Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
5Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Primeira lei da termodinâmica

Primeira lei da termodinâmica

Ratings: (0)|Views: 553 |Likes:
Published by levimf

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: levimf on Apr 15, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/12/2012

pdf

text

original

 
1
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁMESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS FÍSICAS APLICADASRESUMO SOBRE A 1ª LEI DA TERMODINÂMICATermodinâmica básica.Professor Dr. rui Carlos barros da silvamestrando: Levi Mendes Franklin
 
2
 
SUMÁRIO1.
 
Introdução 31.1 termodinâmicas no cotidiano 32.
 
A primeira lei da termodinâmica 43.
 
Trabalho realizado por um gás 53.1 Trabalhos de um gás a volume constante 63.2 Trabalho realizado a pressão constante 63.3 Trabalho realizado a temperatura constante 74.
 
Aplicação da primeira lei da termodinâmica 84.1 Processos adiabáticos 84.2 Processos isotérmicos 94.3 Processos a volume constante 94.3 Processos cíclicos 105.
 
Referencias bibliográficas 12
 
3
 
1.
 
Introdução.
A termodinâmica esta presente no nosso cotidiano de forma bastanteclara, daí o seu estudo pra a explicação de diversos processosassociados com a transferência de energia e as relações com amecânica, porém, o enfoque deste trabalho é o tratamento da primeiralei da termodinâmica, os elementos que a compõem e as aplicações nosdiferentes processos de atuação.
1.1
 
Termodinâmica no cotidiano
E
m muitos processos termodinâmicos vemos a transferência de calor associada com a mudança de temperatura, exemplos disso, é a de umachama aquecendo uma panela ou o sol aquecendo nosso corpo, esteaquecimento é devido o calor proveniente da chama ou do sol queinterage com os corpos variando sua temperatura, mas este conceitonão está completamente correto, pode ocorrer de em um sistema(conjunto de partículas em que podemos verificar sua interação com avizinhança, como as trocas de energias tanto para fora como paradentro do mesmo), situações em que um corpo recebe certa quantidadede calor e não tem a sua temperatura aumentada devido a um processoque chamaremos de trabalho. Podemos perceber também que em alguns processos é possível um sistema ter a sua temperatura aumentada semnecessariamente ter havido transferência de calor este exemplo é fácilmente demonstrado como, por exemplo, um homem bombeando ar através de um pistão percebemos que o ar se aquece se a necessidade dequalquer transferência de calor, como podemos explicar estas duassituações?

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->