Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
ficha formativa grecia correcção tpc

ficha formativa grecia correcção tpc

Ratings: (0)|Views: 292|Likes:
Published by marina_aduarte

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: marina_aduarte on Mar 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/16/2013

pdf

text

original

 
1 
Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva
 
Escola EB 2,3 Professor Agostinho Da Silva
 Ficha formativa de História Nome:______________________________________________________________________ Nº ____ Tª ____
  
C
aderno de Actividades, correcção ficha 9. 
1.1.
 
/
1.3Ver documento 2 da página 61 do manual 1.2.
 
Ver mapa da página 58 do manual.1.4. A Grécia é uma região de costas recortadas e rodeada por numerosas ilhas que se estendem pelo Mar Egeu atéao litoral da Ásia Menor.A partir de meados do séc. VIII a. C. , as cidades gregas atravessaram um período de crise, devido ao excesso depopulação. Para fugirem à fome e às lutas civis, muitos gregos emigraram espalhando-se pelas costas doMediterrâneo, desde o Mar Negro à Península Ibérica.1.5. O território é montanhoso e árido e o clima mediterrânico não é favorável à agricultura. Porém,na Gréciaexistem boas condições para a vida marítima: mar tranquilo, golfos e enseadas abrigados e ilhas próximas para portoseguro e para a navegação.1.6. A cidade-estado era uma comunidade de homens livres, denominados cidadãos, que tinham governo autónomoe leis próprias. A cidade-estado ocupava um território independente que deveria ter condições para garantir asubsistência e defesa dos cidadãos.1.7. A fragmentação política da Grécia deve-se às inúmeras barreiras montanhosas.2.1. Ao analisar o documento D concluo que, para Heródoto, os gregos se mantêm unidos devido à religião, língua ehábitos culturais.2.2. Analisar documento 2 da página 61 do manual.2.3. Os gregos acorriam ao santuário de Delfos para consultar o oráculo de Apolo, acreditando que este Deus, pelaboca da sacerdotisa Pítia, lhes desvendava o futuro.2.4.a) O Deus venerado no santuário de Olímpia era Zeus.b) No santuário de Olímpia tinham lugar, de 4 em 4 anos os jogos olímpicos, onde os gregos de todo o mundoexibiam, em honra de Zeus, as suas proezas atléticas.Ano Lectivo de 2010
/
20117º Ano 
 
2 
C
aderno de actividades, correcção da ficha 10, nº 3
3.1.
 
O documento C refere-se às guerras persas onde a cidade de Atenas teve um papel decisivo na vitória daGrécia. Aproveitando este prestígio Atenas fundou a Liga de Delos em aliança com outras cidades-estado.Passado algum tempo Atenas impôs a sua supremacia política e económica dentro da aliança e passou aexercer um verdadeiro imperialismo marítimo em toda a área do Mar Egeu. 3.2.
 
A Liga de Delos foi estabelecida com o objectivo de preparação contra futuros conflitos com os persas.3.3.
 
Os atenienses impuseram a sua supremacia política e económica e passaram a exercer um imperialismomarítimo.3.4.
 
A) Atenas era próspera graças à sua economia marítima e mercantil.B) Produtos exportados-Vinho, Azeite, Cerâmica, ArmasProdutos importados  Trigo, Gado, Minérios, Marfim, Papiro e Escravos.
C
aderno de actividades, correcção da ficha 11
1.1
 
Cidade-estado.1.2
 
Segundo o documento A, os cidadãos são aqueles que tem direito a participar na Assembleia e nas funções dejuiz.1.3
 
Os cidadãos eram indivíduos do sexo masculino, maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses. Só elespodiam participar no governo da polis. Só eles podiam participar no governo da polis. E também só eles podiampossuir propriedades não estando sujeitos a impostos.1.4
 
As mulheres eram excluídas da vida política e gozavam de direitos muito limitados, vivendo na dependência dospais ou dos maridos.Os escravos eram considerados meros instrumentos de trabalho. Eram propriedade dos donos que oscompravam ou vendiam como qualquer mercadoria e os utilizavam em todo o tipo de tarefas.2.1.
 
Na figura está representada a educação dos jovens atenienses. Podemos observar os jovens a tocarinstrumentos e a escrever.2.2.
 
A par desta formação representada no documento os jovens praticavam actividade física para se tornaremaptos à defesa da cidade.2.3.
 
Os jovens tinham uma boa formação para poderem combater na defesa da cidade e para participar na vidademocrática.3.1.
 
Ver documento 4 da página 71 do manual.3.2.
 
O órgão referido era a Eclésia, em que todos os cidadãos podiam tomar a palavra e votar. Esta assembleiaaprovava as leis, decidia a paz e a guerra e elegia anualmente os estrategos.3.3.
 
Ver documento 4 da página 71 do manual.3.4.
 
A democracia ateniense era limitada, uma vez que mulheres, metecos e escravos estavam privados de direitos.Muitos dos cidadãos não dispunham de meios para participar na vida política.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->