Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
65Activity

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Circuitos Eletricos Industriais(Exelente VOP)PDF

Circuitos Eletricos Industriais(Exelente VOP)PDF

Ratings: (0)|Views: 9,345 |Likes:
Published by douglas_moura_8

More info:

Published by: douglas_moura_8 on Apr 30, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/01/2014

pdf

text

original

 
BR 470, Km140, Número 5342 - Sl 14 - Polo Ind. de Rio do Sul89160-000 - Rio do Sul/SC - Fone/Fax: (47) 3521 2986Email/MSN: vendas.cca@cca.ind.br - Site: www.cca.ind.br 
S
IBRATEC
Eng. estor Agostinicca@cca.ind.br
CIRCUITOS ELÉTRICOSIDUSTRIAIS
TP 2K1k3K2K1TDJ110A
VENTILADOR 
12345
INTERRUPTOR HORARIO
M
K4K4118756891011121419FT1FT1CA1
SOBRECARGA
 Nk5K3k1TP 2TP 1CA1CA1S0S0BOIA17K2k3S1K6k6S1K6k6TDJ210AK4K6231316152022212324TP 1CA119
TERMOSTATOTRAFO
42
Rio do Sul, 01 de Janeiro de 2008Editado por: CCA Materiais Elétricos Ltda
1. ITRODUÇÃO
 
BR 470, Km140, Número 5342 - Sl 14 - Polo Ind. de Rio do Sul89160-000 - Rio do Sul/SC - Fone/Fax: (47) 3521 2986Email/MSN: vendas.cca@cca.ind.br - Site: www.cca.ind.br 
S
IBRATEC
Esta apostila é uma recompilação de vários materiais existentes na internet, notas de aula edesenvolvimentos práticos feitos na empresa CCA MATERIAIS ELÉTRICOS LTDA. A idéia é apresentar,de modo muito simples, como se trabalha com montagens com acionamento por contatores, projetos de painéis, montagem física dos painéis e demais atividades relacionadas ao tema. O leitor irá verificar que, aolongo deste trabalho, a simbologia será alterada várias vezes. Isto é feito para que leitor se familiarize comtodas as simbologias, ou pelo menos com as mais comuns, existentes no mercado.Este material pertence à empresa CCA MATERIAIS ELÉTRICOS LTDA e pode ser livrementecopiado desde que citada a fonte (www.cca.ind.br).Para esclarecer qualquer dúvida o leitor poderá entrar em contato com a empresa através do e-mailcca@cca.ind.br .Também, caso alguém encontre algum erro, por favor, nos informe pelo mesmo e-mail para que possamos fazer a correção.
2. SEGURAÇA
Os bons projetos de painéis elétricos devem considerar, além do funcionamento perfeito, ascondições de segurança. Quando se fala em segurança, deve-se considerar tanto a segurança do próprio projeto quanto a da operação do painel. Há uma norma do Ministério do Trabalho que trata do assunto“segurança em instalações elétricas”, trata-se da NR10. No sitewww.cca.ind.br há uma cópia original destanorma e também uma cópia comentada por especialistas no assunto. É sempre necessário deixar dentro do painel a documentação necessária para que outros técnicos possam fazer manutenções. Essa documentaçãoinclui: esquemas, memorial descritivo, lista de peças e outros documentos que possam ser interessantes aooperador. De qualquer maneira algumas considerações importantes são as seguintes:
Segurança no projeto
: devem-se considerar todas as possibilidades que as chaves, contatores, etc podem assumir. Fazer sempre intertravamentos entre partes que o podem estar acionadassimultaneamente. Uma questão fundamental é a análise da situação em que o circuito foi desligado devido auma anormalidade (curto circuito, sobrecarga, falta de energia elétrica, etc). Nesta situação, quando a causado desligamento for removida, o sistema não pode se auto ligar em hipótese alguma. Em qualquer situaçãode desligamento deve ser necessária a intervenção do operador para religar o sistema.
Segurança na operação
: quando se fala em segurança na operação, entende-se todas as operaçõesnecessárias a própria operação e também a possibilidade de choques elétricos. Na questão de segurança nasoperações deve-se considerar o acesso às chaves, botões etc. Este acesso deve ser fácil e estar o mais longe possível das partes energizadas de potência. Uma regra básica é a seguinte: toda a operação do painel deveser externa e deve haver uma sinalização muito clara do estado em que o painel se encontra. O operador nãodeve ter necessidade de abrir a porta para efetuar nada. Dentro do painel deve haver indicações claras arespeito da voltagem, necessidade de cuidado, etc. para evitar que alguém faça alguma operação incorreta.Todas as partes energizadas devem ser protegidas por alguma tampa, que pode ser de acrílico, por exemplo.
3. TERMIOLOGIA3.1. Acionamento Manual:
 
 
BR 470, Km140, Número 5342 - Sl 14 - Polo Ind. de Rio do Sul89160-000 - Rio do Sul/SC - Fone/Fax: (47) 3521 2986Email/MSN: vendas.cca@cca.ind.br - Site: www.cca.ind.br 
S
IBRATEC
Componente mecânico de acionamento de um equipamento. Exemplo: botão de comando, alavanca,chave fim de curso, etc.
3.2. Acionamento por corrente alternada (CA):
Circuito de comando alimentado por corrente alternada. No Brasil, geralmente essa correntealternada possui freqüência de 60 Hz.
3.3. Acionamento por corrente continua (CC):
Circuito de comando alimentado por corrente contínua.
3.4. Capacidade de Interrupção:
xima corrente que um dispositivo de manobra ou protão (contator, disjuntor, chaveseccionadora, etc) pode interromper em condições definidas.
3.5. Categoria de Emprego:
Classificação dos dispositivos de comando de cargas de acordo com as finalidades para as quais são previstos. Ver emwww.cca.ind.br na área de downloads informativo técnico a esse respeito.
3.6. Curva de atuação dos disjuntores:
Curva que mostra a forma como os disjuntores atuam sob uma sobrecarga ou sob um curto circuito.Para os disjuntores DIN as curvas podem ser B, C ou D. Para os disjuntores caixa moldada existem curvasespeciais de atuação. Ver emwww.cca.ind.br na área de downloads informativo técnico a esse respeito.
3.7. Circuito auxiliar ou de comando:
Circuito por onde são acionados os dispositivos de manobra. Pode ser usado para fins de medição,comando, travamento e sinalização.
3.8. Circuito principal:
Circuito formado pelas partes mais importantes, incluindo os contatos principais, destinados aconduzir a corrente de operação.
3.9. Contato:
Parte de um dispositivo de manobra, através da qual um circuito é ligado ou interrompido:
Contato NF ou NC (Normalmente Fechado): Contato que na posição de repouso está fechado equando sofre a ação de uma força abre.
Contato NA ou NO (Normalmente Aberto): Contato que na posição de repouso está aberto equando sofre a ação de uma força fecha.
Contato auxiliar:
-
Contato inserido em um circuito auxiliar e operado mecanicamente pelo contator.
Contato de retenção: É um contato auxiliar do contator, que tem a finalidade de manter aalimentação da bobina do contator. Este contato é ligado em paralelo com o botão de ligação docontator.
Contato principal:
-
Contato no circuito principal de um dispositivo de manobra;- Contato inserido no circuito principal de um contator, previsto para conduzir na posiçãofechada, a corrente desse circuito.
3.10. Corrente de curto-circuito:

Activity (65)

You've already reviewed this. Edit your review.
RANDERO liked this
Felipe Pereira added this note
Taa paulaadooo
1 thousand reads
1 hundred reads
anibalice liked this
igor_capelo1396 liked this
Michel Santos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->