Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
56Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
DECOUPAGE - Passo a Passo Para Iniciantes

DECOUPAGE - Passo a Passo Para Iniciantes

Ratings: (0)|Views: 51,564 |Likes:
Published by gabriela_eiras

More info:

Published by: gabriela_eiras on Apr 09, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/18/2014

pdf

text

original

 
Como fazer
Definição:
Arte de revestir com gravuras. A palavra de origem francesa"découpage" (existe controvérsia) significa recortar gravuras depapel e com estas revestir superfícies de objetos como madeira,metal, vidro e tecido.
 
A
Découpage
é uma técnica muito interessante e com possibilidadesinfinitas de figuras ou recortes que você aplica no objeto dando umacabamento maravilhoso e que bem feito encanta. A basenormalmente são objetos feitos em lâminas de pinho, papelão,madeira pinus ou MDF, Duratex, tecidos, superfícies metálicas, vidro,velas, etc . As malas produzidas em Duratex ficam lindas quandodecoradas com rótulos ou etiquetas antigas.As figuras podem ser recortadas de papéis de várias gramaturas,guardanapos, adesivos e decalques. Os papéis mais utilizados são osimportados da Itália e Austrália. Os papéis produzidos no Brasil têmtextura diferente dos importados. Os papéis brasileiros apresentamfiguras muito bem elaboradas, alguns assinados por artistas derenome. A Soliarte revende os papéis Daiara, Déia & Fabi, Pintando eBordando e Toke & Crie. As figuras pré-recortadas importadas sãolindas e selecionamos alguns modelos, que estão a venda em nossosite. Existem dois períodos na prática da découpage. No primeiro períodoos produtores de peças em Découpage tinham que se virar paraaplicar os recortes e no acabamento um bom verniz sempre ajudavana proteção final. Com o aumento da utilização dos guardanaposhouve a necessidade de produtos (colas especiais) para aplicação eproteção. Surge então o segundo período da découpage onde ascolas especiais se tornaram produtos indispensáveis na elaboraçãode produtos de qualidade. 
 
Interessante é a história dos guardanapos
. Conta o consultorDalilo, especialista em guardanapos de primeira linha, que osguardanapos eram produzidos (principalmente na Alemanha eHolanda) para mesa posta, fazendo às vezes uma composição compratos, xícaras, etc. Um detalhe muito importante, e por exigênciados consumidores mundo afora, é que os guardanapos produzidos naEuropa são coloridos com corantes naturais a base d’água paraserem levados à boca. Os artesãos começaram a utilizar oguardanapo no artesanato por sua textura (utiliza-se somente umadas 3 folhas do guardanapo) que facilitava a penetração da colapermeando o guardanapo no objeto a ser decorado. Rapidamente osfabricantes de material para artesanato desenvolveram colasespeciais que permitiram a aplicação também em tecidos (podendoser lavados até em máquinas) e vasos que depois poderão ficarexpostos às intempéries. Os fabricantes ficaram deslumbrados com anova utilização do produto e aumentaram consideravelmente suaprodução. A maior surpresa para os fabricantes foi a grandeexportação dos guardanapos para o hemisfério sul, que não utilizaesses guardanapos para mesa posta e sim firmemente no artesanato.
 
Material básico:
Peça ou objeto produzido em madeira ou MDF, lâmina de madeira (pinho),papelão paraná, tecido, vidro, porcelana ou cerâmica;Fundo sintético nivelador ou laca;Tinta PVA ou acrílica (os fabricantes de tintas recomendam o Esmalte sintético(principalmente à base d’água);Os artesãos utilizam PVA;Um bom pincel;Cola branca, Mod Podge, goma laca, termolina (Resina), Cola para découpageMural ou gel para découpage;Massa Daiara e boleador para trabalhos em 3D;Papel especial para découpage, papel seda para découpage, guardanapo,decalque, adesivo e até recortes de papéis para presente. As cópias xerox sãoutilizadas, neste caso deve-se atentar aos direitos de arte e impressão. Umaopção interessante é a colagem de tecidos (usados normalmente na técnicaPatchwork);Rolo de espuma ou rolete para découpage;Tesoura;Verniz à base d’água para proteção e acabamento final do produto
O Projeto
Em qualquer atividade de produção existe uma das etapas, o projeto,fundamental para que o produto final tenha aceitação pelo público equalidade inconteste. Nesta fase inicial você deverá sacar o que omercado espera, a possibilidade de lançamento de um produtodiferenciado e que o trabalho final esteja próximo da perfeição.Apesar de termos normalmente sobras de tinta e de recortes paradécoupage, no projeto tome muito cuidado, pois ao querer utilizar assobras você poderá prejudicar o objeto projetado. É claro, quedevemos utilizar as sobras, porém com muita parcimônia.

Activity (56)

You've already reviewed this. Edit your review.
simonicampos liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Rosivania Assis liked this
Ariane Rueckl liked this
Clau Vaz liked this
Daniela Soares liked this
raquelcelicia liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->