Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
1Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Livro - Dicionário Filosófico - Voltaire

Livro - Dicionário Filosófico - Voltaire

Ratings: (0)|Views: 298|Likes:
Published by gedeaos

More info:

Published by: gedeaos on Mar 12, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

02/02/2013

pdf

text

original

 
 
 
 2 
Edição Eletrônica: L P BaçanJunho de 2010All rights reservedDistribuição exclusiva através doSCRIBDAutorizadas a reprodução e distribuição gratuita desde que sejampreservadas as características originais da obra.
 
 3
VOLTAIRE
Sempre atual, sempre desafiador e polêmico
Voltaire foi um teórico sistemático, mas um propagandista e polemista,que atacou com veemência todos os abusos praticados pelo Antigo Regime.Tinha a visão de que não importava o tamanho de um monarca, deveria, antesde punir um servo, passar por todos os processos legais, e só então executar apena, se assim consentido por lei. Se um príncipe simplesmente punisse eregesse de acordo com o seu bem-estar, seria apenas mais um "salteador deestrada ao qual se chama de 'Sua Majestade'".As idéias presentes nos escritos de Voltaire estruturam uma teoriacoerente, que em muitos aspectos expressa a perspectiva do Iluminismo.Defendia a submissão ao domínio da lei, baseava-se em sua convicção deque o poder devia ser exercido de maneira racional e benéfica.Por ter convivido com a liberdade inglesa, não acreditava que umgoverno e um Estado ideais, justos e tolerantes fossem utópicos. Não era umdemocrata, e acreditava que as pessoas comuns estavam curvadas aofanatismo e à superstição. Para ele, a sociedade deveria ser reformadamediante o progresso da razão e o incentivo à ciência e tecnologia. Assim,Voltaire transformou-se num perseguidor ácido dos dogmas, sobretudo os daIgreja católica. Sobre essa postura, o catedrático de filosofia Carlos Valverdeescreve um surpreendente artigo, no qual documenta uma suposta mudança decomportamento do filósofo francês em relação à fé cristã, registrada no tomoXII da famosa revista francesa Correpondance Littérairer, Philosophique etCritique (1753-1793). Tal texto traz, no número de abril de 1778, páginas 87-88, o seguinte relato literal de Voltaire:

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->