Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
16Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Vida e Doutrina de Jacob Böehme - Franz Hartmann

Vida e Doutrina de Jacob Böehme - Franz Hartmann

Ratings: (0)|Views: 166 |Likes:
Published by frateraec

More info:

Published by: frateraec on Mar 28, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/15/2013

pdf

text

original

 
 
VIDA E DOUTRINA
DE
JACOB BOEHME
 
O FILÓSOFO INSTRUÍDO POR DEUS
UMA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SUAS OBRAS
POR
Franz Hartmann 
Traduzido do original Inglês:"The Life and Doctrines of Jacob Boehme"
1
 
 
VIDA E DOUTRINADEJACOB BOEHME
O FILÓSOFO INSTRUÍDO POR DEUS
UMA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SUAS OBRASPORFRANZ HARTMANN"Meus escritos são para aqueles que desejam receber a verdade, num estado de mentesimples e infantil, pois eles possuirão o reino de Deus. Escrevi unicamente paraaqueles que buscam; para os astutos e expertos, nada tenho a dizer". (Threefold Life,xv.65)"Nem o dinheiro, nem as posses mundanas, nem a ciência, nem a autoridade, nadadisso trará a vós o doce descanso do paraíso, que só pode ser atingido através donobre conhecimento de si mesmo. Lá poderás vestir tua alma; trata-se da pérola quenão é devorada pelas traças, e que nenhum ladrão pode levar. Busque-a, e encontrarásum nobre tesouro". (Three Principles, ix.1)"Não escrevo com outro objetivo senão que o homem aprenda a conhecer a simesmo". (Three Principles, IV.64)
2
 
PREFÁCIO
Este livro é uma tentativa de apresentar um compêndio das principais doutrinas deJacob Boehme em uma certa ordem sistemática, que possa proporcionar uma visãogeral e servir também de introdução ao estudo das obras de Jacob Boehme. Segui aquio plano traçado pelo excelente, mas muito raro livro do Dr. J. Hamberger. Os títulosdos parágrafos têm o objectivo de resumir as citações que os seguem. Tais citaçõesforam, em muitos casos, condensadas, e em alguns casos tentei inseri-las numafraseologia mais moderna e compreensível do que aquelas verificadas no original, jáque estas se apresentavam de forma obscura e intraduzível. Assim agi porque mepareceu muito mais importante que o público, a quem este livro é dirigido, pudesseobter uma visão compreensível das doutrinas de Boehme, do que unicamente ofilólogo erudito conseguir saciar sua curiosidade, captando a exacta forma em queBoehme encerrou seus pensamentos. Ao adicionar algumas notas, não tive apresunção de querer aperfeiçoar, comentar, explicar ou esclarecer os escritos deBoehme; é evidente que para ser capaz de criticar, completar ou explicar o conteúdode um livro divinamente inspirado, o crítico ou aquele que explica necessariamenteteria que ter a mesma inspiração divina. Não tenho tal arrogante pretensão; mas querochamar a atenção do leitor para certos pontos que possam auxiliar sua compreensão.Comparei, cuidadosamente, as doutrinas de Jacob Boehme com aquelas dos sábiosorientais, como as mencionadas na "Doutrina Sagrada" e na literatura religiosa doOriente; encontrei a mais notável harmonia entre elas quanto ao seu significadoesotérico; de fato, a religião de Buda, Krishna e aquela do Cristo me parecem ser umamesma e idêntica religião. O maior obstáculo para a compreensão dos mistérios dareligião do Cristo vivo é a visão bastante estreita que estamos acostumados a ter comrelação a tais mistérios, sempre de acordo com a mera interpretação externa esuperficial do Velho e do Novo Testamentos, tais como são ministrados pelas igrejasmodernas e pelo clericalismo da moda, que se referem a estas doutrinas a partir de umponto de vista meramente histórico ou emocional.Um estudo sobre os escritos de Jacob Boehme, que tenha por meta penetrar o espíritocom o qual foram escritos, irá com certeza expandir a mente e elevar o coração doleitor, dando-lhe um maior e muito mais sublime concepção de Deus, da Natureza edo homem, do que qualquer outro livro que conheço.Devo muito a Senhora E. B. Penny, de Cullompton, por seu auxílio nesta difíciltarefa, e também ao Senhor G. W. Redway por suas valiosas sugestões.Os extratos foram tirados das Obras Completas de Boehme, Amsterdam, 1682.Franz HartmannVIENNA, Setembro 1890.
3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->