Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
vantagem competitiva sustentável

vantagem competitiva sustentável

Ratings: (0)|Views: 250|Likes:
Published by By Gi Ferreira
Identificação das competências organizacionais e individuais para obter vantagem competitiva.


Identificação das competências organizacionais e individuais para obter vantagem competitiva.


More info:

Published by: By Gi Ferreira on Mar 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/12/2014

pdf

text

original

 
1
ANÁLISE CRÍTICA DOS TEXTOSUNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIEPROGRAMA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO DE EMPRESAS Curso: Pós GraduaçãoPós graduando: Gisele dos Santos FerreiraData: 02/03/2011Disciplina: Recursos Humanos EssenciaisProf. Sami Boulos FilhoTema:
 
Identificação das competências organizacionais e individuais para obtervantagem competitiva.
 
  
Um dos maiores desafios das organizações na atualidade é identificar as competênciasque lhe atribuirão uma vantagem competitiva sustentável, segundo KING (2002)compreender e identificar as melhores competências na empresa exige investimento eesforços, que propiciam informações valiosas para apoiar as tomadas de decisão estratégicas.Apenas identificar tais competências não é suficiente, é necessário buscar umconsenso entre as gerencias intermediárias e também entre as altas gerências e a partir daibuscar conscientizar e disseminar a importância do foco em tal competência, pois segundo oautor grande parte do valor de uma competência origina-se da assimilação e da transmissãode novos conhecimentos para a organização, para enfim obter competitividade.Esse processo de aprendizagem faz com a que as empresas interpretem o mundo deoutra forma, elas descobrem novas oportunidades, detectam recursos existentes e acumulamnovos recursos, conforme FLOYDE e WOOLDRIDGE (1996).KING (2002) ressalta que as competências possuem três características: tácito, que éo fato de ser resistente à imitação, robustez, seu valor independe do ambiente externo efixação, essas competências não se perdem através da rotatividade de funcionários.As competências principais da empresa são chamadas essenciais, é onde se concentrao foco, duas ou mais são eleitas para serem complementares e reforçarem a competênciaessencial. Segundo Prahalad e Hamel (1995) uma competência somente será consideradacomo essencial se passar pelos seguintes testes: valor percebido pelos clientes, diferenciaçãoentre concorrentes e capacidade de expansão.
M
 
2Para que seja possível obter vantagem, a competência deve estar alinhada a estratégia,a articulação destas duas que dirão o quanto a organização será competitiva.As estratégias predominantes anteriormente eram de fora para dentro , o que consisteem se preocupar mais com os produtos, consumidores e competidores, era a visão de Porter,porém com o passar dos tempos estudiosos vieram questionando tal visão, pois as estratégiastambém se tornam obsoletas frente à dinâmica competitiva. Para tanto foi desenvolvido oRBV (Visão Baseada em Recursos) onde a premissa é pensar de dentro para fora, buscandonos recursos da própria organização o diferencial competitivo.Essa visão explora os recursos físicos, financeiros, intangíveis, organizacionais e deRH da organização em busca de uma diferenciação, baseado nele surgem três tipos deestratégia segundo FLEURY e FLEURY (2003) a de excelência operacional, quando sebusca qualidade e preço; inovação em produto, torna-se uma first mover e aproveita suacondição de monopólio para obter vantagem; e orientada ao cliente, quando busca asatisfação total de seu público.Concluindo, para se estabelecer uma vantagem competitiva sustentável a organizaçãodeve identificar suas principais competências, gerar aprendizagem continua e alinhar estascompetências à estratégia, só a partir desse estágio ela consegue obter um posicionamentogerado pelo acumulo de competências e a importância dada a elas. 
QUESTÕES:
1.
 
É possível assegurar a competitividade sustentável em mercados hipercompetitivos eciclo rápido de produto? 2.
 
Qual a diferença entre alavancagem e construção de competências?
  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
-
 
KING A. W., FOWLER S. W., ZEITHAML C. P. Competências Organizacionais eVantagem Competitiva: O desafio da gerência intermediária.
Revista deAdministração de Empresas,
v. 42,  n. 1. Jan./Mar. 2002.-
 
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Estratégias competitivas e competênciasessenciais: perspectivas para a internacionalização da indústria no Brasil.
Gestão daProdução
.
, Aug. 2003, vol.10, no.2, p.129-144. ISSN 0104-530X. 

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Catarina Costa liked this
Catarina Costa liked this
Kamilah Abdul liked this
Kamilah Abdul liked this
Kamilah Abdul liked this
Kamilah Abdul liked this
Suzanne Wellens liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->