Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
4Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
S e i t a s e H e r e s i a s Ievy.net

S e i t a s e H e r e s i a s Ievy.net

Ratings: (0)|Views: 869|Likes:
Published by ClaudCJJ
Sobre seitas e heresias diversas.
Sobre seitas e heresias diversas.

More info:

Published by: ClaudCJJ on Apr 22, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/25/2013

pdf

text

original

 
Esta é a versão em html do arquivohttp ://www .ievy .com .br /sites /congregacoes /pq
 
G o o g l e
cria automaticamente versões em texto de documentos à medida que vasculha a web.Para criar um link para esta página ou armazenar referência a ela, use:
http://www.google.com/search?q=cach%C3%A3o+a+'marca+da+besta'+sob+o+governo+do+Anticristo+Ellen+White&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2
 
Os seguintes termos de pesquisa foram destacados:
guardam domingo aceitarão marca bestasob governo anticrist
S e i t a s e H e r e s i a s
 
O surgimento da religiosidade Gn 4:3-7
Compreender a origem e a natureza da religiosidade é básico para entendermos aextrema disseminação de seitas e ensinos falsos, não apenas em nossos dias mas emtoda a história da humanidade.Este texto espelha de uma forma clara, a maneira pela qual o espírito de religiosidadecomeçou a se manifestar entre os homens. A palavra "religião" vem do latim religio, quesignifica religar.O conceito implícito nessa palavra é o de uma tentativa do homem de "religar-se" a Deus,reatando uma comunhão rompida. Esse sentimento "religioso" é comum a todos oshomens, não importando sua origem social ou geográfica.O ser humano é um ser intrinsicamente religioso e espiritual e esse ser humano sem oconhecimento real de Deus, está aberto a aceitar qualquer outro ensino que não averdade de Deus. O homem foi feito para viver em comunhão com Deus, e na falta dessa comunhão eleexperimenta, ainda que inconscientemente, um sentimento de profunda frustração.Esse anseio é que originou na humanidade a busca religiosa. O texto que lemoscaracteriza alguns aspectos essenciais do espírito de religiosidade.Caim ofertou do que lhe sobrava enquanto Abel trouxe suas primícias (note as palavras"oferta" e "primícias", nos versículos 3 e 4).
1
 
O
espírito religioso
sempre oferta do que sobra, seja dinheiro, tempo, esforço; Caimprocurou aproximar-se de Deus por seus próprios meios, enquanto Abel, pelo meiodeterminado por Deus.Este é um dos principais motivos que levou o Senhor a rejeitar a oferta de Caim.O espírito de religiosidade sempre apresenta
uma oferta que Deus
não pediu, que éincapaz de resolver o verdadeiro problema que separa o homem de Deus: às vezes sãoobras, outras vezes são rituais mas sempre são coisas que não podem tratar adequadamente o problema do pecado.O espírito de religiosidade é sempre o espírito do farisaísmo, o qual é marcado por umaidéia elevada de si próprio, o que leva-o automaticamente a não cogitar jamais apossibilidade de ser recusado. Neste ponto, é diametralmente oposto ao espírito docristão, o qual é marcado por um coração quebrantado.No Novo Testamento, é a aproximação de Deus unicamente através de Jesus,submetendo-se ao Seu senhorio e
governo
e confiando apenas nos méritos da Sua obrarealizada em nosso favor.Não é difícil, contudo, verificar como o homem procurou seguir o caminho de Caim desdeo princípio da humanidade.
Gn 4:16,17
Caim foi tanto o iniciador da religião como o primeiro a procurar construir uma sociedadeà parte de Deus. A expressão "retirou-se... da presença do Senhor" (v.16) nos mostra queCaim optou por afastar-se de Deus, vivendo longe dEle. À partir desse homem, surgiutoda uma linha de seres humanos que não tinham consciência da pessoa de Deus, masque experimentavam o anseio inconsciente por comunhão com seu Criador, ao qual jános referimos.O mesmo espírito religioso que está por detrás de cultos como o islamismo, o animismo(adoração de espíritos, englobando todas as formas de umbanda), o espiritismo e outrasmanifestações religiosas, está também por detrás de todas as seitas e heresias quesurgiram no meio da Igreja no decorrer da história.Na verdade, o diabo é especialista em variar suas armas no ataque contra a Igreja. Adiferença entre o paganismo e o cristianismo é fácil de ser detectada, mas o mesmo nãoacontece entre o cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos.Nosso interesse aqui não é formar um painel acerca das religiões que atuam ou atuaramno mundo, mas analisar principalmente algumas heresias e seitas que surgiram no meioda Igreja. Para isso, precisamos compreender primeiramente a diferença entre "heresia" e"seita".
HERESIA
:A palavra "heresia" vem do termo grego "hairesis". E significa opinião doutrinariacontraria. Ensino contrário á Verdade contida na Palavra de Deus - a Bíblia. 
1
 
A heresia não pode ser confundida com a apostasia. O apóstata é alguém que rejeitoucompletamente a fé cristã; o herege continua vinculando-se à fé,
SEITAS
 É um grupo religioso que se separa de um grupo maior.Podemos dizer que a Seitas são o produto final das heresias.Grupo religioso, filosófico ou corrente que prega ou ensina práticas, preceitos e doutrinascontrárias à Palavra de Deus.A semelhança com o cristianismo.Todas as seitas possuem forte semelhança com a fé cristã legítima, e é justamente essasemelhança que se constitui na principal estratégia do diabo com relação a elas (veja 2Co 11:13-15).2Adeptos sinceros.As seitas são povoadas por pessoas zelosas, mas destituídas de verdadeiroentendimento (veja Rm 10:2).Nunca devemos cometer o erro de questionar a sinceridade dos adeptos de qualquer seita; no entanto, precisamos reconhecer que esse zelo extremo a que se dispõem é umacaracterística do espírito de religiosidade que age por detrás delas.
Provérbios 19.2 “Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho!” Romanos 10.2 – “Posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelonão se baseia noconhecimento”.
 
COMO RECONHECER UMA SEITA
Existem milhares de religiões neste mundo, e obviamente nem todas são certas. Opróprio Jesus advertiu seus discípulos de que viriam falsos profetas usando Seu nome, eensinando mentiras, para desviar as pessoas da verdade (Mateus 24.24).Não estamos dizendo que todos os que pertencem a uma seita são desonestos ou malintencionados. Existem muitas pessoas sinceras que caíram vítimas de falsos profetas.Para evitar que isto ocorra conosco, devemos ser capazes de distinguir os sinaiscaracterísticos das seitas. Embora elas sejam muitas, possuem pelo menos cinco marcasem comum:
Características de uma seita
(1) Elas têm outra fonte de autoridade além da Bíblia.(2) Elas acabam por diminuir a pessoa de Cristo.(3) As seitas ensinam a salvação pelas obras. Ensinam o homem a desenvolver suaprópria salvação(4) As seitas são exclusivistas quanto à salvação.(5) As seitas se consideram o grupo fiel dos últimos tempos.
1

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->