Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
ficha metodológica das artes visuais

ficha metodológica das artes visuais

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 1,801 |Likes:
Published by luiz carvalho
normas gerais de comportamento e funcionamento para as disciplinas da área das artes visuais
normas gerais de comportamento e funcionamento para as disciplinas da área das artes visuais

More info:

Published by: luiz carvalho on Aug 29, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial Share Alike

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See more
See less

07/12/2013

pdf

 
 
Ficha metodológica das disciplinas das Artes Visuais
 
do prof. Luiz Carvalho
Funcionamento das aulas Normas de comportamento Material obrigatório (todas as aulas) Material obrigatório (ao longo do ano) Manual da disciplina Registos do aluno Registo de ocorrências Trabalho de projecto Trabalhos intercalares Legendagem Cópias e originais Critérios de avaliação de escola Notações em uso Critérios de avaliação das Artes Visuais Critérios de avaliação do professor Entregas de trabalhos Avaliação contínua Autoavaliação Da turma e da Direcção de turma Órgãos de gestão e Administração Projecto Educativo Regulamento Interno Legislação de referência 
 
Funcionamento das Aulas
. as aulas de bloco (noventa minutos) estão destinadas ao desenvolvimento do trabalho em curso, na faserespectiva, não só como medida de controlo da evolução da tarefa (projecto) e respectiva aferição(correcção), como em termos de avaliação contínua e, essencialmente, como medida de habituação ànecessidade de trabalho contínuo, quer em aula quer em casa.. as aulas de ½ bloco (quarenta e cinco minutos), estão destinadas ao esclarecimento de dúvidas, acomentários de circunstância ao estado dos trabalhos, assim como às unidades temáticas teóricas, com odevido enquadramento.
Nota :
 
Quando a entrega de fases do trabalho em curso coincide com a aula de ½ bloco, esta será aproveitadapara fazer o ponto da situação da qualidade dos projectos.
Voltar 
Normas de Comportamento. na sala de aula, os alunos podem (e devem) :
i) circular, uma vez por outra e não de forma sistemática e perturbadora, para poderem apreciar odesenvolvimento das tarefas em curso e trocar ideias com os colegas, durante as aulas práticas.ii) colocar as questões necessárias ao esclarecimento das suas dúvidas.iii) intervir sob solicitação.iv) tomar apontamentos sobre os conteúdos e informação que consideram relevantes, no cadernodiário (diário de bordo).v) respeitar e promover um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, no seio do grupo (turma).vi) ser pontual.vii) justificar, no devido tempo, o atraso e/ou a falta de material e/ou a não entrega de um trabalho.viii) saber gerir os tempos de trabalho efectivo relativos às tarefas em curso.ix) ser portador do material necessário à aula.x) ter o seu lugar de trabalho ocupado com o material necessário à tarefa que executa, num dadomomento.xi) deixar o seu lugar de trabalho limpo e arrumado, para próxima utilização.xii) guardar os respectivos trabalhos na sua pasta, em local próprio.
. na sala de aula, os alunos não podem (e não devem) :
i) perturbar o normal funcionamento da aula e dos trabalhos em curso.ii) ter qualquer aparelho de comunicação móvel ligado.iii) comer, beber e/ou mastigar pastilha elástica.iv) estar de cabeça coberta.v) sujar propositadamente e/ou deixar sujo e desarrumado o seu lugar de trabalho e/ou a sala.
Voltar
 
 
Material Obrigatório para uso em todas as aulas
Lapiseira de desenho (preferível).Minas de grafite de lápis, com as seguintes durezas – 5B, 2B, HB e 2H.Afia-minas ou apára-lápis.
Nota :
O uso do tradicional lápis de desenho é admissível desde que esteja em condições mínimas demanuseabilidade, para as tarefas de desenho e de escrita.Borracha de desenho macia (branca).
 
Folhas A
4
brancas, sem margens e sem furos (tipo papel de fotocópia) ou um bloco de papel A
4
, nasmesmas condições.Caneta de feltro preta, de ponta média.Caneta de tinta permanente, com aparo médio dado que será útil a sua utilização de forma sistemática (estautilização é opcional no ensino básico).
Nota :
 
a cor da tinta permanente é de livre escolha (nunca amarelo...).Canetas de tinta-da-china, aparo médio e fino, com as seguintes espessuras 0.25, 0.35 e 0.5 ou 0.7 mm.(esta utilização é opcional só no ensino básico).Manual da disciplina, quando o houver.Caderno de esquiços (só para o ensino secundário, sendo opcional no ensino básico).Cartolina duplex A
4
(1).
Nota :
 
A não presença do material obrigatório e/ou daquele que é considerado necessário para as tarefas emcurso dá azo à marcação da respectiva Falta de Material, quer no Livro de Ponto quer nos registos doprofessor, como irá produzir uma avaliação nula.
Voltar
 
Material a usar ao longo do ano lectivo
 Estojo - canetas de feltro, de cores variadas, ponta média ou fina (mínimo 12 cores).Estojo - lápis de cor (mínimo 24 cores).Compasso, de tamanho médio.Transferidor (opcional).Esquadro de 30º, com escala e o cateto maior com cerca de 30 cm.Esquadro de 45º, sem escala e lado de cerca de 25 cm.Régua, com escala e cerca de 40 cm. de comprimento.Estojo de guache ( 6 cores).Pincéis (um fino, um médio e um grosso).Godés ( 3 a 4) e frasco de vidro com tampa, tamanho médio.Bloco de papel cavalinho A
4
(1).Bloco de papel cavalinho A
3
(1).Papéis variados, de várias cores, texturas e com ou sem impressões.Tesoura, de tamanho médio.Cola UHU, em baton.Cola UHU, líquida (tubo).X-acto.
Nota :
 
A utilização destes materiais é coordenada pelo aluno, em função das tarefas que vão sendo pro-gramadas em aula, durante o ano.
Voltar
 
 
Manual da Disciplina
É de uso obrigatório, salvo quando não haja manual adoptado, por inexistente.Serve para acompanhar e complementar as unidades temáticas teóricas, assim como deve tornar-se numinstrumento privilegiado de consulta, no que toca à concepção de um produto (trabalho) ou naconcretização de instruções, numa tarefa específica.
Voltar
 

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
pretalili liked this
Gilda Madeira liked this
ajaxholand liked this
Francisco Silva liked this
marciacalos liked this
Hugo Lopes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->