Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
PIM I

PIM I

Ratings: (0)|Views: 440 |Likes:
Published by siapedro

More info:

Published by: siapedro on Apr 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/02/2013

pdf

text

original

 
 
Manual de PIM I
Gestão Comum - Turma 2011
 
Gestão Comum
Manual de orientações - PiM
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA Em: mARkETING, PROCESSOS GERENCIAIS,GESTãO DE RECURSOS HUmANOS, GESTãO FINANCEIRA E LOGíSTICA.
1. INTRODUçãO
Os Projetos Integrados Multidisciplinares – PIM têm como sua principal característica estrutural odesenvolvimento do trabalho no ormato de um projeto. Seu propósito consiste em propiciar condiçõespara que o alunado possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados naintegração multidisciplinar e na organização escolhida como oco de estudo, aplicando suas percepções econclusões através da metodologia científca para produção acadêmica.
2. ObjETIvOS GERAIS
O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM az parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superioresde Tecnologia a distância, da UNIP Interativa - Universidade Paulista. Os alunos deverão realizar olevantamento das características e práticas existentes numa organização. Atualmente, desempenhar bema unção de gestor pode garantir não somente a efcácia na produtividade de uma organização, comotambém a transerência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos.O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais undamentadas nos conhecimentos teóricosadquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. Oprofssional moderno deve atuar como um agente acilitador de estratégias organizacionais. Para os uturosprofssionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papeldo gestor, através da visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.
3. ObjETIvOS ESPECíFICOS
São objetivos específcos do PIM:
Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticasorganizacionais de uma empresa em seus undamentos administrativos, elaborando um projeto queresulte da pesquisa exploratória;Proporcionar condições para que o aluno desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricosadquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem;
Proporcionar a experiência das difculdades e das vantagens existentes na implementação, execução e avaliaçãodos modelos administrativos e observar a integração multidisciplinar, ortalecendo a visão sistêmica.
4. OPERACIONALIzAçãO DO TRAbALHO
As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos. Nessasempresas, serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específcos apontados para cada disciplina.
 
Manual de PIM I
5. A EmPRESA
O aluno e/ou grupo (composto de até seis pessoas), sendo alunos matriculados no mesmo curso,podendo ser de ormatos dierentes (SEI/SEPI), deverá escolher uma empresa real para realização dotrabalho. Deverão ser privilegiadas empresas que estejam “abertas” a atitude empreendedora. Recomenda-se que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as inormações necessárias parao trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios.É undamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Umaescolha inadequada poderá resultar em perda de tempo e resultados negativos para o trabalho em si. Odesenvolvimento do projeto fcará sob a orientação de um proessor orientador de projeto via órum dediscussão e chat, tutoria presencial do polo e tutoria a distância.
6. ESTRUTURA DO PROjETO
O(s) aluno(s) deverá(ão) realizar um diagnóstico organizacional, buscando identifcar:
práticas organizacionais correlacionadas às teorias administrativas estudadas;possíveis anomalias e práticas dierenciadas de gestão.sugestões de melhorias para as práticas atuais com undamentação teórica.
A base do PIM é a disciplina: Fundamentos da Administração. Esses fundamentos deverão ser aplicados à realidadeda empresa, utilizando como ferramentas os conceitos de comunicação empresarial e técnicas de informática.
Depois de realizada a pesquisa, o aluno ou grupo deverá organizar os dados, anotar as inormações relevantese escrever o projeto, com suas próprias palavras. Isso signifca que é de undamental importância uma corretaapresentação dos dados, ontes de pesquisa e resultados, de sua justifcativa e conclusão pertinentes.
O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar é demonstrar a sua capacidade de análise de processose como solucionar os grandes desafos empresariais. Para isso, é necessário seguir certos padrões paraacilitar a compreensão do leitor. Observe a lista abaixo:Observe abaixo:Capa – nome(s) do(s) autor(es), título e subtítulo, local e ano de depósito.Resumo - elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes dotrabalho. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho;constitui-se de uma sequência corrente de rases concisas e objetivas e não de uma simples enumeraçãode tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas doconteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conorme normas da ABNT.
Sumário - é a relação das principais seções do trabalho, na ordem em que se sucedemno texto e com indicação da página inicial. As seções do trabalho devem ser numeradasem algarismos arábicos. Elementos como listas de fguras, tabelas, abreviaturas, símbolos,resumos e apêndices não devem constar do Sumário, mas sim das listas (próximo item). Aapresentação tipográfca das divisões e subdivisões no sumário deve ser idêntica à do texto.Para maiores inormações, consultar as normas da ABNT.
Introdução - a introdução do trabalho deve conter o objetivo da pesquisa a ser desenvolvida noProjeto Integrado Multidisciplinar, a metodologia utilizada e uma breve apresentação da empresa
1.2.3.4.

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Gláucia Cris liked this
Rodrigo Marques liked this
erilene sa liked this
erilene sa liked this
Jean liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->