Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
16Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
PRINCÍPIO..

PRINCÍPIO..

Ratings: (0)|Views: 3,727 |Likes:

More info:

Published by: suldamerica_suldamerica on Mar 04, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/03/2012

pdf

text

original

 
 
01 - (UEPG PR)
A ótica geométrica estuda os fenômenos luminosos sobum ponto de vista puramente geométrico, ou seja, ela nãoconsidera a natureza física da luz. Sobre a óticageométrica, assinale o que for correto.01. Um raio luminoso não tem existência física real. Éum conceito puramente geométrico.02. Sempre que um feixe convergente é interceptado por um sistema ótico, o ponto objeto, para esse sistema, évirtual.04. Um meio anisotrópico é aquele no qual a luz sepropaga com a mesma velocidade em todas asdireções e sentidos.08. A trajetória de um raio luminoso sofre alteraçãoquando são permutadas as posições da fonte e doobservador.16. Quando ocorre a reflexão da luz, o raio incidente, oraio refletido e a normal ao ponto de incidência sãoperpendiculares entre si.
02 - (FEPECS DF)
Um homem tem 1,80m de altura. A relaçãoentre os tamanhos das imagens formadasnuma câmara escura através de um orifício,quando o indiduo se encontra,respectivamente, às distâncias de 48m e 72mserá de:a) 3,5b) 3,0c) 2,5d) 2,0e) 1,5
03 - (UNESP)
Um pai, desejando brincar com seu filho coma sombra de um boneco projetada na parede,acende uma lâmpada, considerada uma fontede luz puntiforme, distante 2 metros doboneco e 6 metros da parede na qual asombra será projetada.Admitindo que a altura do boneco seja igual a20 cm, qual a altura da sombra projetada naparede? Faça um desenho, na folha derespostas, representando os raios de luz apartir da lâmpada até a parede e indicando aposição do boneco e a região de sombra.
04 - (UFMA)
Nas comemorações dos 42 anos da UFMA, umestudante usa uma camiseta que, observadaà luz do sol, apresenta-se amarela, tendoimpressa no peito a palavra UFMA-42 emletras vermelhas. À noite, num recintoiluminado apenas com luz monocromáticavermelha, essa camiseta será vista comosendo:a) preta com letras vermelhas.b) amarela com letras pretas.c) vermelha com letras amarelas.d) preta com letras amarelas.e) amarela com letras vermelhas.
05 - (UEL PR)
Pinhole
, do inglês “buraco de agulha”, é uma câmera fotográficaque não dispõe de lentes. Consegue-se uma imagem em umanteparo quando a luz, proveniente de um objeto, atravessa umpequeno orifício.De acordo com os conhecimentos em ótica geométrica e com osdados contidos no esquema a seguir, determine a distância D, doorifício da câmera (
pinhole
) até a árvore.a) 2
m
.b) 4
m
.c) 40
m
.d) 50
m
.e) 200
m
.
06 - (UFSCar SP)
A 1 metro da parte frontal de uma câmara escura de orifício, umavela de comprimento 20 cm projeta na parede oposta da câmarauma imagem de 4 cm de altura.A câmara permite que a parede onde é projetada a imagem sejamovida, aproximando-se ou afastando-se do orifício. Se o mesmoobjeto for colocado a 50 cm do orifício, para que a imagemobtida no fundo da câmara tenha o mesmo tamanho da anterior, 4cm, a distância que deve ser deslocado o fundo da câmara,relativamente à sua posição original, em cm, é dea) 50.b) 40.c) 20.d) 10.e) 5.
07 - (UFAM)
Um homem de altura
está a uma distância
D
deuma câmara escura de orifício de comprimento
L.
Asua imagem formada no interior da câmara temuma altura y/20. Se duplicarmos a distância entre ohomem e o orifício, a nova imagem terá altura:a) y/120b) y/80c) y/60d) y/2e) y/40
08 - (UEPB)
À luz do dia, a ilustração ao lado refere-se a um jarropreto, contendo flores brancas. Com relação à cor destafigura pode-se afirmar que: 
[Certa vez, perguntado qual a definição de luz] A luz... é a sombra de Deus...Albert Einstein
 
Aluno: _________________________ Profº: JEAN CARLO
φsik 
Data: ____ /____/___ Conteúdo: PRINCÍPIOS DA ÓPTICA
 
a) As flores pareceo vermelhas e o jarro preto se,dentro de uma sala escura, forem iluminados com luzvermelha.b) As flores e o jarro terão sempre a mesma cor, pois acor é uma propriedade do corpo, independente da luzque o ilumina.c) As flores e o jarro parecerão pretos se, dentro de umasala escura, forem iluminados com luz azul.d) Num ambiente escuro, as flores e o jarro parecerãototalmente brancos, se iluminados com luz branca.e) Num ambiente escuro, as flores parecerão vermelhase o jarro parecerá preto, se forem iluminadossimultaneamente com luz vermelha e verde.
09 - (UFPE)
Uma bandeira brasileira é aberta numambiente escuro. Quando uma luzmonocromática azul incide sobre a região detecido amarelo, o que se observa no ambienteescuro é a cora) azul.b) amarela.c) verde.d) branca.e) preta.
10 - (UEPB)
Durante o Maior São João do Mundo, realizado na cidadede Campina Grande, um estudante de Física, ao assistir aum show, decidiu observar o comportamento dos feixes deluz emitidos por três canhões, os quais emitiam luz nasseguintes cores:
canhão A-
luz azul;
canhão B-
luz verde;
canhão C
- luz vermelha, como mostra a figura ao lado.Considerando que os três feixes de luz têm a mesmaintensidade e se cruzam na posição 4, as cores vistas peloestudante nas regiões iluminadas 1, 2 e 3 do palco, e naposição 4, são, respectivamente:a) vermelha, verde, azul e brancab) branca, azul, verde e vermelhac) amarela, vermelha, verde e azuld) vermelha, verde, azul e pretae) branca, branca, branca e branca
11 - (UNESP)
O tamanho da imagem de um prédio,projetada na parte posterior de uma câmaraescura, é 6,0 cm. Após afastar a câmara mais50 m do prédio, observa-se que o tamanho daimagem foi reduzido para 2,0 cm.a) Usando a mesma mara, qual seria otamanho da imagem se a distância entre acâmara e o prédio dobrasse em relação àdisncia inicial, na qual o tamanho daimagem era de 6,0 cm?b) Qual a distância inicial entre o prédio e acâmara?
12 - (FGV)
O professor pede aos grupos de estudo queapresentem à classe suas principaisconclusões sobre os fundamentos para odesenvolvimento do estudo da ÓpticaGeométrica.GRUPO I Os feixes de luz podem apresentar-seem raios paralelos, convergentes oudivergentes.GRUPO II Os fenômenos de reflexão, refraçãoe absorção ocorrem isoladamente e nuncasimultaneamente.GRUPO III Enquanto num corpo pintado depreto fosco predomina a absorção, em umcorpo pintado de branco predomina a difusão.GRUPO IV Os raios luminosos se propagam emlinha reta nos meios homogêneos etransparentes.São corretas as conclusões dos grupos:a) I e III, apenas.b) II e IV, apenas.c) I, III e IV, apenas.d) II, III e IV, apenas.e) I, II, III e IV.
13 - (FATEC SP)
As figuras abaixo mostram um espelho plano E na frentedo qual se encontra um objeto O e um observador P. Dasalternativas abaixo, aquela que melhor representa ocaminho seguido pelo raio luminoso que partindo de Oatinge o observador P, por reflexão no espelho E, éa) b) c)d) e)
14 - (UFMG)
Marília e Dirceu estão em uma praça iluminada por umaúnica lâmpada.Assinale a alternativa em que estão CORRETAMENTErepresentados os feixes de luz que permitem a Dirceu ver Marília.
- 2 -
 
a)b)c)d)
15 - (FATEC SP)
Um objeto
y
de comprimento 4,0 cm projeta uma imagem
y’
em uma câmara escura de orifício, como indicado nafigura.O comprimento de
y’
é, em centímetros, igual aa) 2,5b) 2,0c) 1,8d) 1,6e) 0,4
16 - (UNIFOR CE)
Uma pessoa está a 15 m do orifício de umacâmara escura e sua imagem projetada nofundo da câmara tem 5,0 cm de altura. Paraque essa imagem tenha 10 cm de altura, apessoa deve se:a) aproximar 5,0 m da câmara.b) aproximar 7,5 m da câmara.c) aproximar 10 m da câmara.d) afastar 5,0 m da câmara.e) afastar 7,5 m da câmara.
17 - (UEL PR)
A luz emitida pelo vapor incandescente de umelemento químico pode ser separada em raiasde diferentes cores, com o uso de um prismade cristal, revelando uma série de linhas quecaracterizam a substância. Quandoobservamos o céu a olho nu, a nossa galáxia,Via Láctea, é apenas um borrão. Seutilizarmos um binóculo comum, observamosque esse borrão é constituído por milhões depontos de luz separados. Se utilizarmosinstrumentos cada vez mais potentes,observaremos que as galáxias apresentamuma grande variedade de cores eluminosidades. Por exemplo: as galáxiaselípticas são vermelhas, e as galáxias espiraissão azuis. Sobre o assunto, assinale aalternativa correta:a) A luz azulada das galáxias espirais, cujatemperatura é mais baixa, tem freqüênciamais elevada se comparada à luz dasgaláxias elípticas, que é avermelhada.b) A luz azulada das galáxias espirais, cujatemperatura é mais alta, tem freqüênciamais elevada se comparada à luz dasgaláxias elípticas, que é avermelhada.c) A luz azulada das galáxias espirais, cujatemperatura é mais alta, tem freqüênciamais baixa se comparada à luz dasgaláxias elípticas, que é avermelhada.d) A luz azulada das galáxias espirais, cujatemperatura é mais baixa, tem freqüênciamais baixa se comparada à luz dasgaláxias elípticas, que é avermelhada.e) A luz azulada das galáxias espirais, cujatemperatura é mais alta, tem a mesmafreqüência da luz das galáxias elípticas,que é avermelhada.
18 - (UNIUBE MG)
Uma sala está iluminada por uma luz amarelamonocromática. Se uma pessoa entrar na salavestindo uma camisa branca e uma calça azul,as cores da roupa, vistas dentro da sala,serão:a) camisa amarela e calça preta.b) camisa amarela e calça verde.c) camisa preta e calça preta.d) camisa preta e calça verde.
19 - (EFOA MG)
Três feixes de luz, de mesma intensidade, podem ser vistos atravessando uma sala, como mostra a figuraabaixo.O feixe 1 é vermelho, o 2 é verde e o 3 é azul. Os trêsfeixes se cruzam na posição A e atingem o anteparo nasregiões B, C e D. As cores que podem ser vistas nasregiões A, B, C e D, respectivamente, são:a) branco, branco, branco, branco.b) branco, vermelho, verde, azul.c) amarelo, azul, verde, vermelho.d) branco, azul, verde, vermelho.e) amarelo, vermelho, verde, azul.
20 - (UFRJ)
- 3 -

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->