Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Caderno do Aluno By:Patrick - Geografia- 1°Bimestre

Caderno do Aluno By:Patrick - Geografia- 1°Bimestre

Ratings: (0)|Views: 3,107 |Likes:
Published by Park_Hacker_CA

More info:

Published by: Park_Hacker_CA on Apr 10, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/12/2014

pdf

text

original

 
Gabarito Caderno do Aluno Geografia 8
a
série/9
o
ano – Volume 1
1
Página 3
O texto permite uma reflexão sobre o significado das relações que se desenvolvemem escala mundial. Refere-se a uma longa história de trocas culturais entre diversosgrupos sociais e nações. Considerando que as trocas atuais são muito mais volumosas eaceleradas, até onde terão chegado as influências entre os povos? Isso não darácondições para perceber que, na atualidade, a escala mundial está bem mais plena derelações? Será que estamos nos transformando em “cidadãos do mundo”, bem mais doque apenas cidadãos nacionais?Nesse sentido, sugerimos que você repasse com os alunos o significado dos seguintestermos presentes no texto.
 
Oriente Próximo: refere-se à região do Oriente Médio. O termo Oriente Próximoé utilizado quando se tem como referência a Europa.
 
Europa setentrional: o mesmo que norte da Europa.
 
Fiados: qualquer filamento ou fibra têxtil que se reduziu a fio.
 
Mocassins: tipo de calçado criado pelos indígenas norte-americanos, feito decouro cru, que envolvia o pé, sem sola dura nem salto. Na atualidade,corresponde ao tipo de sapato de couro, baixo e confortável.
 
Gauleses: povo celta conquistado pelos romanos e que habitava a Gália, antigaregião que correspondente hoje ao território da França.
 
Masoquista: diz-se de pessoa que busca o sofrimento. No texto, o autor empregaironicamente o termo referindo-se ao sofrimento resultante do ato de se barbear.
 
Sumerianos: povo originário da Suméria, uma das mais antigas civilizações daMesopotâmia (Ásia).
 
Semitas: grupo étnico e linguístico que compreende os hebreus, os assírios, osaramaicos, os fenícios e os árabes.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1RELAÇÕES ENTRE ESPAÇO GEOGRÁFICO E GLOBALIZAÇÃO
 
Gabarito Caderno do Aluno Geografia 8
a
série/9
o
ano – Volume 1
2
 
Narrativas: no texto corresponde à exposição de um acontecimento ou de umasérie de acontecimentos mais ou menos encadeada, reais ou imaginários, pormeio de palavras ou de imagens.
 
Divindade hebraica: deus hebreu.
 
Indo-europeia: ramo linguístico correspondente à maioria das línguas ocidentais.
Página 4
Considerando os diferentes ramos de atividades econômicas, espera-se que os alunoscoletem materiais representativos de empresas transnacionais, ou mesmo consigamperceber o aumento da participação de produtos importados no cotidiano das famíliasbrasileiras. Tais alterações são representativas das mudanças ocorridas na economiabrasileira após a abertura econômica ocorrida em meados de 1990, durante o governoCollor. Antes desse período, a industrialização brasileira fundamentava-se no modelo desubstituição de importações. A redução das alíquotas de importação ocorrida com aabertura econômica imprimiu profundas alterações no modelo industrial brasileiro,responsável por consolidar a presença de capitais transnacionais em setoresanteriormente protegidos.Em geral, os bens não duráveis (como os ramos alimentício, de higiene e limpeza,têxtil e calçadista) eram representativos do capital industrial de base nacional.Atualmente, esses setores passaram a pertencer a conglomerados transnacionais queadquiriram o controle de inúmeras marcas nacionais, consolidando sua presença naeconomia brasileira do século XXI. Evidentemente ainda perduram alguns gruposnacionais; porém, cada vez mais, imprimem menor peso no mercado nacional.Quanto às empresas produtoras de bens duráveis, estas historicamente pertencem agrupos transnacionais, em função dos altos investimentos para a sua instalação eprodução, como ocorre nos setores de eletrodomésticos e automóveis.
 
Gabarito Caderno do Aluno Geografia 8
a
série/9
o
ano – Volume 1
3
Páginas 5-6
A elaboração do mapa terá como base a síntese dos dados coletados pelos alunos. Emsua elaboração, sugerimos que você ressalte aos alunos a importância da construção dalegenda, assim como os acompanhe na definição da largura das setas, pois a densidadedelas representará a diferença de fluxos de uma região para outra do mundo.
Páginas 7-9
1. A figura representa o “encolhimento” do mapa do mundo em virtude do avanço nastecnologias de transporte, o que permite percorrer a mesma distância em muitomenos tempo. Desde 1500, com os barcos a vela, até 1960, com os jatos depassageiros. Por meio da metáfora do “encolhimento”, pode-se compreender arelativização das distâncias, que não são impedimentos para os contatos, desde quese tenham os meios técnicos para isso.a) Espera-se que os alunos identifiquem que o formato em funil representa oencurtamento das distâncias em função das sucessivas alterações nos meios detransporte ocorridas no decorrer da história.b) Espera-se que os alunos extraiam da figura os dados correspondentes ao encurtamentodas distâncias derivadas das alterações ocorridas no sistema de transportes ao longo dahistória humana. Como demonstra a figura, entre os séculos XVI e XIX, as carruagens e asembarcações a vela deslocavam-se a 16 km/h. Já com as locomotivas e as embarcações avapor, transportes popularizados nos séculos XIX e XX, o deslocamento passou a ser bemmaior chegando, respectivamente, a 100 km/h e 57 km/h. Com a introdução dos aviões apropulsão e dos aviões a jato, popularizados na segunda metade do século XX, asvelocidades tornaram-se muito acentuadas (480 a 640 km/h e 800 a 1 100 km/h,respectivamente), diminuindo o tempo de deslocamento de um lugar a outro do planeta.c) Espera-se que os alunos identifiquem que, com a inserção de novos meios detransporte, houve encurtamento do tempo. Nesse sentido, o espaço ganha novasdimensões, pois pessoas e mercadorias chegam em menor tempo aos seus destinos,modificando as relações sociais e econômicas entre os povos. Espera-se também que

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Matheus Ferreira liked this
cireneff3756 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->