Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Juliana Nunes

Juliana Nunes

Ratings: (0)|Views: 446 |Likes:
Published by Claudia Neves

More info:

Published by: Claudia Neves on Mar 07, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/07/2011

pdf

text

original

 
 
1
 
E-book: BARROS, D.M.V. et al. (2011)
Educação e tecnologías: reflexão, inovação e práticas
. Lisboa:
[s.n.]
 ISBN: 978-989-20-2329-8
NOVAS PERSPECTIVAS PARA UM AMBIENTE VIRTUAL DEAPRENDIZAGEM: o docente como protagonista do processo
Juliana Souza NunesCursos DM & JNjulisnunes@gmail.com
Resumo: Os ambientes virtuais de aprendizagem têm como tendência novaspercepções e formatos dentro do virtual. Estão deixando de ser estruturassuper complexas e estão acoplando a sua estrutura possibilidades de realidadevirtual. Essa nova vertente de ambientes de aprendizagem pode ser umatendência sob análise e estudos nos próximos debates nesta área. O presentetrabalho tem por problema de pesquisa as novas tendências dos ambientesvirtuais de aprendizagem e por objetivo analisá-las sob uma perspectivapedagógica. A metodologia do estudo realizado está sob a abordagemqualitativa e teve como pesquisa de campo o desenvolvimento de um curso adistância. Os resultados destacam uma nova concepção de ambiente virtual deaprendizagem voltada a simplicidade. As conclusões reforçam que a docênciaa distância realizada mediante o uso de um ambiente virtual de aprendizagemrequer dois elementos primordiais para garantir a qualidade da aprendizagem:a simplicidade das ferramentas utilizadas e a transposição do conteúdo a serdesenvolvido sob as diretrizes que compõem o paradigma do virtual.Palavras chave: ambiente virtual de aprendizagem, educação a distância,paradigma do virtual, pedagogia e didática.IntroduçãoOs ambientes virtuais de aprendizagem se desenvolvem em inúmeras formasde uso e comunicação. A tendência desses ambientes sempre foi de oferecerinterfaces e ferramentas que facilitem o processo de comunicação entredocente e alunos. A partir disso, os atuais ambientes de aprendizagemprocuram desenvolver esse aspecto com base em referenciais educativos decomunicação.
 
 
Os profissionais da educação, em especial os docentes, fazem críticas sobreesses ambientes principalmente no que diz respeito à sua facilidade de uso,seu nível de usabilidade e suas interfaces para o processo de ensino eaprendizagem dos alunos.Na realidade, o problema central não está nas interfaces e formatos dessesambientes, mas na questão didático-pedagógica de uso das tecnologias para oprocesso educativo.Tendo esse contexto por assertiva e analisando as possibilidades dastecnologias sob o olhar do paradigma do virtual, que contempla a forma e oconteúdo das ferramentas e interfaces online, destacamos a problemática quenos motivou no desenvolvimento da presente investigação, inicialmenteempírica, mas que toma um teor acadêmico relevante na medida em que osresultados positivos foram aparecendo durante a pesquisa de campo.Portanto, apresentaremos aqui fundamentos e resultados de um trabalho quecontempla a simplicidade dos recursos da tecnologia e as possibilidadesdidáticas desse processo.Nossa meta enquanto pesquisadoras foi demonstrar que a simplicidade dealguns recursos e ferramentas da tecnologia se tornam o diferencial naconstrução de um ambiente didático-pedagógico para o processo de ensino eaprendizagem. Além disso, pudemos reforçar que o principal elemento para segarantir o sucesso de cursos a distância, em ambientes virtuais, é exatamentea metodologia e o formato didático-pedagógico desenvolvidos.A seguir, estruturamos a apresentação da pesquisa com a metodologiautilizada, o referencial teórico, os resultados, as análises e as consideraçõesfinais sobre o tema. A contribuição do nosso trabalho está no destaque quedamos ao que significa trabalhar de forma didático-pedagógica com ambientesvirtuais de aprendizagem.O principal elemento dessa proposta, já adiantamos, está na construção doambiente de aprendizagem sob o olhar docente para o ensinar e o aprender enão na perspectiva técnica de recursos e interfaces para serem utilizados.
 
 
3
 
E-book: BARROS, D.M.V. et al. (2011)
Educação e tecnologías: reflexão, inovação e práticas
. Lisboa:
[s.n.]
 ISBN: 978-989-20-2329-8
Finalmente, apresentaremos o caminho e as análises do processo deinvestigação.Procedimentos metodológicos utilizados na pesquisaA presente pesquisa tem como problema a criação de um ambiente virtual deaprendizagem a partir do uso de aplicativos e ferramentas de fácil acesso, quepossibilite uma proposta didático-pedagógica focada no processo de ensino eaprendizagem em cursos a distância.O objeto de pesquisa são ambientes virtuais de aprendizagem, a suaconstrução didático-pedagógica tendo a simplicidade como elemento chave.Os conceitos básicos da pesquisa são: ambiente virtual, processo de ensino eaprendizagem e educação a distância.Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a criação desse ambientevirtual de aprendizagem e, além disso, teve como objetivos específicos:
Identificar os elementos facilitados do ambiente construído com aplicativosonline e gratuitos. 
Destacar os principais elementos didático-pedagógicos do ambiente virtual deaprendizagem. 
Destacar a característica da simplicidade para o uso de tecnologias naeducação como fator motivador do trabalho didático-pedagógico. 
Avaliar o trabalho desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagemconstruído com as características ressaltadas num curso a distância. A hipótese geral da pesquisa é que a simplicidade de ferramentasdisponibilizadas online gratuitamente facilitam o trabalho educativo naelaboração de ambientes virtuais de aprendizagem personalizados de acordocom a proposta didático-pedagógica do docente e do conteúdo a ser ensinado.A metodologia utilizada foi a qualitativa e suas abordagens nas diferentes fasesda pesquisa desde a construção dos referenciais teóricos até a análise e

Activity (2)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->