Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Casamento_ bênção de Deus e aprendizado de amor cristão (Gn2.18, 21-24)

Casamento_ bênção de Deus e aprendizado de amor cristão (Gn2.18, 21-24)

Ratings: (0)|Views: 2,557 |Likes:
Published by basebiblica
Exposição baseada em Gênesis 2.18, 21-24.
Publicado em: www.base-biblica.blogspot.com, no dia 14/04/2011. Base Bíblica para a Vida Cristã - Um blog dedicado à publicação de estudos bíblicos.
Exposição baseada em Gênesis 2.18, 21-24.
Publicado em: www.base-biblica.blogspot.com, no dia 14/04/2011. Base Bíblica para a Vida Cristã - Um blog dedicado à publicação de estudos bíblicos.

More info:

Published by: basebiblica on Apr 14, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial No-derivs

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/06/2013

pdf

text

original

 
Base Bíblica para a Vida Cristã - www.base-biblica.blogspot.com
 
Mensagem do Casamento
Casamento: Benção de Deus e Aprendizado de Amor Cristão
Alejandro G. Frank&Luíza Abrahão
29.01.2011Pregado por Kelson Mota T. de OliveiraPorto Alegre, Rio Grande do SulIgreja Batista Central de Porto Alegre
 
Base Bíblica para a Vida Cristã - www.base-biblica.blogspot.com
 
“Disse mais o Senhor Deus; Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei umaauxiliadora que lhe seja idônea. Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre ohomem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lhatrouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minhacarne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” 
(Gn 2: 18,21-24)
Hoje é um dia especial! Um dia de alegria! Um dia memorável! 
Estamosreunidos para celebrar uma cerimônia tão antiga quanto a própria humanidade, tãosagrada quanto a própria vida, e tão digna de honra e reverência quanto Àquele queo instituiu - o próprio Senhor Deus. Estamos reunidos para, como Igreja, oficiar etestemunhar os votos indissolúveis de casamento entre Alejandro e Luíza.Há muito o que dizer sobre este amado casal que se une hoje, sob os laçossagrados do matrimônio, mas o momento não é suficiente para todos ostestemunhos necessários. Basta declarar que como verdadeiros cristãos, um diaouviram o chamado de Cristo Jesus e creram na Sua obra consumada na cruz, eLhe entregaram suas vidas, confiando unicamente nEle para a salvação eterna desuas almas. E por causa disso eles são verdadeiramente conhecidos e plenamenteamados pelo Deus Triúno (I Co 8:3) e também pela Igreja do Senhor que se reúnehoje em nosso meio.Quanto ao casamento também há muito o que ser dito, e quero em poucaspalavras falar ao coração deste jovem casal e ao coração de todos aqui reunidossobre o que Deus tem ensinado em sua Palavra, acerca do casamento, e sobrecomo deve ser a vida de um casal cristão.Há três princípios bíblicos, meus amados, nesta passagem bíblica, que nãodevemos nos esquecer jamais no decorrer da carreira conjugal:
1. O CASAMENTO É BENÇÃO DE DEUS AOS HOMENS
Na aurora da humanidade, uma vez criado o primeiro homem, Adão, disse oSenhor que
não era bom que o homem estivesse só
. Em seu amor, vendo anecessidade do homem, o Senhor proveu para este uma dádiva solene e graciosa: aprimeira mulher, Eva, que lhe seria por esposa e auxiliadora idônea, para que oacompanhasse todos os dias de sua vida e o auxiliasse na missão que o Senhor Deus lhe havia incumbido. Era a primeira celebração de casamento, diferente detodas as outras que viriam a existir, pois coroava a Criação recém-formada, e aomesmo tempo semelhante a todas as outras, pois Deus estava presente comotestemunha.Uma peculiaridade importante neste texto de Gênesis 2, é que a instituiçãodo casamento se deu antes da queda do homem, antes de o pecado entrar no seioda humanidade, antes do homem afastar-se do Senhor Deus. Sempre fez parte doplano eterno de Deus para o Homem o casamento. Isso nos ensina pelo menosduas coisas acerca do casamento:
 A
UNIÃO INSTAURADA NO CASAMENTO 
: o Senhor Deus criou o ser humano para umavida de compartilhamento e companheirismo. Não é bom que se esteja só, nunca oé. Não é essa a condição natural do homem instituída por Deus. Enquanto o mundolonge de Deus prega uma vida social libertina, livre dos laços familiares do
 
Base Bíblica para a Vida Cristã - www.base-biblica.blogspot.com
 
casamento, e faz pouco caso do compromisso conjugal, os verdadeiros cristãos sealegram em poder usufruir desta grande benção compartilhando a sua vida com apessoa amada, preparada por Deus.
 A
SERIEDADE E SANTIDADE DO CASAMENTO 
: matrimônio não é algo leviano, inventadopelos homens, nem um contrato social qualquer que pode ser desfeito por qualquer motivo de uma ou ambas as partes, ou mesmo um compromisso temporário, quedepois de um determinado tempo é rescindido. Antes é um pacto sagrado,indissolúvel, entre um homem e uma mulher, na presença do próprio Deus comotestemunha. É o cordão de três dobras que não se quebra facilmente. Para o cristãoé a realização da amorosa vontade de Deus em sua vida, da qual Ele tevemisericórdia.Alejandro e Luíza, amados do Senhor, se esforcem por ver, a cada dia, ocasamento de vocês como fruto e benção do Senhor às suas vidas. Ainda que sepossa argumentar que beleza, amizade, inteligência, oportunidades e bom humor direcionaram um ao outro, por trás estava o Senhor os conduzindo um ao outro,mesmo antes de se conhecerem, de trocarem o primeiro olhar, de travarem aprimeira conversa.Tenham sempre um coração agradecido pelo Senhor os ter ajuntado, issolhes será por arma e consolo nos momentos difíceis que porventura venham a ter. APalavra afirma que os bens materiais podem até ser adquiridos por herança, mas aesposa prudente, e da mesma maneira, o esposo prudente, vem do Senhor (Pv19:14).Não permitam que as dificuldades do dia-a-dia e o discurso permissivo destageração, os levem a esquecer esta verdade. O casamento nasce no coração deDeus, sendo uma benção para os seres humanos, mas é responsabilidade do casalzelar para que seja fortalecido a cada dia.
2. O CASAMENTO É UMA UNIÃO ESPIRITUAL
Este segundo princípio está descrito singelamente na declaraçãodeslumbrada do homem ao ver sua mulher 
“Esta, afinal, é osso dos meus ossos ecarne da minha carne” 
. É a primeira e única frase do homem registrada na Bíbliaantes da Queda, e é dirigida à mulher que Deus lhe deu, celebrando a comunhãoque passariam a ter. Isso dá o que pensar: o primeiro poema da humanidade. E édirigido à mulher! Nele Adão reconhece em Eva aquilo que faltava em si mesmo eexulta ao finalmente encontrar aquela por quem ansiava. Eis aqui a base para ocasamento: buscar a completitude no ser amado, tornar-se inteiro por completo.Esta mesma afirmação de Adão é confirmada pela solene declaração doSenhor Deus
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher,tornando-se os dois uma só carne” 
. Há aqui uma verdade por demais magnífica.Mais tarde o próprio Senhor Jesus viria a reafirmar esta última declaraçãoacrescentando
“De modo que já não são mais dois, porém uma só carne.Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” 
(Mt 19:5,6).Meus amados, o casamento é uma relação exclusiva. Nela, um homem esua esposa se entregam mutuamente, um ao outro, mediante uma aliança vitalíciade amor, respeito e fidelidade. Não há mais
o
Alejandro, ou
a
Luíza, como pessoasincompletas e separadas. Há agora uma nova família, unida por laços mais fortes eprofundos, na qual ambos, Alejandro e Luíza, completam-se mutuamente, emintimidade, respeito e amor. Com exceção da união do cristão com o Senhor Jesus,não há nada mais íntimo e profundo nesta terra que a união entre marido e mulher.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->