Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
86Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Resumo de Informática para Concursos Públicos

Resumo de Informática para Concursos Públicos

Ratings: (0)|Views: 34,765|Likes:
Published by phenriqueata
Apostila de Informática para Concursos Públicos.
Apostila de Informática para Concursos Públicos.

More info:

Published by: phenriqueata on Mar 10, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/21/2013

pdf

text

original

 
resumo de Informática para concursos públicos 
1
Índice  Sistema operacional(Windows) 03procerssador de textos (Word) 10procerssador de textos (BrOffice Writer) 29Planilhas de cálculos (Excel) 38  Apresentações (Microsoft PowerPoint) 53Internet 60 Segurança de informação 65 Linux 69Tela de apresentação do calc 82Tela de apresentação do impress 83
 
resumo de Informática para concursos públicos 
 2
I n f o r m á t i c a
 Sistema operacional
Sistema Operacional
É o software base de nosso computador. Ele serve para receber e executar os programas que usaremos, além deoutras funções como comunicação do meus outros programas (aplicativos) com meus hardwares (por exemplo: abro umprograma para ouvir música, mas quem vai comunicar com a minha caixinha de som será o sistema operacional e não oprograma de música, da mesma forma quando eu quiser imprimir uma informação), gerenciamento dos meus dados, pastase arquivos; ele supervisiona e gerencia todo o meu computador.Os principais sistemas operacionais que existem hoje no Brasil são: WINDOWS e LINUX quando o assunto éConcurso Público.
Aplicativos
São programas desenvolvidos para dar a aplicabilidade que desejamos como, por exemplo, editor de textos, deimagens, de fotos, vídeos, programas profissionais, jogos etc.
Ferramentas
Auxiliam o desenvolvimento de programas e gerenciamento dos discos. Como o nome sugere, são ferramentasque trabalharemos em nosso sistema operacional ou aplicativos.
Extensão de arquivos
Todas as nossas informações e dados quando salvamos em nosso computador ou em um dispositivo removívelsão chamados de arquivos. Ao salvarmos este arquivo, damos um nome a ele, para nós possamos reconhecê-loposteriormente.Entretanto, para que meu computador reconheça este tipo de arquivo e o leia no programa em específico, apenaso nome não lhe basta. Por isso existem as extensões de arquivos.Extensões são, portanto, a forma como meu computador reconhece o arquivo. São comumente comparados ao“sobrenome” do arquivo, ou seja, a identificação de qual “família” ele pertence. Os programas hoje em dia já salvam osarquivos com a extensão que eles mesmos lêem, de forma que muitas vezes acabamos nem tendo contato com estasextensões.Por exemplo, um arquivo do Word que demos o nome de Meu texto será do tipo “.doc”. Repare que há sempre um“.” antes da extensão, assim o nome completo do meu arquivo será “Meu texto.doc”. Pode haver espaços no nome,entretanto, entre o nome e a extensão não, repare no nome da música “Meus olhos de Raio X.mp3”.Algumas extensões mais importantes são: .doc (documento do Word), .xls (planilha de excel), .txt (texto simples usado maisno bloco de notas), .rtf (texto com formatação padrão universal), .mp3 (arquivo de música), .avi (arquivo de vídeo), .html ou.htm (arquivo de Internet), .jpg / .jpeg / .gif / .bmp (arquivos de imagem) etc. Repare que sempre terá com 3 ou 4 dígitos.
 
NoWindows XP as extensões vão de 3 no mínimo até 6 digitos e no Windows 7 são no mínimo 4 e no máximo 8 letras.Os caractere4s especiais
< > : / ? * \ “,
não podem ser usados em nome de arquivo.
.
Principais funções do Sistema Operacional:
Uma vez carregado, as tarefas do sistema operacional caem em seis grandes categorias:
 
gerenciamento do processador 
- divide as tarefas em pequenas partes administráveis, hierarquizando-as antesde enviá-las à CPU;
 
gerenciamento de memória
- coordena o fluxo de dados de entrada e saída da memória RAM e determinaquando a memória virtual é necessária;
 
gerenciamento de dispositivos
- fornece uma interface entre cada dispositivo conectado ao computador com aCPU e os aplicativos;
 
gerenciamento de armazenamento
- determina onde os dados serão armazenados de forma permanente nodisco rígido e outras formas de armazenamento;
 
interface com aplicativos
- estabelece uma comunicação e troca de dados padrão entre os programas e ocomputador;
 
interface com o usuário
- estabelece um meio para você se comunicar 
e interagir com o computador.
 
resumo de Informática para concursos públicos 
 3
 Área de Trabalho do Windows 
Barra de tarefas
A barra de tarefas mostra quais as janelas estão abertas neste momento, mesmo que algumas estejamminimizadas ou ocultas sob outra janela, permitindo assim, alternar entre estas janelas ou entre programas com rapidez efacilidade.A barra de tarefas é muito útil no dia a dia. Imagine que você esteja criando um texto em um editor de texto e umde seus colegas lhe pede para você imprimir uma determinada planilha que está em seu micro. Você não precisa fechar oeditor de textos. Apenas salve o arquivo que está trabalhando, abra a planilha e mande imprimir, enquanto imprime vocênão precisa esperar que a planilha seja totalmente impressa, deixe a impressora trabalhando e volte para o editor de textos,dando um clique no botão!ao correspondente na Barra de tarefas e volte a trabalhar.A barra de Tarefas, na visão da Microsoft, é uma das maiores ferramentas de produtividade do Windows. Vamosabrir alguns aplicativos e ver como ela se comporta.
O Botão Iniciar 
O botão Iniciar é o principal elemento da Barra de Tarefas. Ele dá acesso ao Menu Iniciar, de onde se podeacessar outros menus que, por sua vez, acionam programas do Windows. Ao ser acionado, o botão Iniciar mostra um menuvertical com várias opções. Alguns comandos do menu Iniciar têm uma seta para a direita, significando que há opçõesadicionais disponíveis em um menu secundário. Se você posicionar o ponteiro sobre um item com uma seta, será exibidooutro menu.O botão Iniciar é a maneira mais fácil de iniciar um programa que estiver instalado no computador, ou fazer alterações nas configurações do computador, localizar um arquivo, abrir um documento.
Menu Iniciar 

Activity (86)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Deyse Maria liked this
robsonnossbor liked this
Ana Santos liked this
Ana Santos liked this
Ana Santos liked this
Soilete Paniz liked this
Camila Muniz liked this
Bruno liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->