Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
6Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A origem da dança do ventre

A origem da dança do ventre

Ratings: (0)|Views: 5,820|Likes:
Published by Nassihsari
Dissertação sobre a origem da dança do ventre

A polêmica que envolve a dança do ventre não está presente somente nos seus movimentos, mas também em sua origem. Afinal quem foram às primeiras mulheres a praticá-la? E por que? Baseada em pesquisas, cheguei a uma teoria que responde estas perguntas.

Nassih Sari 3/29/2011

Dissertação sobre a origem da dança do ventre

A polêmica que envolve a dança do ventre não está presente somente nos seus movimentos, mas também em sua origem. Afinal quem foram às primeiras mulheres a praticá-la? E por que? Baseada em pesquisas, cheguei a uma teoria que responde estas perguntas.

Nassih Sari 3/29/2011

More info:

Categories:Types, Research
Published by: Nassihsari on Mar 30, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/06/2013

pdf

text

original

 
 
2011
 Simone Martinelli 
A polêmica que envolve a dança do ventrenão está presente somente nos seusmovimentos, mas também em sua origem.Afinal quem foram às primeiras mulheres apraticá-la? E por quê?Baseado em pesquisas, cheguei a umateoria que responde estas perguntas.
 
Dissertação sobre a origem da dança do ventre
 
 
Dissertação sobre a origem da dança do ventre, Simone Martinelli.
2
Conta-se que no Antigo Egito, Cleópatra a Rainha do Nilo, depois de esgotar todas suas artimanhas de conquista, dançou para seduzir Marco Antônio, sendo então a primeira a desvirtuar a dança de seu caráter estritamente religioso.
 
Ator desconhecido
-
Será?
1-
 
Pré-História 
O homem pré-histórico vivia para sobreviver, em sua mente dominava a busca pela comida,abrigo e proteção.Sua rotina apesar de parecer simples, a luta pela sobrevivência era intensa e nem semprevencedora.Nessa época, as tribos se comunicavam através de sons, desenhos em paredes e gestoscorporais, Lucy
1
(a primata) quando se movimentava pulava e gritava, esses podem ser osprimeiros passos de dança.Foram milhares de anos sobrevivendo da caça e buscando abrigos, teríamos continuado asobreviver assim, porém a natureza desejou mudança.Com a chegada da era glacial, nossa sobrevivência foi totalmente ameaçava, o homem pré-histórico foi forçado a adaptar. É nesse momento, em que o homem não consegue mais caçarque a raça humana começar a usar o cérebro como arma de sobrevivência.Dois fatores contribuíram e muito para a sobrevivência do homem: A postura ereta que deixouas mãos do homem livre e a linguagem que permitiu a troca e a difusão do conhecimento eaprendizado.A era glacial, como veremos no capítulo 4 modificou a vida na terra seus sobreviventes deraminício à civilização humana.
1
 
Lucy 
é um fóssil de 3,2 milhões de anos descoberto em 1974 pelo professor Donald Johanson e pelo estudante TomGray emHadar,nodesertodeAfar(Etiópia)quando uma equipe dearqueólogosfazia escavações. Chama-se Lucy por causa da canção"
"da banda britânica'The Beatles', e por terem definido-a como uma fêmea.
 
Dissertação sobre a origem da dança do ventre, Simone Martinelli.
3
 2-A Deusa é paleolítica 
O homem pré-histórico, caçador (coletor nômade) se viu obrigado a desenvolver objetos quegarantiriam a sobrevivência. Espalhados pela terra em grupos, ou melhor, em tribos, cadamembro tinha uma tarefa, uma obrigação que deveria ser executada diariamente, casocontrário todos correriam risco de extinção.O homem solitário não conseguiria sobreviver, o surgimento de tribos exigiu a comunicação.Sem a troca de palavras, dificilmente o homo Sapiens viveria em comunidade.A vida em comunidade contribuiu para a expansão da consciência gerando no homem asementinha da reflexão e uns poucos param pensar na nossa existência. Questionando nossaorigem, a única resposta que estes poucos homens obtiveram foi à maternidade. A mulherdetinha o segredo da vida, sem ter a noção da sua participação na concepção, o homempaleolítico atribuiu à mulher a magia da vida.A observação do ciclo menstrual, sua pausa na gravidez e a relação dos dois com os ciclos dalua, criaram a primeira teoria da origem de deus. Deus era a mulher, ela não só gerava vida a
partir do “nada” como
também era capaz de alimentá-lo.O culto ao feminino tem seu início, as mulheres se tornam representantes terrenas das Deusas,o homem passa a venerar sua imagem.
A arqueologia registra que no Paleolítico houve uma religião primitiva baseada no culto à mulher, ao feminino, e a associação desta ao poder de dar a vida. Foram descobertas, no abrigo de rochas Cro-Magnon em Les Eyzies, conchas cauris, descritas como "o portal por onde uma criança vem ao mundo"; Eram cobertas por um pigmento de cor vermelho ocre, que simbolizava o sangue, e estavam intimamente ligadas ao ritual de adoração às estatuetas femininas.Escavações atestaram que estas estatuetas eram encontradas muitas vezes numa posição central, em oposição aos símbolos masculinos, localizados em posições periféricas ou ladeando as estatuetas femininas.
 
Wikipédia 

Activity (6)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Ilda Lemos liked this
cyneto8847 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->