Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
35Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Química - Carboidratos, Gorduras, Colesterol e Proteínas

Química - Carboidratos, Gorduras, Colesterol e Proteínas

Ratings:

5.0

(2)
|Views: 11,790 |Likes:
Published by Química_Moderna

More info:

Published by: Química_Moderna on Aug 25, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/22/2013

pdf

text

original

 
Para entender alguns funcionamentos de seu corpo, ou como algumassubstâncias agem em seu organismo, é necessário conhecer algunsconceitos sobre pequenas estruturas moleculares que mantém todo o seucorpo funcionando.Leia e aproveite para obter mais conhecimento para uma boa refeição.
 
>>>>> CARBOIDRATOS <<><>> GORDURAS <<><>> COLESTEROL  <<><>> PROTEÍNAS <<<<<
 
CARBOIDRATOS
 
São a principal fonte de energia do organismo. Os carboidratos são umgrupo de substancias químicas formadas por moléculas simples,conhecidas como sacarídeos. Estes são combinados para formar os doistipos mais importantes de carboidratos: açúcares e amidos. Os açúcaressão carboidratos simples, formados por uma ou duas moléculas desacarídeos ligadas. Têm sabor adocicado. Dois dos açúcares mais comunssão: a sacarose (açúcar de cana) e a lactose (açúcar de leite). Os amidossão carboidratos complexos com no mínimo dez moléculas de sacarídeos.Entre as boas fontes de amidos estão: cereais e derivados, os tubérculos eas frutas.
 
METABOLIZAÇÃO DOS CARBOIDRATOS:
 
Os organismos só podem usar glicose. Todos os carboidratos devem sertransformados em unidades simples e convertidos em glicose, no fígado,antes de poderem ser usados. O nosso organismo reage ao aumento deglicose no sangue liberando insulina pelo pâncreas. Esse hormônio estimulaa captação de glicose para as células. A glicose não necessária à produçãoimediata de energia é armazenada como glicogênio e como gordura.
 
REFINADO OU NÃO-REFINADO:QUAL É MAIS SAUDÁVEL?:
 
Os carboidratos não-refinados têm maior valor nutritivo que os refinados.Para produzir um carboidrato refinado, o fabricante utiliza um processo queremove grande parte do conteúdo de fibras do alimento, causando tambémperda de outros nutrientes, como vitamina e minerais. Dê preferência acarboidratos não-refinado e coma menos alimentos refinados,principalmente aqueles que contem açúcar.
 
OS CARBOIDRATOS E A PRODUÇÃO DE ENERGIA:
 
A velocidade com que os sacarídeos são absorvidos, fornecendo energia aoorganismo, depende do tipo de carboidrato ingerido. Só os sacarídeossimples é que são absorvidos pela parede do intestino, passando para acorrente sangüínea. Leva tempo para que as enzimas transformem oamido em moléculas simples de sacarídeos. Já os açúcares são logoabsorvidos. O alto conteúdo de fibra dos alimentos que contem amidodiminui a velocidade de absorção e da produção de energia doscarboidratos complexos.
 
VITAL À SAÚDE:
 
Para os especialistas, os carboidratos constituem de 50% a 60% de umadieta saudável. O amido é a fonte de energia por excelência e deve serconsumido sempre, em vez de açúcares.
 
Topo
 
 
 
GORDURAS
 
As gorduras são uma fonte de energia altamente concentrada e são usadaspara acionar as reações químicas do organismo. Há dois tipos de gorduras:saturadas e insaturadas. Diferem na composição química e na forma comoafetam seu organismo. As gorduras são encontradas em produtos deorigem animal e em alguns produtos de origem vegetal. Elevam aquantidade de colesterol no sangue, o que, por sua vez, aumenta o riscode doença coronariana. A maior parte das gorduras vegetais fornecequantidades maiores de gorduras insaturadas, mais saudáveis.
 
UMA DIETA GORDUROSA:
 
Quase todo o ocidental come muito os dois tipos de gordura. Uma dietasaudável deve proporcionar não mais de 30% da ingestão total de caloriassob a forma de gordura. Sempre que possível devem ser escolhidasgorduras insaturadas.
 
UM NUTRIENTE IMPORTANTE:
 
Embora o excesso seja prejudicial, a gordura é essencial. Pequenasquantidades de ácidos graxos, liberado de gorduras digeridas, são usadascomo componentes estruturais das células. As gorduras são tambémvaliosas no transporte das vitaminas A, D, E e K.
 
COMO SEU ORGANISMO TRANSFORMA A GORDURA DA ALIMENTAÇÃO:
 
As gorduras que ingerimos passam pelo estômago e vão para o intestino,onde são dissolvidas pela ação de sais biliares, liberados pelo fígado.Enzimas secretas pelo pâncreas transformam a gordura em ácidos graxos eglicerol, que podem penetrar na parede do intestino. Ali eles serecombinam à razão de três moléculas de ácido graxo para uma deglicerol, formando triglicérides, usados pelo organismo para fornecerenergia. Essas triglicérides são absorvidas pelo sistema linfático e passadosà corrente sangüínea, que os transporta, ligados a proteínas e colesterol, atodas as células do corpo.
 
UMA FONTE DE ENERGIA:
 
As células usam todos os ácidos graxos e o glicerol, como fontes deenergia. Toda a gordura em excesso é armazenada sob a pele, causando oaumento do peso e a obesidade. Algumas triglicérides são tambémtransportadas para o fígado, onde são usados para produzir colesterol.
 
FATOS SOBRE:
 
As gorduras têm muitas calorias. Fornecem cerca de 9 calorias por grama,contra apenas 4 por grama de carboidratos. Portanto, se você comer duasvezes mais alimentos em carboidratos do que rico em gorduras aindaestará ingerindo menos calorias. O brasileiro consome em media 9 Kg degordura por ano!
 
Topo
 
 
 
COLESTEROL
 
Você sabia que o maior parte do colesterol é produzido no fígado a partirde gorduras saturadas? Entre os alimentos naturalmente ricos emcolesterol encontram-se a gema de ovo, os miúdos e os frutos-do-mar.Contudo, as principais fontes de colesterol são os alimentos ricos emgorduras saturadas, como creme de leite, manteiga, queijos duros, carnesgordas, toucinho e bacon. Esses alimentos são transformados emcolesterol, no fígado. As células do corpo usam o colesterol para produzirdiversos tipos de hormônios importantes, necessários ao crescimento ereprodução. Durante a formação de novas células em diferentes partes docorpo, o colesterol é usado como componente vital da parede da célula. Ètambém um ingrediente essencial dos sais biliares produzidos no fígado,que são, mais tarde, passados aos intestinos para ajudar na digestão degorduras.
 
UM EXCESSO DE COLESTEROL:
 
Praticamente todo o colesterol que chega à corrente sangüínea é fabricadono fígado. Uma vez que a necessidade diárias de colesterol são supridaspelo colesterol produzido no fígado, o organismo não precisa do colesterolcontido na alimentação. Apenas uma pequena quantidade é absorvidadiretamente dos alimentos ricos em colesterol.
 
NÍVEIS CRÍTICOS:
 
O colesterol é levado a todo organismo pela corrente sangüínea, de ondeas células retiram o colesterol que necessitam. O que não é usadopermanece na corrente sangüínea e pode atingir níveis excessivamentealtos. Está provado que pessoas com alto nível de colesterol correm umrisco muito maior de sofrer de angina, infarto, derrame e problemascirculares. O excesso de colesterol adere as paredes das artérias, formandodepósitos de gorduras que impedem o fluxo normal de sangue para osórgãos, assim como o coração e o cérebro. Muitas pessoas diminuem onível de colesterol mudando a dieta alimentar. Não basta ingerir menosalimentos ricos em colesterol, que têm pouco efeito sobre o nívelsangüíneo. É preciso comer menos alimentos ricos em gorduras,principalmente saturadas.
Topo
 

Activity (35)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Ulisses Lima liked this
Thais Passos liked this
Thalya Chagas liked this
Samara Gisele liked this
Luiza Perin liked this
Ezequias Lima liked this
Naldo Silva liked this
Beatriz Dutra liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->