Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
19Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila gratuita - Curso de Comunicação oral e marketing pessoal

Apostila gratuita - Curso de Comunicação oral e marketing pessoal

Ratings: (0)|Views: 1,991 |Likes:
Published by Cassiano
Curso - Comunicação oral e Marketing

Quem desejar a Apostila completa enviar email

cacazin@terra.com.br

Curso - Comunicação oral e Marketing

Quem desejar a Apostila completa enviar email

cacazin@terra.com.br

More info:

Categories:Types, Speeches
Published by: Cassiano on Mar 10, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/11/2013

pdf

text

original

 
Prof.Fg. Cassiano Antunes – Apostila integrante do curso de comunicação oral e marketing pessoal – FESC São Carlos
Curso de Comunicação oral emarketing pessoal
INTRODUÇÃO A COMUNICAÇÃO ORAL
Definição de Comunicação: Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio demétodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer deoutros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual.
Dicionário Aurélio
 A mensagem recebida por esses meios. O conjunto de conhecimentos relativos à comunicação, ouque tem implicações com ela, ministrado nas respectivas faculdades. A capacidade de trocar oudiscutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas. Exposiçãooral ou escrita sobre determinado assunto.
As bases para a comunicação
1- A situação está propicia para a comunicação? Identificamos isto através dos sinais não-verbais– o olhar é a porta de entrada.2- Ao se dirigir a pessoa você definiu que o momento de se comunicar é aquele ou recebeu sinaisde que a pessoa desejava falar-lhe.
Tipos básicos de comunicação
- Verbal, onde a mensagem é constituída pela palavra. Comunicação oral e escrita, a oral atravésde conversas diversas, ordens, pedidos, etc. e a escrita, bilhetes, cartazes, livros folhetos etc.- Não verbal que envolve gestos, olhar, postura corporal, desenhos e fatores conscientes einconscientes.
Feedback
As idéias podem ser expressadas de diversas formas, porem temos que escolher a melhor maneirade atingirmos o ouvintes. Provavelmente utilizaremos a língua portuguesa, com o nosso sotaque etudo àquilo que adquirimos como pessoas durante a vida. A comunicação está estabelecida quandoalguma coisa em comum existem entre o emissor e o receptor. Neste contexto, o feedback (ouvir asi próprio) torna-se importante. Através dele nós observamos o que estamos dizendo, corrigindodetalhes, articulação etc. Definindo, são mensagens ou sinais analisados pelo falante enquanto amensagem é dita.
Comunicação oral e higiene vocalA voz
A voz existe desde que nascemos, quando choramos, gritamos, rimos observamos que elaestá presente. A comunicação oral é feita através da nossa voz. A voz é produzida na laringe. O arque sai dos pulmões vibra o nosso órgão de fonação que é a laringe, dentro da laringe temos aspregas vocais ( e não cordas vocais) que vibram junto com toda a laringe e produz os sons. Emseguida os sons são articulados na boca e nos ressoadores produzindo a fala. As pregas vocais seafastam quando nós respiramos e se aproximam quando falamos. A voz é o resultado de duasforças: a mioelástica e a aerodinâmica, a primeira refere-se à força muscular da laringe e a segundorelaciona-se com a força do ar que sai dos pulmões.
1
 
Prof.Fg. Cassiano Antunes – Apostila integrante do curso de comunicação oral e marketing pessoal – FESC São Carlos
A comunicação oral é o resultado de todo este trabalho do nosso corpo, mais especificamenteda nossa laringe. Os sons produzidos pelas pregas vocais passam pelo que chamamos de cavidadesde ressonância ( como se fosse um amplificador dos sons).
HIGIENE VOCAL
A higiene vocal é definida como normas básicas que nos auxiliam a preservar a saúde danossa voz e ainda prevenir o aparecimento de problemas e doenças. Fumo, drogas, álcool, hábitosvocais inadequados, alergias, ar condicionado, temperatura, alimentação, roupas, alteraçõeshormonais e certos esportes são fatores que influenciam no desempenho da nossa voz.
-
Fumo: irrita as pregas vocais e todo o sistema respiratório;
-
Álcool: irrita todo o sistema fonador, e ao contrário do que se pensa não melhora a voz(somente se tem a sensação de melhora);
-
Drogas: além de irritar o sistema respiratório, afetam também o sistema nervoso central(afeta a fluência verbal e articulação);
-
Alergias: as pessoas alérgicas estão propícios a possuírem problemas vocais (bronquite,asma, faringite etc);
-
Hábitos vocais inadequados: pigarrear, gritar, tossir, limpar a garganta causam problemasvocais, principalmente pelo atrito que estes hábitos causam entre as pregas vocais;.
-
Ar condicionado: agride as pregas vocais pois diminui-se a umidade do ar quando o aparelhoestá sendo utilizado;
-
Temperatura: os choques térmicos podem causar problemas vocais;
-
Alimentação: alimentos pesados e com muitos condimentos dificultam o trabalho dodiafragma, este essencial para a respiração;
-
Roupas: estas devem ser leves e confortáveis, devem proporcionar uma livre movimentaçãocorporal.
-
Alterações hormonais: os hormônios influenciam diretamente na nossa voz, alguns problemasvocais podem ocorrer ao ingerir produtos que contenham hormônios. Na menopausa e namenstruação é relativamente comum aparecerem problemas vocais.Assim sendo, seguindo recomendações básicas a comunicação é melhorada, e os problemasvocais são prevenidos:
Orientações básicas
-
Evitar a ingestão de alimentos e bebidas geladas ou quentes em excesso;
-
Respire de modo natural,
-
Não gritar;
-
Deixe ar reserva;
-
Evitar o pigarro;
-
Beba água
-
Articule bem as palavras, para ser mais facilmente entendido;
-
Esteja sempre atento a posveis sintomas da voz (abafamento, falhas, dores na garganta,cansaço vocal, etc);
-
O volume de voz mais adequado é o que não exige esforço da sua laringe;
Para os que usam bastante a voz:
Devem fazer um controle vocal anual, pois a sua atuação profissional depende de uma vozsaudável.
Este controle deve ser feito, pois, estes representam a categoria profissional com maioresriscos de desenvolver problemas de voz, particularmente chamados “calos vocais” (nódulos).
É importante ressaltar que qualquer persistência de problemas vocais é imprescindível aprocura de um Médico Otorrinolaringologista e de um Fonoaudiólogo.
2
 
Prof.Fg. Cassiano Antunes – Apostila integrante do curso de comunicação oral e marketing pessoal – FESC São Carlos
IMPOSTAÇÃO VOCAL E POSTURA CORPORALA comunicação corporal, a propriocepção e relaxamento.
Segundo o dicionário Aurélio – Impostação: emitir a voz de modo correto e dar estilo aapresentação.
Fatores que influenciam o uso da linguagem e da comunicação:
1- Fatores físicos: alterações físicas causam prejuízos no desenvolvimento da linguagem.Crianças que não ouvem bem, ou com atraso cognitivo2- Fatores sócio-culturais: o meio influencia o desenvolvimento da linguagem, a linguagem éaprendida e norteada pelo meio. Cada comunidade pode variar e terem formas próprias decomunicação. Neste tópico, fatores como línguas diferentes, gírias, sotaques, expressões sãoimportantes no desenvolvimento da linguagem das pessoas. O modo como o indivíduo usa alinguagem nos permite descobrir de onde ele é, seu nível cultural e sócio-econômico.3- Fatores emocionais: a fala é um meio de socialização comum, porém através dela que apersonalidade se expressa. Alguém seguro, líder nato tem um tipo de fala; já o tímido erecatado possui outra maneira de se expressar. A linguagem revela a personalidade é umaresposta ao estímulo total do mundo. Assim sendo ela pode ser mudada.
Fatores que facilitam a comunicação
Atitude comunicativa e motivo: é o fato de se aproximar de alguém por motivos diversos, é o meioem que se demonstra a abertura para iniciar o ato comunicativo; como a expressão facial, as roupasou os gestos. A atitude é permeada pelo alvo: hora e local corretos.
Processo comunicativo
A comunicação se dá por estabelecida quando o ouvinte entende o falante. Lembrando sempre que ofalante no processo comunicativo também é ouvinte e vice-versa.O feed-back é importantíssimo para a análise do que se fala, sua compreensão e sua argumentação.O feedback possui um efeito regulador importantíssimo, pois agimos na informação,onde ajustamoso nosso comportamento enquanto nos comunicamos.
IMPOSTAÇÃO VOCALFundamentos básicos- Comunicação do corpo:
os gestos que usamos a postura do nosso corpo, entretanto não nosesqueçamos das diferenças culturais e temporais. Ex: V da vitória. Os exageros comunicativos,gestuais e vocais acabam por afastar os indivíduos dos objetivos da comunicação.Dinâmica: transmitir uma noticia trágica com muitos gestos e uma alegre com poucos. Faça arelação de alguns amigos e classifique-os segundo a sua postura: inseguro, intelectualóide, enfático,envolvente, irritante, empolado, submisso, simplório, artificial, charmoso.Como você se julga e o que mudar?
3

Activity (19)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Rachel Klem liked this
Valéria Nunes liked this
Marcelo Melchior liked this
Marcia Marcondes liked this
Bárbara Nojosa liked this
Asds Asda liked this
Fernanda Colt liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->