Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
26Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Lista de Exercícios - Relações ecológicas (gráficos)

Lista de Exercícios - Relações ecológicas (gráficos)

Ratings: (0)|Views: 4,412 |Likes:
Published by Carla Debelak
Relação de exercícios de Biologia sobre gráficos aplicados às relações ecológicas.
Relação de exercícios de Biologia sobre gráficos aplicados às relações ecológicas.

More info:

Published by: Carla Debelak on Mar 13, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/11/2013

pdf

text

original

 
Lista de exercícios – BiologiaRelações ecológicas (gráficos)1- Duas espécies A e B de protozoários ciliados foram colocadas em um único recipiente. Nesserecipiente, colocou-se, a cada dia, uma quantidade constante de nutrientes adequados.As contagens diárias do número de indivíduos estão expressas no gráfico adiante:a) O que ocorreu com cada espécie?b) Interprete esses resultados a partir do conceito de 'nicho ecológico'.
 
2- Considere o seguinte gráfico obtido a partir de experimento com duas espécies (X e Y) deangiospermas flutuantes que habitam lagos e lagoas.Pela análise do gráfico é possível constatar que entre as espécies X e Y existem uma relação de:a) simbiose.b) mutualismo.c) parasitismo.d) competição.e) antibiose.3- O gráfico 1 a seguir mostra o tamanho de duas populações de diferentes espécies, vivendo em ummesmo ambiente antes da introdução de uma nova espécie. O gráfico 2 mostra o tamanho dessasduas populações, vivendo nesse mesmo ambiente depois da introdução da nova espécie. Analisandoessas situações, um estudante aventou as seguintes hipóteses:I A espécie A é predadora da espécie B.II A espécie B é presa da nova espécie.III A nova espécie é presa da espécie A. Pode-se considerar:a) apenas a hipótese I viável.b) apenas a hipótese II viável.c) apenas a hipótese III viável.d) apenas as hipóteses II e III viáveis.e) as três hipóteses viáveis.
 
4- O gráfico a seguir representa a situação de uma determinada doença em uma população humanae a relação predador/presa (rato) na mesma localidade habitada por essa população.Analise o gráfico e verifique o que está acontecendo nos segmentos A¹, B¹ e A² e B².5- As figuras A e B representam os resultados de um conhecido experimento de crescimentopopulacional de duas espécies de Paramecium: 'P. aurelia' e 'P. caudatum', que utilizam o mesmorecurso alimentar.CURVA DE CRESCIMENTO DAS DUAS ESPÉCIES MANTIDAS EM FRASCOS DECULTURA.a) O que significa o valor K das curvas de crescimento da figura A?b) Explique por que são obtidas curvas diferentes para cada uma das espécies quando colocadaspara crescer no mesmo frasco (figura B).

Activity (26)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
dudinhaluz liked this
Karine Bispo liked this
Yesca Nattane added this note
cade o gabarito?
Thiago Sousa liked this
tareca liked this
Viviane Loureiro added this note
gabarito?

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->