária
: Procura aindependência teórico-metodológica.Dá maior ênfase às experiências seautogestão, à prática da não diretividadee à autonomia. Constitui-se em mais uminstrumento de luta do professorado, aolado de outras práticas sociais, pois nãotem como institucionalizar-se nasociedade capitalista.
 Pedagogia Histórico-Crítica
: Surge nofim dos anos 1970, em contraposição àescola que reproduz o sistema e asdesigualdades sociais. Dê ênfase àsrelações interpessoais e ao crescimentoque delas resulta, centrado nodesenvolvimento da personalidade doindivíduo, em seus processos deconstrução e organização pessoal darealidade e em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.
2- RESULTADOS EDISCURSSÕES
As observações foram feitas no ColégioEstadual Professor José Barreto deAraújo Bastos, que está sobe orientaçãodo Diretor Gilson Barros, situado noCapital da Bahia, em Salvador, no bairro de São Caetano. Atualmenteatende a aproximadamente 2010 alunosnos três turnos, e presta atividades parao Ensino Fundamental e Médio, nãoapresentando Ensino Fundamentalapenas no turno da noite.Foi realizado um acompanhamento periódico de uma sala de aula de 3º
 
Ano, em todas as sextas feiras, em doishorários de 50 minutos totalizando 100minutos de aula semanais.OBs.:Nas datas ditas feriados não ouveavaliação.A observação se iniciou na data de 24de agosto de 2007 e foram feitasalgumas anotações da sala de aula e dosalunos no geral, abaixo estão descritaselas:- A sala de aula está pouco conservada,com suas cadeiras quase todas riscadas,quebradas.- A pintura da sala apesar de apresentar aspecto de nova está muito danificada.- Os alunos não utilizam farda nocolégio, sendo permitidos nesse caso bermudas, shorts, mine-saias, camisetas,tops, sandálias abertas e chinelos.- Apesar de ter inscritos na cardeneta dasala 55 alunos, só 15 alunosaproximadamente freqüentam a sala deaula periodicamente.* A greve da categoria contribuiu bastante para essa evasão, afirmam os professores da escola.- A maioria dos alunos tem pouco ounenhum interesse em estarem nocolégio, muitos deles até dizem ir aocolégio mais por questões diferentes dode estudar.- O professor possui pouco domínio daclasse.- A maior parte do tempo das aulas égasto com espera por alunos, chamadas,recolhimento de atividades.A parti da data de 24 de agosto de 2007 pode-se fazer as seguintes observaçõesdas aulas ministradas:
 No dia 24/08 – Inicio das observações
 Não houve aula. O professor aplicou a prova. Alunos organizados da maneiratradicional jesuítica, em fileiras eafastados e um espaço deaproximadamente uma cadeira de um para o outro. Prova foi realizadarapidamente, pos possuía apenasquestões de múltipla escolha.
 Dia 31/08
 Não houve aula. O professor se utilizoudo horário de aula para realizar acorreção das provas. Depois decorrigida e anotadas as notas as provasforam entregues aos alunos.
 Dia 7/09
 Não houve aula (Feriado nacional).Dia 14/09Houve aula sobre vírus. Inicialmente o professor colocou no quadro ascaracterísticas dos vírus, e doençascausadas pelo mesmo. Houve uma breve abordagem na temática da AIDS enos métodos contraceptivos. E a aula foifinalizada na discussão de terapias nocombate a AIDS.
 Dia 21/09
Houve aula sobre o grupo dos Protistase grupo Monera. Novamente foiabordado rapidamente as característicasgerais, os representantes de cada grupoe as principais doenças causadas pelosrepresentantes.
 Dia 28/09
Houve aula sobre o grupo dos Fungos.Foi apresentado em transparênciasimagens de fungos e a parti disso o professor discutiu as características dosfungos, importância econômica emédica.
 Dia 5/10

Activity (31)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Gleice Guilherme liked this
chefe_apache liked this
Vau liked this
Ednes Pinheiro liked this
juleila liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->