Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Como rastrear requisitos na indústria de desenvolvimento de produtos customizados

Como rastrear requisitos na indústria de desenvolvimento de produtos customizados

Ratings: (0)|Views: 765 |Likes:
Published by PontoGP
Este artigo tem como objetivo mostrar que a rastreabilidade de requisitos é fundamental na indústria de produtos customizados, pois o custo de alteração do produto na linha de produção tende se elevar conforme a produto vai atingindo seu final no ciclo de produção. A idéia é mostrar como a Éprajá Custommer Products Corp enfrenta tal situação se baseando nos conceitos do PMBOK e QFD e assim, facilitando a rastreabilidade dos requisitos do produto, visto que na indústria de produtos customizados, cada produto atende as necessidades específicas dos clientes. Onde o desafio é fazer com que esse processo ocorra em um curto prazo de tempo, e de maneira natural.
Este artigo tem como objetivo mostrar que a rastreabilidade de requisitos é fundamental na indústria de produtos customizados, pois o custo de alteração do produto na linha de produção tende se elevar conforme a produto vai atingindo seu final no ciclo de produção. A idéia é mostrar como a Éprajá Custommer Products Corp enfrenta tal situação se baseando nos conceitos do PMBOK e QFD e assim, facilitando a rastreabilidade dos requisitos do produto, visto que na indústria de produtos customizados, cada produto atende as necessidades específicas dos clientes. Onde o desafio é fazer com que esse processo ocorra em um curto prazo de tempo, e de maneira natural.

More info:

Published by: PontoGP on Apr 16, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/04/2011

pdf

text

original

 
 
Como rastrear requisitos na indústria dedesenvolvimento de produtos customizados
Erik Pescare
1
; Marco Coghi
2
1
Erik Pescare, tecnólogo, MBA e Especialista.
2
Marco Coghi, engenheiro, PMP, MBA, MSc., Ph.D., consultor e professor degerenciamento de projetos - FGV Fundação Getúlio Vargas.
RESUMO
 
Este artigo tem como objetivo mostrar que a rastreabilidade de requisitos é fundamental naindústria de produtos customizados, pois o custo de alteração do produto na linha de produção tende seelevar conforme a produto vai atingindo seu final no ciclo de produção. A idéia é mostrar como a ÉprajáCustommer Products Corp enfrenta tal situação se baseando nos conceitos do PMBOK e QFD e assim,facilitando a rastreabilidade dos requisitos do produto, visto que na indústria de produtos customizados,cada produto atende as necessidades específicas dos clientes. Onde o desafio é fazer com que esseprocesso ocorra em um curto prazo de tempo, e de maneira natural.Palavras-chave:
gerenciamento de requisitos, rastreabilidade, produtos customizados
INTRODUÇÃO
Não é difícil se deparar com umproblema incomum nas organizações, umpequeno conflito entre as áreas comerciais eprodutivas, pois só na Éprajá CustommerProducts Corp isso ocorre frequentemente, ecomo o cliente sempre tem a razão a áreacomercial geralmente tem vantagem, o quecontribui para a elevação do nível de stress dopessoal da produção.Éprajá Custommer Products Corp épioneira em customização de produtos, porémdependendo do grau de customização todo cicloprodutivo poderá ser afetado e o custo deprodução do produto se eleva cada vez mais deacordo com o grau de finalização do produto,essas alterações muitas vezes são requisitos quedeixaram de ser capturados ou sãoconsequências de alterações de outros requisitosdo produto. Por isso torna-se fundamental orastreamento de requisitos, que segundo o
PMBOK “a rastreabilidade de requisitos liga os
requisitos às suas origens, e os acompanha ao
longo do ciclo de vida do projeto”, podendo
assim, monitorar e controlar as consequênciasdas mudanças de escopo.A rastreabilidade de requisitos demandadisciplina e é uma atividade intensa, custosa,onde muitas vezes realizada manualmente. Ogrande desafio é entender porque sua adoção éimportante para o sucesso de um projeto e comoela pode ser executada.Em algumas segmentações de mercadoa preocupação com a rastreabilidade derequisitos é maior, consequentemente surgemmais ferramentas, metodologias, e áreasespecíficas, como é o exemplo da Engenharia derequisitos muito utilizada nas indústrias de TI.Apesar da existência de críticas quanto àutilização do termo engenharia de requisitos,pois alguns autores não consideram esta uma
verdadeira “engenharia” (NUSEIBEH, 2000).
 
CONTEXTO
 
Desde que a metodologia linha deprodução foi adotada por Henry Ford no século
IX, o termo “produção em série” era sinônimo de
produtos padrões, tendo como destaque a
célebre frase de Henry Ford “Você pode escolher
um carro de qualquer cor desde que seja p
reto”.
Nessa época os clientes não tinham opções deescolha de produtos, a não ser aceitar o produtoque o mercado tinha a oferecer, a monopolizaçãofalava mais alto. Com o avanço tecnológico, aglobalização e a abertura das fronteiras docomércio entre países, permitiram a entrada deempresas, produtos e serviços dos mais diversossegmentos, favorecendo os clientes que agorapodem escolher o que, quando e como comprar.Com a concorrência de mercado e oferta de
 
 
Página 2
produtos cada vez mais diferenciados, onde ocliente é o foco central do negócio, umaestratégia muito utilizada hoje é (e eu diriairreversível) é a fabricação de produtoscustomizados para atender as expectativas,necessidades pessoais ou do negócio do cliente.Onde os fornecedores que não atenderem taisrequisitos estarão reduzindo cada vez mais suacarteira de clientes. É nesse cenário que a ÉprajáCustommer Products Corp atua e estáenfrentando alguns problemas como serãoexplanados nos próximos parágrafos.
DESENVOLVIMENTO
 
Por mais que o pessoal da produção daÉprajá Custommer Products Corp tente,infelizmente (para eles) os requisitos não podemser congelados, aí que entra a rastreabilidade derequisitos que tem como objetivo principalcontrolar a evolução dos requisitos, seja porconstatação de novas necessidades, seja porconstatação de deficiências nos requisitosregistrados até o momento e principalmentepela identificação de quais requisitos serãoafetados pelas alterações.Os benefícios obtidos pelo uso destametodologia permitirão visualizar a ligaçãoentre os requisitos, além do registro deinformações de rastreamento.Para que o sucesso seja atingido, éfundamental a compreensão dos objetivos dos
stakeholders
, o ambiente onde o produto seráinserido, as funcionalidades e as característicasdo produto a construir, as possíveis alteraçõesde requisitos. Onde o principal é o conhecimentoda ligação entre os requisitos do produto.O nível de maturidade e o planejamentoestratégico da organização deverão estar ligadosao foco no cliente para a eficácia da metodologia.A inclusão do cliente no processo decomunicação das consequências de alterações derequisitos.Os critérios competitivos que a área deprodução deverá ter como meta (BARDACKI &WHITELOCK, 2003) a flexibilidade de produtoou de volume. Onde segundo PINE (1994), acustomização pode ser entendida como aflexibilidade levada ao seu extremo, na qual sebusca a capacidade de produzir produtoscustomizados com os benefícios próximos aos daprodução em massa.Conforme mostra a figura 1, acustomização impacta diretamente no
lead time
 de produção.
 
Figura 1 - Customização x Lead time
METODOLOGIA
 
Um requisito é rastreável se podemosdescobrir sua origem, a questão é comoidentificá-los de maneira natural. Logo sepropõem a utilização de um
check-list 
com asseguintes perguntas:1.
 
Porque ele existe?2.
 
Com quais requisitos ele está ligado?3.
 
Como o requisito está ligado ao produto?4.
 
Quais características do produto sãodefinidas pelo requisito?É fato que antes de rastrear, temos quedeclarar os requisitos, para isso na ÉprajáCustommer Products Corp seguimos um modelo,conforme mostra a tabela 2.
Tabela 1
Declaração de requisitos
 
 
Página 3
FERRAMENTAS UTILIZADASMatriz de rastreabilidade
Segundo PMBOK a utilização da matrizde rastreabilidade de requisitos fornece umaestrutura de gerenciamento das mudanças doescopo do produto.Essa matriz pode ser criada por editoresde texto, planilhas eletrônicas ou sistemasvoltados para essa finalidade. A figura 1 mostraum exemplo de matriz de rastreabilidade ondeos requisitos da coluna (em vermelho) sãodependentes dos requisitos da linha (em preto),por exemplo: com a alteração no Requisito 4deverá ser avaliado os impactos nas mudançasdos requisitos 2 e 3.
Tabela 2 - Matriz de rastreabilidade
Quando o rastreamento de requisitos érealizado de maneira adequada, fica explícito oimpacto de uma mudança, favorecendoestimativas mais precisas de alteração noescopo, tempo e custo e consequentemente naqualidade do produto.Segundo HOKKANEN (2001) e WIEGERS(1999) os resultados da utilização da matriz derastreabilidade são:1.
 
Certificação: As informações derastreamento podem ser utilizadas paracertificação em sistemas críticos parademonstrar que todos os requisitos foramimplementados.2.
 
Análise de impacto de mudanças: Sem orastreamento existe uma grandeprobabilidade negligenciar algum elementoimportante do sistema afetado pelamudança.3.
 
Manutenção: Um rastreamento confiávelfacilita a realização de mudançascorretamente e completamente durante amanutenção, o que melhora a produtividade.4.
 
Acompanhamento do projeto: Se os dadosdo rastreamento são apropriadamentecolhidos durante o desenvolvimento, umregistro preciso do andamento daimplementação das funcionalidadesplanejadas estará disponível. Ligaçõesausentes indicarão produtos que ainda nãoforam construídos.5.
 
Reengenharia: A definição de ligações derastreamento entre requisitos e elementosde projetos oferece um caminho paracapturar informações que podem serutilizadas para aprendizado no processo dereengenharia de um sistema existente.6.
 
Reuso: O rastreamento pode auxiliar o reusode componentes através da identificação depacotes de artefatos relacionados(requisitos, projeto, código, testes, etc.).7.
 
Redução de riscos: Documentar asinterconexões entre os componentes reduzos riscos no caso de um componente-chave,que possui conhecimento essencial sobre osistema, sair da equipe do projeto.8.
 
Teste: Com as ligações entre testes,requisitos e código, pode-se definir qualponto do sistema deve ser analisado quandoum defeito é descoberto durante arealização dos testes. Testadores aindapodem facilmente identificar quaisrequisitos estão implementados.Agora que já estamos sedentos pelaimplantação da metodologia vai a grande dica, jáque temos duas
tabelas a “Declaração derequisitos” e a “Matriz de rastreabilidade”,
porque não uni-las? A grande vantagem dessaunião é que tudo está concentrado em um únicodocumento e o requisito está sempre alí no focoprincipal podendo ser montado conformomostra a tabela 3.
Tabela 3
Declaração de requisitos + Matriz derastreabilidade
Essa metodologia é de fácil aplicação edestina-se a qualquer produto ou serviço queatendam aos critérios de adoção da ferramenta.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->