Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
29Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Plano de Aula

Plano de Aula

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 20,701|Likes:
Published by anon-951005

More info:

Published by: anon-951005 on Sep 02, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/24/2013

pdf

text

original

 
Plano de Aula
Estudando a paragrafação de verbetesenciclopédicos
Introdução
O processo de textualização requer a mobilização de conhecimentos de diversasnaturezas: os discursivos (ajuste do texto às características do contexto de produção — leitor, finalidades, portador, lugar de circulação, por exemplo); pragmáticas (ajuste dotexto às características do evento de comunicação, como um seminário, sarau, mesa-redonda, leitura dramática, entre outros); textuais (relativos à coesão e coerência dotexto, envolvendo também a paragrafação, e a pontuação); gramaticais (conhecimentosde morfologia, sintaxe, semântica, ortografia, estilística...) e notacionais (compreensãodo sistema de escrita).Evidentemente, esses conhecimentos são mobilizados concomitantemente no processode produção de um texto; no entanto, no processo de ensino, é preciso tomar cada umdeles em suas especificidades e tematizar junto aos alunos, de acordo com que for necessário aprender.A paragrafação, como um desses conteúdos, precisa ser tematizada para poder ser aprendida. Mas isso precisa acontecer de maneira a oferecer aos alunos informações que possibilitem a eles a tomada de decisão a respeito da organização interna de um texto.Essas informações referem-se, por exemplo, aos critérios que são adotados, ao longo dotexto, para separar e seqüenciar as informações. Esses critérios, por um lado,relacionam-se com as características do gênero; e, por outro, com as marcas de estilo pessoal do autor.Em um verbete enciclopédico, por exemplo, por este ser organizado no eixo do expor, e por ter a finalidade de apresentar as características de um dado objeto (país, animal,invento, por exemplo), é possível agrupar tipos de características em diferentes parágrafos. Já uma fábula, por ser organizada no eixo do narrar, provavelmente terá umaorganização relacionada mais às diferentes ações seqüenciadas no tempo e àscaracterísticas típicas de estruturação de uma narrativa (apresentação de cenário,situação inicial, complicação, resolução e desfecho). Um ensaio, diferentemente dosgêneros anteriores, costuma ter seus parágrafos organizados de modo a considerar anecessidade de apresentação da questão que busca responder, e à seqüenciação deargumentos e contra-argumentos a serem apresentados na defesa de determinada posição. Uma notícia organiza-se internamente em um eixo de relevância, sendo suasinformações agrupadas de acordo com esse critério: o que é mais relevante apresentar  primeiro ao leitor para que ele queira continuar lendo. Nesta atividade, buscar-se-á trabalhar com os possíveis critérios a serem utilizados naorganização de um verbete enciclopédico.
 
Objetivos
Possibilitar aos alunos a compreensão de que há critérios que são utilizados para aorganização de um texto em parágrafos. Criar condições para que os alunoscompreendam que os critérios de paragrafação não são fixos, podendo variar de acordocom o estilo pessoal do produtor. Oferecer informações suficientes para que os alunoscompreendam a relação existente entre critério de paragrafação, finalidades do texto esua organização interna.
Conteúdo específico
 Paragrafação.
Ano
5º ano
Tempo necessário
Uma aula de 50 minutos.
Material Necessário
Textos de estudo, folha de linguagem para reescrita, lápis, borracha.
Desenvolvimento
Orientações para o professor:a) Selecione dois verbetes de enciclopédia para serem utilizados como referência. b) Escreva o primeiro em uma folha de papel pardo; ou em uma transparência para ser utilizada no retroprojetor; ou em arquivo para ser utilizado no datashow (Word, por exemplo).Exemplo:GIRAFA Nome científico: Giraffa camelopardalisAs girafas podem ser encontradas em todo o território do Centro e do Sul do continenteafricano. Gosta de viver nas estepes e savanas, em amplos espaços, onde pode usar a suamaior arma, a velocidade.Para se defender só pode dar coices que, apesar de serem mortais se acertarem emalguém ou algum animal, são difíceis de aplicar quando corre em debandada. O fato deter de se agachar para conseguir beber água, faz com que a girafa seja extremamentevulnerável nessa altura e então os seus predadores, os leões, não perdem a oportunidade.Por esse motivo, as girafas vivem em grupos familiares que podem ter até 10 elementose, destes, um dos adultos está sempre alerta enquanto os outros descansam, bebem águaou se alimentam, e estes animais têm um olfato e visão dignos do seu tamanho!Os longos pescoços e patas das girafas permitem que estes herbívoros comam só asfolhas das copas das árvores, que são inacessíveis para outros animais, podendo aíescolher as folhas mais verdes e tenras.Uma girafa adulta pode medir 4,0 m de comprimento, 6,0 m de altura e pesar cerca de1200 kg. Nas girafas, o macho é significativamente maior e mais robusto que as fêmeas,sendo por isso relativamente fácil distingui-los.
 
O tempo de gestação das girafas ronda os 420 dias, nascendo posteriormente uma únicacria, que é amamentada pela mãe. Ao resto do grupo cabe o papel de proteger a cria dos predadores, e as pequenas girafas têm alguns, entre eles o leão, a chita, a hiena e os cãesselvagens africanos.c) Apresente o texto aos alunos e, depois, leia-o com eles, estudando seus sentidos.d) Em seguida, solicite dos alunos que indiquem o tipo de informação apresentada emcada parágrafo. Por exemplo: parágrafo tipo de informação1º Nome científico.2º Onde as girafas vivem.3º Estratégias de sobrevivência.4º Alimentação.5º Tamanho e peso.6º Procriação.e) Tematize a organização, retomando a finalidade de um verbete e relacionando oscritérios encontrados à essa finalidade.f) Depois disso, reescreva o mesmo texto, agora com uma organização de parágrafosseguindo outros critérios. Por exemplo:GIRAFA Nome científico: Giraffa camelopardalisAs girafas podem ser encontradas em todo o território do Centro e do Sul do continenteafricano. Gosta de viver nas estepes e savanas, em amplos espaços, onde pode usar a suamaior arma, a velocidade.Para se defender só pode dar coices que, apesar de serem mortais se acertarem emalguém ou algum animal, são difíceis de aplicar quando corre em debandada.O fato de ter de se agachar para conseguir beber água, faz com que a girafa sejaextremamente vulnerável nessa altura e então os seus predadores, os leões, não perdema oportunidade.Por esse motivo, as girafas vivem em grupos familiares que podem ter até 10 elementose, destes, um dos adultos está sempre alerta enquanto os outros descansam, bebem águaou se alimentam, e estes animais têm um olfato e visão dignos do seu tamanho!Os longos pescoços e patas das girafas permitem que estes herbívoros comam só asfolhas das copas das árvores, que são inacessíveis para outros animais, podendo aíescolher as folhas mais verdes e tenras.Uma girafa adulta pode medir 4,0 m de comprimento, 6,0 m de altura e pesar cerca de1200 kg.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->