Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
25-DE-ABRIL-PORTUGAL-TEXTOS-JORNALÍSTICOS

25-DE-ABRIL-PORTUGAL-TEXTOS-JORNALÍSTICOS

Ratings: (0)|Views: 512 |Likes:
Published by Mário Caeiro
Recorrendo a vários registos, desde os estudos e análises, até aos testemunhos pessoais e aos textos humorísticos, pretende-se retratar a vertiginosa mudança operada na sociedade por- tuguesa nos últimos vinte e cino anos.
Recorrendo a vários registos, desde os estudos e análises, até aos testemunhos pessoais e aos textos humorísticos, pretende-se retratar a vertiginosa mudança operada na sociedade por- tuguesa nos últimos vinte e cino anos.

More info:

Published by: Mário Caeiro on Mar 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/01/2013

pdf

text

original

 
974
25
abril
textos
jornalísticos
 
Textos Jornalísticos
A selecção de textos jornalísticos obedeceu ao critério geral da variedade dos géneros e degrau de dificuldade.Recorrendo a vários registos, desde os estudos e análises, até aos testemunhos pessoais eaos textos humorísticos, pretende-se retratar a vertiginosa mudança operada na sociedade por-tuguesa nos últimos vinte e cino anos.Pela sua natureza, efémera mas impressiva, os jornais são o mais sensível barómetro dasoscilações, dos avanços e recuos dessa caminhada para a democracia iniciada com o 25 deAbril. Na verdade, eles fornecem-nos o mais perfeito «registo dos dias» vividos na aventura dadescoberta, na contradição e no debate, mas também no calor da festa e no imenso poder dautopia. Falando do Portugal de Abril, remetem também para um passado silencioso e silen-ciado que só a revolução permitiu começar a conhecer.Compreender-se-á a dificuldade em proceder a uma selecção, dada a imensidade e ariqueza da produção jornalística destes vinte e cinco anos de liberdade de imprensa. Cadatexto (ou cada conjunto de textos) mais do que uma estrutura fechada, deverá antes ser vistocomo uma amostra (entre tantas outras) a ilustrar uma situação e deverá constituir ponto departida para pesquisas mais aprofundadas de acordo com a curiosidade dos alunos e o grau deescolaridade em que se encontram.Respeitando e valorizando a flexibilidade e variedade dos documentos, permitimo-noscontudo chamar a atenção para alguns dos objectivos passíveis de atingir no seu tratamentodidáctico quer através do conhecimento, quer do envolvimento imaginativo e emocional:• percepção do tempo revolucionário como tempo de ruptura e libertação, de mobiliza-ção individual e colectiva;• compreensão das transformações políticas, económicas, sociais e culturais;íntima ligação com as alterações nos aspectos mais concretos do dia a dia;importância do debate, da crítica e do confronto de sensibilidades e pontos de vista;• valoração do 25 de Abril como capital de possibilidades para desenvolver valores, atitu-des e práticas que contribuam para formar cidadãos mais conscientes, participativos eresponsáveis.
Maria Eliana TeixeiraMaria Manuela Cruzeiro
25 DE ABRIL. UMA AVENTURA PARA A DEMOCRACIA. TEXTOS JORNALÍSTICOS
129

Activity (2)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->