Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
51Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Resumo - Lipídios

Resumo - Lipídios

Ratings: (0)|Views: 19,620|Likes:
Published by Aline Chaves

More info:

Published by: Aline Chaves on Apr 13, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/03/2013

pdf

text

original

 
LIPÍDIOS 
Os lipídeos, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio, caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis emsolventes orgânicos, como oálcool, benzina,éter ,clorofórmioeacetona.  Os lipídios apresentam varias funções, sendo as principais:
1.
Fonte de energia (Função energética) em animais e sementes oleaginosas, sendo aprincipal forma de armazenamento os triacilgliceróis (triglicerídeos);
2.
Estrutural
3.
Isolante térmico nos animais endodérmicos
4.
Proteção mecânica
Utilização dos lipídeos
Alimentação, como óleos de cozinha, margarina, manteiga, maionese;
Produtos manufaturados: sabões, resinas, cosméticos, lubrificantes.
Combustíveis alternativos, como é o caso do óleo vegetal transesterificado quecorresponde a uma mistura de ácidos graxos vegetais tratados com etanol e ácidosulfúrico que substitui o óleo diesel, não sendo preciso nenhuma modificação do motor,além de ser muito menos poluente e isento de enxofre.
Classificação dos lipídeos1. ÁCIDOS GRAXOS E SEUS DERIVADOS
Os ácidos graxos são formados por cadeias de átomos de carbono que se ligam a átomosde hidrogênio com um radical ácido em uma de suasextremidades.Os ácidos graxos podem se apresentar na formasaturada ou insaturada. Geralmente as gordurasapresentam ácidos graxos saturados em suacomposição, já, os óleos, apresentam ácidos graxosinsaturados.
 
É o grupo mais abundante de lipídeos nos seres vivos, e são compostos derivados dos ácidoscarboxílicos. Este grupo é geralmente chamado de lipídeos saponificáveis, porque a reaçãodestes com uma solução quente de hidróxido de sódio produz o correspondente sal sódico doácido carboxílico (sabão).
Ácidos graxos saturados x Ácidos graxos insaturadosI. Ácidos graxos saturados:
Não possuem duplas ligações
São geralmente sólidos à temperatura ambiente
Gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxossaturados
II. Ácidos graxos insaturados
Possuem uma ou mais duplas ligações è são mono ou poliinsaturados
São geralmente líquidos à temperatura ambiente
A dupla ligação, quando ocorre em um AG natural, é sempre do tipo "cis".
Os óleos de origem vegetal são ricos em AG insaturados.
Quando existem mais de uma dupla ligação, estas são sempre separadas por pelo menos3 carbonos, nunca são adjacentes nem conjugadas
Ácidos graxos essenciais
Os ácidos graxos essenciais são as “gorduras boas” que são essenciais para todas ascélulas do nosso corpo, pois exercem funções essenciais para o organismo como a produção deenergia, o aumento de metabolismo, o aumento do crescimento muscular, o transporte dooxigênio, o crescimento normal celular, além de proporcionar funções nervosas adequadas eparticipar da regulação hormonal.Elas são chamadas essenciais porque nosso corpo não consegue produzi-las. Assim,estas gorduras devem estar presentes na nossa dieta, seja pela ingestão de alimentos normais, ouseja, pela suplementação.
2. TRIACILGLICERÓIS OU TRIGLICERÍDEOS
 
São os lipídeos mais abundantes esimples. São utilizados principalmente paraarmazenamento e depósito de gordura nosseres vivos.De forma simplificada, um triacilglicerol é formado pela união de três ácidos graxos auma molécula de glicerol, cujas trêshidroxilas(grupos –OH) ligam-se aos radicais carboxílicosdosácidos graxos.São conhecidos como gorduras neutras.
Características gerais
Os triacilgliceróis são compostos essencialmenteapolares, pois as regiões polares deseus precursores desapareceram na formação das ligações do tipoéster . Por isso constituemmoléculas muitohidrofóbicas.São insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, comooálcool, benzina,éter eclorofórmio. Os triacilgliceróis podem ser hidrolisados, liberando com isso ácidos graxos e glicerol.Se esta hidrólise é feita em meio alcalino, formam-se sais de ácidos graxos, os sabões, e oprocesso chamado desaponificação. Inclusive, sendo esse o processo de fabricação de sabão apartir de gordura animal, em um meio comNaOHouKOH.
GLICERÍDIOS
Constituem os óleos e as gorduras, que diferem entre si quanto ao ponto de fusão. Àtemperatura ambiente, os óleos o quidos, pois um ou mais dos ácidos graxos tempredominância de insaturações na cadeia. E as gorduras são sólidas pelo fato dos ácidos graxosterem predominância de saturação na cadeia. Os glicerídeos possuem elevados teoresenergéticos e são os principais componentes lipídicos da dieta humana.Em mamíferos que vivem em regiões polares, como a baleia, a gordura forma umaespessa camada subcutânea ou "colchão adiposo", que envolve o corpo e permite o isolamentotérmico do animal em relação ao ambiente frio. As moléculas dos glicerídeos podem ter um,dois ou três ácidos graxos associados ao glicerol, um álcool conhecido como glicerina. Ácidosgraxos são compostos de longas cadeias carbônicas, saturadas ou não, que formam os ésteresdas gorduras e dos óleos.

Activity (51)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Pietra Pezenatto added this note|
a good summary
Ângela Alencar liked this
Giovane Zuanazzi liked this
Carolina França liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->