Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
18Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
direito processual do trabalho resumo de direito processual do

direito processual do trabalho resumo de direito processual do

Ratings: (0)|Views: 708 |Likes:
Published by javier_1000

More info:

Published by: javier_1000 on Apr 22, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/01/2013

pdf

text

original

 
www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo:
Direito Processual do Trabalho – Analista Judiciário –
por
Desconhecido
Resumo de Direito Processual do TrabalhoAssunto:
 
DIREITO PROCESSUAL DOTRABALHOP/ ANALISTA JUDICIÁRIO
Autor:
DESCONHECIDO
 
www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo:
Direito Processual do Trabalho – Analista Judiciário –
por
Desconhecido
CONCURSO DE ANALISTAJUDICIÁRIO
 
MATÉRIA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
1º e 2º MÓDULOS DE AULAATOS, TERMOS E PRAZOS PROCESSUAISCONCEITOS DE PROCESSO E PROCEDIMENTO.
a)
Conceito de processo:
é o meio utilizado pelo Estado para prestar a tutela jurisdicionalpretendida pela parte. A ação é o direito de pedir a tutela jurisdicional.
b)
Conceito de procedimento:
é a formalidade que obrigatoriamente se deve assumir naprática de um ato do processo. É o modo pelo qual a lei determina que o ato, ou aatividade processual seja realizada. Também é a ordem a que se deve obedecer; amarcha dos atos.
c)
Distinção entre processo e procedimento:
Enquanto o primeiro visa a composição dalide, o segundo se preocupa com o aspecto exterior dos atos processuais, com a suaforma e com o modo pelo qual eles se ligam e se sucedem.
ATOS PROCESSUAIS.a) Definição:
o aqueles que m por efeito a constituição, a conservação, odesenvolvimento, a modificação ou cessação da relação processual. Citação de Moacir Amaral Santos, que repete o teor do art. 158 da CLT. Os atos processuais integram umasérie contínua que evoluí em direção à sentença e são praticados dentro do tempo prefixadoem lei. Formam um corpo unitário à vista de um mesmo fim e encontram-se interligados, nãose admitindo o isolamento de um deles dentro do procedimento.
b) Dos atos processuais:
Os atos processuais geralmente se realizam na sede da Vara,sendo autônomos ou interdependentes. Os primeiros não dão origem aos atos posteriores;os segundos, por um nexo causal ou jurídico, ligam-se aos que os antecederam e àquelesque os vão seguir no desenvolvimento de um processo. Conseqüentemente, a anulação deum ato interdependente abrange a todos os atos a que tiverem interligados. Diz o art. 798 daCLT que anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subseqüentes que dele
 
www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo:
Direito Processual do Trabalho – Analista Judiciário –
por
Desconhecido
dependam. Entrementes, a nulidade de uma parte de um ato não prejudicará as outras, quenão tenham interligação com a mesma.
C)
Quem pratica os atos processuais:
O Juiz, as partes, o terceiro interessado, oMinistério Público do Trabalho, os auxiliares da Justiça.
d)
Da exigência do uso do vernáculo:
Em todo o ato praticado é obrigatório o uso dovernáculo( art. 158 do CPC).
e) Dos atos objetivos e subjetivos:
Existe no direito internacional duas concepções deatos. A primeira defendida por Guasp, que define como objetivos os atos de iniciativa; dedesenvolvimento que impulsionam o processo; e de instrução que compõem o conflito eextinguem o processo. Já no nosso direito adota a concepção subjetiva, dividindo osatos processuais em atos do juiz, das partes, do cartório e de terceiros.
e)
Do princípio da publicidade dos atos processuais:
Impõe o art. 770 da CLT que “ osatos processuais serão públicos, salvo quando o contrário determinar o interesse social erealizar-se- ão nos dias úteis das 06:00 às 20:00 horas”. A penhora, entretanto, poderáser realizada em domingos ou feriados, desde que autorizada pelo Juiz.
f)
Da forma dos atos processuais. N
o Direito Processual do Trabalho os atos processuaisobedecem à regra disposta no art. 154 do CPC, pela qual verificamos que os atos etermos processuais o dependem de forma determinada, seo quando a leiexpressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhepreencham a finalidade essencial.
g)
Atos processuais de responsabilidade do Juiz.
Vide art. 162 do CPC. São eles:sentença; decisão interlocutória; despachos; presidir audiências; interrogar as partes etestemunhas, etc. Sentença é o ato pelo qual o juiz põe termo ao processo, decidindo ounão o mérito da causa. Decisão interlocutória é o ato pelo qual o juiz, no curso doprocesso, resolve questão incidente. Despachos são todos os demais atos do juizpraticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte, a cujo o respeito a lei nãoestabelece outra forma.
h)
Atos processuais das partes.
Segundo Frederico Marques os atos processuais daspartes se agrupam em quatro categorias: atos postulatórios, atos dispositivos, atosprobatórios e atos reais. Com relação ao primeiro, são aqueles em que a parte pedealguma providência jurisdicional. Os segundos revelam-se como negócios jurídicosprocessuais, pelos quais as declarações de vontade tendem a produzir efeitos dentro doprocesso. Os terceiros são praticados pelos peritos ou terceiros. Os quartos são aexteriorização dos atos através dos termos. Quanto aos atos, estes devem ser assinadospelas partes( art. 772 da CLT).
DOS TERMOS PROCESSUAIS

Activity (18)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Kenedy Vicente liked this
neydeon liked this
Sharlene Nunes liked this
scripz liked this
Luis Carlos liked this
Rita Cassia liked this
Denise Lorio liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->