Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
46Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
14042011it

14042011it

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 15,347 |Likes:
Published by jhkroll
14042011
14042011

More info:

Published by: jhkroll on Apr 12, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/04/2014

pdf

text

original

 
1)
Para entender o significado de uma frase, é preciso considerar também o que fica implícito, e não apenas ler a
 
superfície da informação. Desse modo, observe o que fica implícito nesta frase:
“Jim disse que as abelhas não picariam idiotas; mas eu não acreditei nisso, porque eu mesmo já tentei muitas vezes, e elas não me picaram.” 
 (Mark Twain.
The adventures of Huckleberry Finn 
)
B) O personagem não é inteligente por ter insistido em ser picado pelas abelhas2)
(ENEM – 2002) O autor da tira utilizou os princípios de composição de um conhecido movimento artístico pararepresentar a necessidade de um mesmo observador aprender a considerar, simultaneamente, diferentespontos de vista.Das obras reproduzidas, todas de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, aquela em cuja composição foi adotadoum procedimento semelhante é:procedimento semelhante é:E)
3)
 
(ENADE)
INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL
 Observando os dados fornecidos no quadro,percebe-se:
E)
uma melhoria na qualificação da força de trabalho, incentivadapelo aumento da escolaridade média.
4)
 
(ENADE/2006)
 
O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar.Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro dePancetti.
 B)
Um barco singra o peito rosado do mar. A manhã sacode asondas e os coqueiros.(ESPÍNOLA, Adriano.
Pesca. Beira-sol 
. Rio de Janeiro: TopBooks,1997. p. 13.)
5)
Leia o trecho abaixo e responda corretamente ao que será
 
perguntado:
“Alguns estudos mostram que os alunos não são seres passivos. Assistem à TV apreendendoas mensagens que mais se adaptam ao seu modo de ser e de ver as coisas, utilizando-se dasrepresentações sociais para compor sua leitura: tornam-se ‘operadores das mensagens”.
Tânia Esperon
 
Do texto é possível fazer a seguinte inferência:
D)
Os alunos têm como superar as condições impositivas das mensagens televisivas, pois comoseres históricos e marcados por variáveis culturais possuem, também, maneiras de ampliar os sentidos esignificados que lhes tentam impor.
6)
Leia atentamente o poema que segue:
 
Mar português 
Ó mar salgado, quanto de teu sal São lágrimas de Portugal!Por te cruzarmos, quantas mães choraram,Quantos filhos em vão rezaram!Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar!
 
Valeu a pena? Tudo vale a penaSe a alma não é pequena.Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor.Deus ao mar o perigo e o abismo deu,Mas nele é que espelhou o céu.
(Fernando Pessoa)Pela leitura do poema de Fernando Pessoa, pode-se afirmar que:
E)
o mar que banha Portugal tem as águas salgadas por causa das lágrimas de mães, filhos e noivasque perdiam seus entes queridos nas viagens que os navegadores portugueses empreendiam pelomundo – sem voltar.
7)
Leia atentamente o poema que segue:
 
Mar português
 
Ó mar salgado, quanto de teu sal São lágrimas de Portugal!Por te cruzarmos, quantas mães choraram,Quantos filhos em vão rezaram!Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar!
 
Valeu a pena? Tudo vale a penaSe a alma não é pequena.Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor.Deus ao mar o perigo e o abismo deu,Mas nele é que espelhou o céu.
(Fernando Pessoa)O significado dos dois últimos versos da segunda estrofe é:
C)
Deus deu aos portugueses a beleza e os perigos do mar, mas lhes deu a beleza do céu.
8)
Assinale a alternativa
correta
:
 
B) Quanto maior o repertório do leitor, mais condições ele tem para identificar vários níveis de leitura.
9)
Assinale a alternativa
correta
:
 
B) Quanto maior o repertório do leitor, mais condições ele tem para identificar vários níveis de leitura. 
10)
Leia o texto abaixo. A seguir, responda a questão.“A maneira como o consumo é visto no Brasil explica um bocado de coisas.(2) Muita gente no Brasil o consumismo como um gesto um pouco nobre. Atribuem-se à sua lógicacoisas como depauperação dos valores e acirramento de desigualdades sociais. Essapostura está refletida já no nosso léxico. O verbo ‘consumir’, segundo
Aurélio,
significa ‘1.gastar ou corroer até a destruição; devorar, destruir, extinguir [...] 2. gastar, aniquilar, anular[...] 3. enfraquecer, abater [...] 4. desgostar, afligir, mortificar [...] 5. fazer esquecer, apagar[...]6. gastar, esgotar [...]’. Os sentidos são negativos; as conotações, pejorativas. Não há umaúnica referencia à idéia de comprar ou adquirir. Muito menos uma associação com o ato desatisfazer uma necessidade ou saciar um desejo. Um marciano de boa índole, que tivessechegado à Terra pelo Brasil e estivesse estudando a humanidade munido da línguaportuguesa, certamente anotaria na agenda que ‘consumir’ é uma das coisas ruins que sefazem por aqui (...). Mas então, por que, enfim, tantas reservas em relação ao consumo?(15) O primeiro foco de explicação para essa antipatia reside no fato de que a nossa economia fechadasempre encurralou os consumidores no país. A falta de um leque efetivo de opções decompra tem deixado os consumidores à mercê dos produtores no Brasil. Não por acaso, osapologistas do consumo entre nós têm sido basicamente aqueles que podem exercer seuinchado poder de compra sem tomar conhecimento das fronteiras nacionais. O resto dapopulação, mantida em situação vulnerável, ignora os benefícios de uma economia baseadano consumo. Mais do que isso, o entrincheiramento de consumidores no mercado doméstico
 
fez, ao longo dos anos, com que a própria imagem do cliente se deturpasse no país. Nocapitalismo avançado, a oferta corre atrás da demanda – o vendedor lisonjeia o comprador,trata-o bem, estende à sua frente o tapete vermelho.(25) No Brasil, ao contrário, os clientes servem às empresas docilmente. É como se o capital nopaís, ao produzir e vender, fizesse um favor aos consumidores. Quem tem chiliques para terseus caprichos, desejos e necessidades atendidos por aqui são os produtores, e não osclientes – um disparate (...)(29) se pode falar efetivamente em sociedade de consumo se a competição entre os produtoresfor aberta, aguda e justa. Essa é a alavanca que coloca o consumidor no camarote, no
 
centro e acima da arena econômica.Silva, Adriano – Revista Exame, adaptado
Com relação às definições do verbo “consumir”, o autor pretende:
E) Mostrar a incoerência entre o significado do termo e o comportamento das pessoas.
11)
Responda a questão abaixo com base neste texto:
 
Essa idéia serve também para desviar as atenções das necessidades básicas da vida humana – alimentação, saúde, habitação,educação etc. – para cuja satisfação devem orientar-se os esforços de cientistas, economistas, políticos e de todos os cidadãos.”Assinale a opção que está de acordo com as idéias do trecho acima:
 C) Os esforços de cientistas, economistas, políticos e de todos os cidadãos devem orientar-se para a satisfaçãodas necessidades básicas da vida humana.
12) 
A arte brasileira dos anos 60 começ 
a com um movimento aparentemente conservador. A volta à figura depois 
 
do domínio dos abstratos na década de 50. Mas estava ali a senha para uma revolução. A pop arte não incorpora só os símbolos do consumo, tirados da propaganda, dos quadrinhos e das placas de trânsito. Tenta incorporar os objetos do mundo.E o mundo não se reduz a quadros, esculturas e gravuras - suporte tradicional da arte 
. Assinale o trecho quecorresponde a uma conclusão coerente com a idéia central do texto:E) Começa, a partir daí, uma explosão de nova linguagem nas artes.
13)
Leia as afirmações a seguir:
 
I-O leitor que corresponde ao modelo ascendente de leitura é aquele que analisa cuidadosamente a superfícielingüística do texto.II- O leitor imaturo é aquele que sempre e só faz leitura ascendente.III- O leitor que corresponde ao modelo descendente de leitura é aquele que se apóia principalmente em seusconhecimentos prévios.Assinale a alternativa CORRETA em relação a essas afirmações:D) todas estão corretas;
14)Leia o texto a seguir.
 
“Para alguns milhares de adolescentes brasileiros férias de julho são sinônimo de pegar um avião rumo ao mundo mágico daDisney.
No ano passado
, porém, um grupo de 70 garotos paulistanos, entre 11 a 16 anos, optou por conhecer a dura realidadebrasileira, atendendo ao chamamento de uma das várias escolas que vêem
hoje
nessa linha de projeto as mais eficientes aulas decidadania. Abdicando do conforto de seus luxuosos apartamentos, conviveram durante uma semana com colonos sem-terra nointerior do Paraná. ‘Aprendi a ver o mundo com olhos diferentes, e percebi que tem muita coisa que posso fazer’, afirma um dosjovens, que ao retornar engajou-se em outro projeto social da escola, dando aulas de reforço para meninos de uma favelaadjacente. ‘Foi uma experiência marcante, e quero ajudar outros a entender que a realidade é muito maior do que as festas e oshopping que curto’, relata outra adolescente, que
este ano
volta ao projeto como monitora.”
Com base nos dados do texto, é possível concluir que:
B)
a participação de um jovem em um projeto social pode estimular sua adesão a outros.
15)
Leia o texto a seguir.
 
“Para alguns milhares de adolescentes brasileiros férias de julho são sinônimo de pegar um avião rumo ao mundo mágico da Disney.
No ano passado 
, porém, um grupo de 70 garotos paulistanos, entre 11 a 16 anos, optou por conhecer a dura realidade brasileira, atendendo ao chamamento de uma das várias escolas que vêem 
hoje 
nessa linha de projeto as mais eficientes aulas de cidadania. Abdicando do conforto de seus luxuosos apartamentos, conviveram durante uma semana com colonos sem-terra no interior do Paraná. ‘Aprendi a ver o mundo com olhos diferentes, e percebi que tem muita coisa que posso fazer’, afirma um dos jovens, que ao retornar engajou-se em outro projeto social da escola, dando aulas de reforço para meninos de uma favela adjacente. ‘Foi uma experiência marcante, e quero ajudar outros a entender que a realidade é muito maior do que as festas e o shopping que curto’, relata outra adolescente, que 
este ano 
volta ao projeto como monitora.” 
 
Segundo o sentido que têm no texto, pode-se dizer que estão em oposição as expressões da alternativa:
 
A) mundo mágico da Disney / realidade brasileira.
16)
Leia o texto a seguir:
“A explosão demográfica que ocorreu a partir dos anos 50, especialmente no Terceiro Mundo,suscitou teorias ou políticas demográficas divergentes. Uma primeira teoria, dos neomalthusianos, defende que o crescimentodemográfico dificulta o desenvolvimento econômico, já que provoca uma diminuição na renda nacional per capita e desvia osinvestimentos no Estado para setores menos produtivos. Diante disso, o país deveria desenvolver uma rígida política de controle denatalidade. Uma segunda, a teoria reformista, argumenta que o problema não esta na renda per capita e sim na distribuição

Activity (46)

You've already reviewed this. Edit your review.
Bom material.
1 thousand reads
1 hundred reads
Claudia Picoli liked this
Jeslly Rodrigues liked this
Karine Siqueira liked this
Karine Siqueira liked this
Gleydson Alemâo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->