Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
38Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS CDC - Choque)

CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS CDC - Choque)

Ratings: (0)|Views: 12,899 |Likes:

More info:

Published by: Carlos Alberto Borges Pereira on Apr 05, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/12/2013

pdf

text

original

 
INSTRUÇÃO DE CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS.
HISTÓRICO DO CDC EM SANTA CATARINA:
As Operações de Controle de Distúrbios Civis tiveram maior destaque no período da ditaduramilitar, que impedia a reunião de pessoas em locais públicos.Em Santa Catarina as ações deControle de Distúrbios Civis sempre se confundiram com Operações Especiais, tanto que por voltade 1978, foi criado o Pelopes do 4º BPM, sob o Cmdo do então 2º Tenente Beneval. No Final do ano de 1985, foi criado o Pelotão de choque do 4º BPM, nota-se o 4º BPM por ser aOPM mais centralizada a nível de Estado em relação ao governo do Estado, manteve-se sempremais atuante e liderando as ações de Controle de Distúrbios Civis no Estado.Outros Grupos deChoque surgiram no Estado, alguns com certo destaque, podemos citar o Pelotão de Choque do 8ºBPM e o Pelotão de choque do 5º BPM.Todos esses grupos operavam CDC e Operações Especiais. No ano de 1988 o Pelotão de Choque do 4º BPM se transformou em Companhia de Polícia deChoque, subordinada diretamente ao Comando do Policiamento da Capital.Extinta em 1994, criou-se o Batalhão de Operações especiais (BOE) que reunia em seu contextoCompanhia de Operações Especiais, Canil e Cavalaria.Em 2005 foi criado o BOPE, oriundo do BOE, sendo que cavalaria e Canil ganharam vida própriae a COE teve seu nome trocado, ganhou estatus de Batalhão com a missão de Controle deDistúrbios Civis, Ronda Tática e Operações Especiais. As ações de Controle de distúrbios Civis têmamparo na CF, art. 144, decreto Lei nº 667, decreto 88.777, na CE e legislação pertinente.
Tipos de Massa
1- PACIFICA:Reúnem-se por motivos “justos” ou pacíficos, pela própria característica do grupo não demonstraatitudes radicais.
 
PACIFICADORES:
Grupos que se reúnem esporadicamente, quando há eminência de um conflito universal ouregional , demonstrando-se claramente contra qualquer conflito armado ou violento.
RELIGIOSOS:
É um grupo que normalmente se reúne para mega eventos e que devido a sua peculiaridade,raramente causam incidentes.
GRUPOS RACIAIS E COMPORTAMENTAIS:
É um grupo que se reúne esporadicamente com a presença de lideranças não muito militantes,mas que, normalmente, atua de forma pacífica.2-Massas Organizadas:São grupos que possuem uma liderança mais definida, possuem relativa disposição para enfrentar o policiamento local , além de terem objetivos específicos de interesse relativos a seu gruposocial.
PROFESSORES:
Grupo muito numeroso que com a aliança de outros grupos, mostra-se sugestionável e comatitudes de revolta.
METALÚRGICOS e SEM TERRAS:
Grupos numerosos, altamente politizados e com fortes lideranças, que em outros anos demonstrouser violento, causando muitos problemas para as autoridades policiais.3-Massas Radicais ou Violentas:São grupos que muitas vezes não possuem lideranças definidas , mas possuem a característica de promover atos de violência.
PUNKS:
Tem características violentas, sem objetivos definidos a não ser chamar atenção e causar danos.
TORCEDORES UNIFORMIZADOS:
Quando unidos geralmente cometem atos de vandalismo.2
 
DETENTOS:
 Não tem nada a perder.
PERUEIROS E CAMELÔS:
Grupo emergente, com características violentas.
Princípios doutrinários do pelotão de choque.
A- É indivisível;B- Todo policial é responsável pela segurança do Pelotão e de seu companheiro;C-Todo o policial do pelotão zela pelo seu equipamento individual e o conhece perfeitamente;D- Escudeiro sempre tem prioridade sobre os demais policiais do pelotão;E - Conhecer a missão e todos os objetivos a serem alcançados;F-Só desembarca mediante ordem do seu Comandante;G-O pelotão só atua quando há visibilidade do terreno e do oponente;H- Atua estritamente dentro da lei e sempre demonstrando autoridade, deixando as questõessociais ou políticas a cargo das pessoas responsáveis;I- Mantém–se sempre distante do oponente (mínimo de trinta metros de distancia);J-Age sempre observando os critérios da prioridade de emprego de meios.
Ações desencadeadas contra a tropa.
a.Impropérios;3

Activity (38)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
cesarso liked this
Luciano Faria liked this
Arthur Dóring liked this
Luciano Faria liked this
capeuclides liked this
ajgrelha liked this
Rayway liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->