Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
FACULDADE SÃO MIGUEL (TRABALHO CIENTÍFICO) 2

FACULDADE SÃO MIGUEL (TRABALHO CIENTÍFICO) 2

Ratings: (0)|Views: 108|Likes:

More info:

Published by: Geniffer Estéfany Martins on Mar 24, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/04/2013

pdf

text

original

 
1
I. APRESENTAÇÃOInúmeros fatores afetam a qualidade de vida moderna de forma que a população deveconscientizar-se da importância de alimentos contendo substancias que auxilia a promoção dasaúde, trazendo com isso uma melhora no estado nutricional.Com o aumento da longevidade, impõe-se hábitos alimentares mais adequados. Existe mesmoa preocupação com a qualidade da dieta ingerida. Muitos pesquisadores argumentam quenosso genoma foi estabelecido a mais de 50.000 anos. Qual era a alimentação do homemprimitivo? A dieta paleolítica continha mais vegetais e teor mais elevado de ácidos graxosômega-3 do que aquele que consome atualmente. Acredita-se mesmo que, atualmente estamosingerindo apenas 30% da variedade de vegetais que o homem primitivo consumia. Claro quehouve muitos progressos no setor de alimentos desde o aparecimento do Homo na terra noque se refere a produção, conservação, higienização e até mesmo a qualidade do alimento.Isso e outros fatores como controle de muitas doenças contribuíram para o aumento dalongevidade. Assim, a incidência das doenças crônicas degenerativas aumentou, sendo oestilo de vida - incluída a dieta - um fator importante em sua etiologia. Torna-se lógica apreocupação com a nutrição preventiva. Os alimentos funcionais têm papel importante naprevenção destas doenças crônicas.Alimentos funcionais são alimentos que, graças a presença de componentes ativos, promovembeneficio a saúde, alem daquele proporcionados pela nutrição básica. Devem estar na formade um alimento comum, serem consumidos como parte da dieta, promovendo benefícioscomo redução do risco de diversas doenças e a manutenção do bem-estar físico e mental. Assubstancias biologicamente ativas encontrada nos alimentos funcionais podem ser classificados nos grupos tais como: Probióticos e Prebióticos, Alimentos Sulfurados eNitrogenados, Pigmentos e vitaminas, Compostos Fenólicos, Fitoesteróis, Ácidos graxospoliinsaturados e Fibras.
 
2II.
ALIMENTOS FUNCIONAIS E COMPOSTOS BIOATIVOSA legislação brasileira através da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),determina que alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos oufisiológicos através da atuação de nutrientes ou não nutrientes no crescimento,desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano,promovendo boa saúde física e mental podendo auxiliar na redução de doenças crônicodegenerativas.As principais funções dos alimentos funcionais são: Redução do risco de doençascardiovasculares, de ncer, controle da obesidade, da função imune e dos fatores deenvelhecimento, melhoria das condições físicas e do humor.Entre os compostos funcionais podem-se citar as isoflavonas, prebióticos, fitoesteróis e fibras,os quais serão detalhados mais adiante. É importante ressaltar que cada um deles oferecepropriedades específicas ao organismo, porém não podem ser considerados medicamentospara efeito de cura de qualquer doença.Os compostos bioativos dos alimentos funcionais são chamado os fitoquímicos. Fitoquímicossão substancias encontradas em frutas e verduras que podem ser ingeridas diariamente emdeterminadas quantidades e mostram potencial para modificar o metabolismo humano demaneira favorável a prevenção do câncer e de outras doenças degenerativas.Alguns alimentos possuem esses compostos em quantidade maior, destacando-se frutascítricas, alho, repolho, soja, gengibre, cebola, tomate, berinjela, brócolis, couve, aveia,cebolinha, menta, orégano, pepino, salsa e açafrão. A ingestão média de fitoquímicos é deaproximadamente 1g a 1,5g/dia em uma dieta que inclua frutas, verduras, chá e vinho tinto.
 
3
2.1. FITOESTEROISOs fitoesteróis são compostos naturalmente presentes em vegetais, onde os mesmos possuemestrutura química e exercem função similar a do colesterol nos seres humanos: manutenção daestrutura e função da membrana celular. São classificados como terpenóides e apresentamatividade antioxidante e interação com radicais livres por divisão de sua extensa cadeiacarbônica em membranas lipídicas. Diferem do colesterol por conter 28 á 29 carbonos nolugar de 27 e um radical metila ou etila adicional na cadeia carbônica. Exemplos defitoesteróis: β-sitosterol, ergosterol, stigmasterol, campesterol, brassicasterol.
Alguns fitoesteróis comparados ao colesterol.
São encontrados em óleos vegetais, nozes, cereais, leguminosas e frutas (feijões, amendoim,gergelim, grão-de-bico, soja, lentilha, ervilhas, laranjas, maçãs etc.Ainda há controvérsias quanto as recomendações diárias já que uma ingestão de 1,6 a 2,0g defitoesteróis/dia reduziria significativamente a absorção do colesterol, no entanto necessitaria

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->