Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
ENFERMAGEM PEDIÁTRICA

ENFERMAGEM PEDIÁTRICA

Ratings: (0)|Views: 2,618|Likes:
ENFERMAGEM APLICADA AO R.N
ENFERMAGEM APLICADA AO R.N

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: Iriz Marinho Correa Rodrigues on Apr 08, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/29/2013

pdf

text

original

 
ENFERMAGEM EM PEDIATRIARN-RECÉM-NASCIDO
Figura: www.3bscientific.com.br
 
1- CLASSIFICAÇÃO DO RN:
Estão classificados de acordo com o peso, a idade gestacional (IG) ao nascer e com arelação entre um e outro
.P
ossibilita o planejamento dos cuidados e tratamentos específicos, o quecontribui para a qualidade da assistência.
1.1. Classificação de acordo com o peso- A Organização Mundial de Saúde define como RNde baixo-peso todo bebê nascido com peso igual ou inferior a 2.500 gramas.Nessa classificação não se considera a IG, estão nesta, tanto os bebês prematurosquanto os nascidos a termo.
Nesse grupo ocorre elevado percentual de morbimortalidade neonatal, devido à não-disponibilidade de assistência de qualidade no pré-natal, o parto e o puerpério e/ou pela baixacondição socioeconômica e cultural da família, o que causa graves consequências sociais.
1.2. Classificação de acordo com a IG
O tempo de uma gestação desde a data da última menstruação até seu término é de 40semanas. Sendo assim, considera-se:
a) RN prematuro - toda criança nascida antes de 37 semanas de gestação;b) RN a termo - toda criança nascida entre 37 e 42 semanas de gestação;c) RN pós-termo - toda criança nascida após 42 semanas de gestação.
1
Quanto menor a IG ao nascer, maior o risco de complicações e a necessidade decuidados neonatais adequados.
O nascimento antes do tempo acarreta riscos para a saúde dos bebês, o nascimento pós-termo também se caracteriza problemas. Após o período de gestação o qual consideramos comofisiológico, pode haver diminuição da oferta de oxigênio e de nutrientes e os bebês nascidos após 42semanas de gestação podem ter complicações respiratórias e nutricionais importantes no períodoneonatal.
9.3. Classificação de acordo com a relação peso/IGEssa classificação faz a avaliação do crescimento intrauterino, de acordo com a relaçãoentre o peso e a IG os bebês são divididos como:a) adequados para a idade gestacional (AIG)
– são os neonatos cujas linhas referentes a peso e aIG se encontram entre as duas curvas do gráfico. Em nosso meio, 90 a 95%
 
do total de nascimentossão de bebês adequados para a IG;
b) pequenos para a idade gestacional (PIG) -
são os neonatos, que ao serem avaliados as linhasreferentes a peso e a IG se encontram abaixo da primeira curva do gráfico. Esses bebês sofreramdesnutrição intra-uterina importante, em geral como consequência de doenças ou desnutriçãomaternas.
c
)
grandes para a idade gestacional (GIG) -
são os neonatos cujas linhas correspondentes ao pesoe a IG se encontram acima da segunda curva do gráfico. Em geral os bebês grandes para a IG sãofilhos de mães diabéticas ou de mães Rh negativo sensibilizadas.
1
- Morbimortalidade neonatal – É a taxa de adoecimento e de morte de crianças de 0 a 28 dias de nascido.
 
9.4-Classificação de acordo com o IG:
RN com 39 semanas de IG
: se o seu peso ao nascimento for de 3000gramas, como adequado para a IG;
se pesar ao nascer 2000 gramas
, como pequeno para a IG ;
se pesar 4000 gramas,
será classificado como grande para a IG.
 
CONDIÇÕES ANATOMOFISIOLÓGICAS DOS RNS
Os RNs possuem tem condições anatômicas e funcionais próprias. O conhecimento dessascaracterísticas vai possibilitar que a assistência aos neonatos seja feita por planejamento e executadae avaliada de forma a garantir o atendimento de qualidade em suas verdadeiras necessidades. Vaipermitir aos pais a orientação aos pais a fim de capacitá-los ao cuidado após a alta.O peso dos bebês é sofre variada condições associadas à gestação, tais como tabagismo, usode drogas, paridade e alimentação materna. Os RNs durante os cinco primeiros dias de vida,mostram uma diminuição de 5 a 10% do seu peso ao nascimento, esta é denominada de perdaponderal fisiológica, e ocorre da grande eliminação de líquidos e reduzida ingesta. Entre o 8º (RN atermo) e o 15º dia (Rns prematuros) de vida pós-natal, os recém-nascidos devem voltar ao peso denascimento.
(Navantino, 1995), “estudos realizados para avaliação do peso e estatura dos RNs brasileiros,indicam as seguintes médias no caso dos neonatos a termo: 3.500g/ 50cm para os bebês do sexomasculino e 3.280g/49,6cm para os do sexo feminino, ….....e que
a média do perímetro cefálico dosRNs a termo é de 34-35cm. Já o perímetro torácico deve ser sempre 2- 3cm menor que o cefálico”.Os sinais vitais determinam as condições de homeostase dos bebês, portanto, a boa condiçãodos seus sistemas respiratório, cardio circulatório e metabólico; se os valores achados estiveremdentro dos parâmetros de normalidade, isso vai indicar que a criança está em boas condições no quese refere a esses sistemas.Os RNs são extremamente termolábeis, ou seja, apresentam dificuldade de manter estável atemperatura corporal, perdendo calor com facilidade para o ambiente externo, quando exposto aofrio, molhado ou em contato com superfícies frias. A superfície corporal dos bebês é relativamentegrande em relação ao seu peso e eles têm capacidade limitada para gerar calor.A atitude e a postura dos RNs, nos primeiros dias de vida, refletem a posição em que seencontravam no útero materno. Exemplo disso temos nos RNs que estavam em apresentaçãocefálica ficam na posição fetal tradicional - cabeça fletida sobre o tronco, mãos fechadas, braçosflexionados, pernas fletidas sobre as coxas e coxas, sobre o abdômen.A avaliação da pele do RN fornece informações acerca do seu grau de maturidade, nutrição,hidratação e sobre a presença de condições patológicas.A pele do RN a termo, AIG e que se encontra em bom estado de hidratação e nutrição, temaspecto sedoso, coloração rosada (nos Rns de raça branca) e/ou avermelhada (nos RNs de raçanegra), turgor normal e é recoberta por vernix caseoso.Nos bebês prematuros, a pele é fina e gelatinosa e nos bebês nascidos pós-termo, grossa eapergaminhada, com presença de descamação — nas palmas das mãos, plantas dos pés — e sulcosprofundos, e o turgor diminuído.

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Cah=] liked this
Isabel Veras liked this
Tiago Carvalho liked this
Amanda Silva liked this
Ricardo Madeira liked this
sabrynaschruann liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->