Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
4Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Métodos de separação dos componentes de uma mistura

Métodos de separação dos componentes de uma mistura

Ratings: (0)|Views: 5,236|Likes:
Published by Mari

More info:

Published by: Mari on Mar 26, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/12/2012

pdf

text

original

 
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisDepartamento de QuímicaCurso:
Técnico em química
Turno:
Diurno
Turma:
QUI1A -
T2
Disciplina:
Introdução à Química Experimental
Professora:
Maria Ângela
Aluno(a):
Mariana Gabriela de Oliveira
Data:
31/08/09
Métodos de separação dos componentes de uma mistura
OBJETIVO: Aprender a separar os componentes de misturas heterogêneas ehomogêneas, usando métodos e aparelhagens de laboratórios.INTRODUÇÃO GERAL: Um dos grandes desafios da química tem sido aobtenção de substâncias puras, a partir de misturas, já que a maioria dosmateriais presentes na natureza é formada por misturas de substâncias.Existem vários métodos de purificação de misturas, e a escolha do métodovai depender de dois fatores: do tipo de mistura a ser separada e dascondições materiais e econômicas, bem como o tempo gasto na separação.
- Misturas heterogêneas –
INTRODUÇÃO:
Decantação
: é um processo mecânico que serve para desdobrarmisturas heterogêneas de um sólido num líquido ou de doislíquidos imiscíveis entre si. Quando a mistura apresenta duas oumais fases, a fase mais densa, pela ação da gravidade, forma afase inferior, enquanto a menos densa ocupa a fase superior.
 
- Decantando uma mistura heterogênea sólido-líquido: a mistura édeixada em repouso até que as partículas sólidas, por ação dagravidade, se depositem no fundo do recipiente, sedimentação. Aoser completada a sedimentação, o líquido pode ser separadoinclinando-se cuidadosamente o recipiente ou então com o auxíliode um sifão (sifonação). Caso a sedimentação seja muito lenta,esta pode ser apressada pela centrifugação. Tal técnica é feita emaparelhos chamados centrífugas: ela imprime rotação rápida aorecipiente em que está o sistema de um sólido em suspensão emum líquido; com a aceleração provocada pela rotação, aspartículas sólidas sedimentam mais depressa.- Decantando uma mistura heterogênea líquido-líquido: coloca-sea mistura no funil de bromo ou funil de decantação ou funil deseparação. Depois da separação espontânea, abre-se a torneira eescoa-se apenas o líquido mais denso.
Filtração
: Usa-se essa técnica para separar misturas heterogêneasde natureza sólido-líquido ou sólido-gás. A mistura deverá passaratravés de um filtro, que é uma superfície porosa. As partículas dedimensão maiores que os poros do filtro ficam retidas nele,enquanto as menores, passam por ele. Os filtros de papel são
 
feitos de fibras intercaladas e se comportam como um peneira. Afiltração só poderá ocorrer quando a dimensão das partículassólidas for maior que os poros do papel do filtro. Existe também afiltração a vácuo, ou filtração à pressão reduzida que é utilizadaquando a filtração é muito demorada.
Dissolução fracionada
: é um método para separar misturasheterogêneas sólido-sólido. Essa técnica está baseada nadiferença de solubilidade dos sólidos da mistura num determinadosolvente. Dissolvemos a mistura neste solvente, e o sólido quenão dissolve é retirado por filtração.
Catação
: é usada para a separação de misturas sólido-sólido compropriedades diagnósticas bem diferentes. Os fragmentos de umdos sólidos são “catados” com a mão ou com o auxílio de umapinça.
Ventilação
: usada para a separação de misturas sólido-sólido. Afase mais leve é separada por meio de uma corrente de ar.
Levigação
: usada para a separação de misturas sólido-sólido. Afase mais leve [e separada por uma corrente de água.
Flotação
: usada para a separação de misturas sólido-sólido.Introduz-se a mistura num líquido de densidade intermediária emrelação à dos componentes, no qual eles não se dissolvam; ocomponente mais leve flutua no líquido e o mias pesado sesedimenta.
Fusão fracionada
: usada para a separação de sólido-sólido. Poraquecimento da mistura, os componentes fundem separadamente,à medida que vão sendo atingidos os seus pontos de fusão.
Cristalização fracionada
: usada para separação de sólido-sólido. Amistura é totalmente dissolvida num solvente apropriado. Porevaporação da solução, os componentes cristalizam-seseparadamente, á medida que vão sendo atingidos seus limites desolubilidade.
Peneiração ou tamização
:Usada quando os sólidos são reduzidos agrãos de diferentes tamanhos.
Separação magnética
: é aplicável quando um dos componentes damistura é magnético, como é o caso das partículas de ferro. Pode-se então retirar essas partículas com o auxílio de um ímã oueletroímã.
A – Imantação magnética:
MATERIAIS/ REAGENTES:
 
Ímã MagnésioChumbo AlumínioCobalto MoedaCobre ZincoFerro Aço inoxPROCEDIMENTO:
Com o auxílio de um ímã, separar as partículas magnéticas das nãomagnéticas.RESULTADO:Partículas magnéticas: Ferro, Aço inox, Cobalto e MoedaPartículas não magnéticas: Cobre, Zinco, Magnésio, Chumbo, Alumínio.DISCUSSÃO: A moeda possui propriedades magnéticas pois é uma ligametálica: a moeda de um real é feita com dois tipos de metal diferentes, ocentro da figura é composto de aço inoxidável e a parte dourada que circulaa moeda é feito de aço revestido de bronze; a moeda de dez centavos éfeita de uma liga de aço e bronze e a de 25 centavos dourada é feita com omesmo material; a moeda de 0,50 é feita de dois materiais, ou é feita deuma liga chamada cuproníquel ou é feita de aço inox; a moeda de 1 centavoe a de 5 centavos são feitas de aço revestido de cobre.B – DecantaçãoMONTAGEM:B1. Funil de decantaçãoMATERIAIS/ REAGENTES:Béquer ÓleoBastão de vidro H
2
OFunil de decantação NaCl
(s)
Aro de metalSuporte universalPROCEDIMENTOS:1 - a) Em um béquer, colocar H
2
O e óleo e misturá-losb) Colocar a mistura no funil de decantaçãoc) Aguardar a separação das fases da misturad) Abrir a torneira do funil de decantação e aguardar até que olíquido mais denso escoe para um outro recipiente.

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Natália Lamas liked this
Junior Marrocos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->