Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
30Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
RESUMO 1 Origem Da Filosofia

RESUMO 1 Origem Da Filosofia

Ratings: (0)|Views: 12,474 |Likes:
Published by Mayara Ferreira
Este resumo faz parte de uma série de resumos que fiz e estou fazendo para os alunos do 1º período do curso de Direito da Facudade Maurício de Nassau que frequetam a minha monitoria de Filosofia Geral e do Direito.
Este resumo faz parte de uma série de resumos que fiz e estou fazendo para os alunos do 1º período do curso de Direito da Facudade Maurício de Nassau que frequetam a minha monitoria de Filosofia Geral e do Direito.

More info:

Categories:Types, Research, Law
Published by: Mayara Ferreira on Apr 30, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/11/2014

pdf

text

original

 
Monitoria de Filosofia Mayara Ferreira Página 1
Monitoria de Filosofia Geral e do Direito
 Mayara Ferreira
#CONCEITOS E DEFINIÇÕES
 A palavra ³Filosofia´ aparece na Grécia do século VI a.C. nos escritos dePitágoras, eu não querendo definir-se como ³sábio´ - em grego ³SOPHOS´-prefere autodenominar-se ³Filos-sophos´- ou seja, ³amigo do saber´, aquele que busca a sabedoria, para ele uma denominação mais humilde e fiel à sua posturade tentar compreender a realidade do seu tempo. A palavra ³Filosofia´ formou-se da junção de ³Filos-filia´ que significa ³amigo´ e ³Sofia´ que é ³sabedoria,saber´. No século V a.C. o filósofo Heráclito define melhor o conceito original do vocábulo FILOSOFIA, para ele, a ³busca da compreensão da realidade total´. Ouseja, a filosofia é um esforço racional para a apreensão da realidade.
#ORIGEM DA FILOSOFIA 
 A Filosofia nasceu em Mileto na Grécia e os fatores que contribuírampara o seu surgimento foram:*Fatores Geográficos: solo pobre*Fatores tecnológicos: navegação, moeda*Fatores Culturais: mitologia, antropomorfismo*Decadência do mito como forma de conhecimento
#PERÍODO COSMOLÓGICO
Os primeiros filósofos são chamados de Pré-Socráticos, não existemlivros deles, só fragmentos (Doxografia). Esses filósofos são chamados de³FÍSICOS´ e este primeiro período chama-se ³COSMOLÓGICO´ porprocurarem o princípio primordial constitutivo da natureza, que em grego é³PHYSIS´. A filosofia dos físicos é portanto uma Filosofia materialista empíricasobre a origem e o princípio primeiro, o princípio constitutivo da realidade, a³ARKÉ´ . Todos os primeiros filósofos buscam a Arké e para encontrá-la fazemuma indagação que é a pergunta cosmológica: ³O QUE É O MUNDO?´. Vejamos quais são estes filósofos pioneiros...**
ESCOLA JÔNICA**
*
TALES DE MILETO (625-558 a.C.)
 
 
Monitoria de Filosofia Mayara Ferreira Página 2
É considerado o Pai da Filosofia. Tales era um homem muito curioso, eramatemático, geômetra, comerciante e político. Também era um homem muito viajado. Nos seus estudos concluiu que a origem do universo e de tudo o queexiste está na ³ÁGUA´, que para ele é o elemento primordial, a Arké.Tales inicia a Filosofia através do modo com ele responde a perguntacosmológica.Mas, há um problema, Tales se desvia da pergunta cosmológica, eleresponde de que é feito o mundo e não o que é o mundo.
*ANAXIMANDRO DE MILETO (610-546 a.C.)
 Para ele o universo era composto de água, ar, terra e fogo. Mas havia umelemento fundamental, que não podemos determinar que ele chamou de ÁPEIRON.Toda e qualquer qualidade eu existe no mundo possui um oposto. E a Arké não pode ter qualidades. Ele conclui que o elemento originário de tudo oque existe é este ³INDERTEMINADO-INFINITO´. Esta é a filosofiacosmológica. Do ³ápeiron´ decorre o quente e o frio, a terra e o ar.
*ANAXÍMENES
Foi o terceiro grande representante da tradição primeira da Filosofia. Eleconcorda com Anaximandro que a Arké não pode ter qualidades, entretantodiscorda do caráter abstrato do Ápeiron. Afirmou que o elemento que dá origema tudo é o ³AR´. Para ele, as partículas da matéria são formadas de ar e ummovimento de condensação e rarefação incessante e sempre antagônico dáorigem aos corpos mais sólidos e flácidos. O ar anima e dá vida a todo ouniverso, é a ³alma´ de tudo, de todos os corpos.Depois de Anaxímenes, a Escola Jônica não teve mais nenhum seguidor.**
ESCOLA PITAGÓRICA***PITÁGORAS
Pitágoras era também matemático, procurava fazer uma Filosofiauniversalista. Sua grande contribuição se mantém na construção de umaFilosofia eivada de elementos matemáticos. Para ele os números são entidadesconstitutivas e ordenadoras da realidade. A Arké para ele era os ³NÚMEROS´.Para ele a realidade era numérica, matemática. Mas ele errou porque a realidadenão é matemática e sim matematizável. (Dificuldade epistemológica)
 
Monitoria de Filosofia Mayara Ferreira Página 3
**ESCOLA ELEÁTICA***XENÓFANES DE COLAFÃO
Critica a religião grega, ele era monoteísta. Ele dizia que foram oshomens que criaram os deuses gregos e critica o antropomorfismo na religião,ele dizia que Deus não tem forma de homem. Descrevia Deus como a perfeição,ele achava absurdo os defeitos dos deuses gregos. Se Deus é perfeito e ele criou omundo, o mundo deveria ser perfeito. Para ele tudo tem origem da combinaçãoentre TERRA (Arké) e a água, animados por um ³espírito´.
*PARMÊNIDES DE ELÉIA 
É o principal filósofo desta escola. Afirma que o ser é imóvel, imutável,eterno e infinito. Para ele as coisas não mudam, apenas aumentam emquantidade e repetem-se infinitamente Tudo de reduz a um ciclo monótono. A mudança é impossível. A natureza não se transforma nada muda tudo semprepermanece igual.Para ele há dois caminhos que o filósofo pode seguir:- o caminho da verdade (aletéya), imutável e perfeita. O caminho do inteligível,do Ser.-o caminho da opinião (doxa), que se confunde com a confusa experiênciaindividual das realidades sensíveis é o caminho do Não-Ser, dominado pelomovimento.Para ele a verdadeira atitude filosófica é não deixar se enganar pelossentidos. Só é verdadeiro aquilo que é produzido pelo puro exercício dopensamento, pois ³pensar é ser´. Para ele a Arké é ³SER´.O movimento é impossível, pois implica na passagem do não-ser para oser. Assim, o verdadeiro ser é imóvel, uno e eterno. Com estas teses inauguram-se as categorias racionais do pensamento grego, destruindo pouco a pouco arealidade de suas pesquisas. A Filosofia passa a trabalhar ao nível dos conceitosabandonando pouco a pouco uma interpretação materialista da natureza, dohomem e do universo. Ele é, portanto, considerado o primeiro filósofometafísico.Parmênides acaba afirmando tudo ao contrário das conclusões deHeráclito, que veremos a diante. Esta contradição perdura na Filosofia, umadando origem ao idealismo e à compreensão idealista do mundo, e outra dandoorigem ao materialismo e compreensão materialista do universo.

Activity (30)

You've already reviewed this. Edit your review.
Saane Lira added this note
muito bom
1 thousand reads
1 hundred reads
Marcos Mateus liked this
Iury Mendes liked this
Denise Oliveira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->