Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
21Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A História da Radiologia no Brasil

A História da Radiologia no Brasil

Ratings: (0)|Views: 3,356 |Likes:
Published by Daiane Ribeiro
Radiologia
Radiologia

More info:

Published by: Daiane Ribeiro on Mar 26, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/15/2013

pdf

text

original

 
A História da Radiologia no Brasil
A primeira TESE sobre radiologia foi apresentada por Adolpho Carlos Lindenberg, naFaculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 5 de novembro de 1896. Eis atranscrição exata do que estava escrito em sua capa, respeitando inclusive a grafiaoriginal.
“Dos rais X no ponto de vista medico-cirurgico. These apresentada a Faculdade deMedicina do Rio de Janeiro em 5 de novembro de 1896 por Adolpho CarlosLindenberg, natural do estado do Rio de Janeiro, afim de obter o grão de Doutor em medicina.” 
Tornando-se Realidade
O primeiro aparelho de raios X chegou ao País em 1897. Fabricado pela Siemens, oaparelho era rudimentar, com bobinas de Rhumkorff de 70cm cada uma de tubostipo Crookes. Naquela época, a cidade de Formiga não contava com eletricidade epara colocar o aparelho em funcionamento, era necessário alimenta-lo com bateriase pilhas Leclancher rudimentares de 0,75 HP. Os resultados não foram satisfatóriose então Dr. Pires decidiu instalar um motor fixo de gasolina que funcionava comoum gerador elétrico.Em 1898 realizou a primeira radiografia para demonstração de um corpo estranhona mão do então ministro Lauro Muller. Na época, o tempo para a realização deuma radiografia de tórax era de aproximadamente 30 minutos e do crânio, emtorno de 45 minutos.Na década de 50, após uma exposição do Departamento de Radiologia daAssociação Médica de Minas Gerais, o aparelho foi enviado para o exterior, por faltade interesse das entidades governamentais em criar um museu histórico no País,naquela ocasião. Atualmente, o primeiro aparelho de raios X utilizado no Brasilencontra-se no International Museum of Surgical Science, em Chicago, nos EstadosUnidos
.
A placa em Chicago A primeira ampola
 
Os Pioneiros da Radiologia no Brasil 
A primeira radiografia foi realizada no Brasil em 1896. A primazia é disputada porvários pesquisadores: SILVA RAMOS, em São Paulo; FRANCISCO PEREIRA NEVES,no Rio de Janeiro; ALFREDO BRITO, na Bahia e físicos do Pará. Como a história nãorelata dia e mês, conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas.
Alfredo Thomé de Brito
Primeiros Professores de Radiologia
Rafael de Barros
Primeiro professor de radiologia de São Paulo - 1913 . SantaCasa de Misericórdia
Duque Estrada
Primeiro professor de radiologia do Rio de Janeiro - 1913. Santa Casade Misericórdia
.
 
Professores que Deram Continuidade aoTrabalho dos Pioneiros
 Nicola Casal Caminha - Professor da Faculdade Nacional de Medicina Considerado oPai da Radiologia por ter formado a maioria dos radiologistas brasileiros.José Maria Cabello Campos - Professor de Radiologia de Casa de São PauloFundador e primeiro Presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia. Um dosfundadores do Colégio Interamericano de Radiologia.Feres Secaf - Professor da Escola Paulista de Medicina, Ex-Presidente do ColégioBrasileiro e da Sociedade Paulista de Radiologia.
 

Activity (21)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Edson Pereira liked this
Hercilia Almeida liked this
Heli Lima liked this
Marcos Randall liked this
Paloma Arsênio liked this
Jessica Rose liked this
Aline Giampaulo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->