Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
RESUMO ETICA

RESUMO ETICA

Ratings: (0)|Views: 2,538|Likes:
Published by Luciane Xavier

More info:

Published by: Luciane Xavier on May 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/16/2013

pdf

text

original

 
CURSO DE ÉTICA JURÍDICAÉTICA GERAL E PROFISSIONAL
RESUMO E DISCUSSAO EM SALA DE AULAÉTICA = ETHOS, EM GREGO E MOS, EM LATIM, QUEREM DIZER COSTUME. A ÉTICA SERIA UMATEORIA DOS COSTUMES, OU MELHOR, A ÉTICA É A CIÊNCIA DOS COSTUMES.
ÉTICA
 EXPRESSÃO PAUTADA NA AÇAO HUMANA. É NA BALANÇA ÉTICA QUE SE DEVEMPESAR AS DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS, PARA MEDIR-LHES A UTILIDADE, A FINALIDADE, ODIRECIONAMENTO, AS CONSEQUENCIAS, OS MECANISMOS, OS FRUTOS...
CONCEITO
ÉTICA CARACTERIZADA POR HÁBITO OU CONVENCIMENTO QUE DEMANDA DO AGENTE,TRADUZIDA POR LIBERDADE DE UMA CONDUTA LIVRE E AUTÔNOMA, POR CONVICÇÃOPESSOAL, INSUSCETÍVEL DE COERSÃO, MAS QUE PODE VIR A SER INFLUENCIADA POR VALORESFAMILIARES E SOCIAIS.
OBJETO DE ESTUDO
 A ÉTICA TEM POR OBJETO DE ESTUDO A AÇÃO HUMANA, SEJA PARA A COMPREENSÃO DOHOMEM EM SI, SEJA PARA A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DE SEUS FENÔMENOS.A AÇÃO HUMANA TRATA-SE DE UMA DETERMINADA MANIFESTAÇÃO DE COMPORTAMENTO;UM CONJUNTO DE INTENÇOES;A ÉTICA ESTUDA AS RELAÇOES ENTRE O INDIVÍDUO E O CONTEXTO EM QUE ESTÁ INSERIDO.SÃO FENÔMENOS ÉTICOS TODOS OS ACONTECIMENTOS QUE OCORRAM NAS RELAÇÕESENTRE O INDIVÍDUO E O CONTEXTO.DENTRE AS POSSÍVEIS ESPÉCIES DE AÇAO HUMANA, HÁ QUE SE PRIORIZAR A AÇÃO MORAL,QUE TEM HAVER COM UMA DETERMINADA FORMA DE SE CONDUZIR ATITUDES DE VIDA. APOSSIBILIDADE DE DECIDIR QUAL A MELHOR FORMA DE CONDUZIR A PROPRIAPERSONALIDADE EM INTERAÇAO (FAMILIAR, GRUPAL, SOCIAL...) É UMA LIBERDADE DA QUALFAZ USO TODO SER HUMANO; A ÉTICA É A CAPACIDADE COLIGADA COM A LIBERDADE.
A ÉTICA DEMANDA DO AGENTE:
 
CONDUTA LIVRE E AUTONOMA: O ATO OU CONDUTA PARTE DA LIVRE CONDUTA DOAGENTE;
 
CONDUTA DIRIGIDA PELA CONVICÇÃO PESSOAL: O AUTO CONVENCIMENTO É OEXERCÍCIO QUE TRANSFORMA IDEIAS COMO UM TODO E PODE SER INFLUENCIADAPOR VALORES FAMILIARES E SOCIAIS;
 
CONDUTA INSUSCETÍVEL DE COERSÃO: A CONDUTA É FEITA POR LIVRECONVENCIMENTO DO AGENTE DENTRO DE REGRAS E COSTUMES SOCIAIS E NÃO
 
IMPOSIÇÃO DE NORMAS JURÍDICAS; É O HÁBITO OU COMPORTAMENTO PESSOALDECORRENTE DA NATUREZA OU DAS CONVENÇOES SOCIAIS OU DA EDUCAÇÃO;A PRÁTICA ÉTICA DEVE REPRESENTAR A CONJUGAÇÃO DE ATITUDES PERMANENTES DE VIDA,EM QUE SE CONSTRUAM INTERIOR E EXTERIORMENTE, ATITUDES GERENCIADAS PELA RAZÃOE ADMINISTRADAS PERANTE OS SENTIDOS, OU SEJA, É O CHAMADO BOM PROCEDER,CONSTATADA NO ESFORÇO MÍNIMO PARA CONTER TODA E QUALQUER CONDUTA CAPAZ DELESAR O PATRIMONIO DE OUTREM SEJA ELE ESPIRITUAL, MATERIAL, INTELECTUAL E AFETIVO.PARA ALGUNS DOUTRINADORES O SABER ÉTICO ESTAR BASEADO NA RETIDÃO DA CONDUTAHUMANA, NÃO SIMPLESMENTEN O ESTUDO DAS VIRTUDES OU NO ESTUDO DO BEM, MAS NOESTUDO DE AÇOES E HÁBITOS HUMANOS, ONDE NELES ESTÃO INSERIDOS VIRTUDES E VICIOS EAS HABILIDADES PARA LIDAR UNS COM OS OUTROS.AUTOR KORTE DO LIVRO INICIAÇÃO À ETICA DIZ QUE VÍCIOS E VIRTUDES ESTÃORELACIONADOS COM MORALIDADE E COSTUMES. ENQUANTO ATUA SEJA DE ACORDO COMVIRTUDES E VICIOS PROCEDE ETICAMENTE. SE OS COSTUMES INDICAM A PRATICA DAVIRTUDE, E ELE PRATICA O VICIO, ESTÁ AGINDO CONTRA A MORAL, MAS A RIGOR NÃO ESTÁAGINDO CONTRA A ÉTICA, MAS CONTRA AS REGRAS QUE SÃO RECOMENDADAS PELOSCONHECIMENTOS TRAZIDOS PELA ÉTICA.A ÉTICA NÃO É UM CÓDIGO, NEM UM CONJUNTO DE REGRAS E NEM É SO O ESTUDO DOCOMPORTAMENTO OU DE SUAS REGRAS, NORMAS E LEIS. É UM CAMPO DE CONHECIMENTO,EM QUE À MEDIDA QUE AVANÇAMOS, SÃO FEITAS DESCRIÇÕES, CONSTATAÇÕES, HIPÓTESE,INDAGAÇOES E COMPROVAÇÕES.MORAL ESTÁ RELACIONADA AO USOS, COSTUMES, HABITOS E HABITUALIDADEA ÉTICA É CONSIDERADA FILOSOFIA, FILOSOFIA PRÁTICA QUE TEM POR CONTEÚDO O AGIRHUMANO.A CIÊNCIA NÃO SERIA CAPAZ DE DAR CONTA DO ESTUDO DA ETICA POR SER UM OBJETO DEESTUDO POR TAMANHO COMPLEXO, UMA VEZ QUE A AÇÃO HUMANA ESTÁ EM PROFUNDOMOVIMENTO.A ÉTICA COMO FILOSOFIA MORAL, É O RAMO DA FILOSOFIA QUE ESTUDA E AVALIA ACONDUTA HUMANA E O CARÁTER HUMANOS Á VISTA DOS CONHECIMENTOS, DASTRADIÇÕES, DOS USOS E COSTUMES.A ÉTICA É UMA DISCIPLINA NORMATIVA, NÃO POR CRIAR NORMAS, MAS POR DECOBRI-LAS EELUCIDA-LAS, MOSTRANDO ÀS PESSOAS OS VALORES E PRINCÍPIOS QUE DEVEM NORTEAR SUAEXISTENCIA. A ÉTICA APRIMORA E DESENVOLVE SEU SENTIDO MORAL E INFLUENCIA ACONDUTA.
 
DIVISÕES DA ÉTICA
: COMO SABER FILOSOFICO PODE SER DIVIDIDA EM:1.
 
ETICA NORMATIVA: DETÉM O ESTUDO DAS NORMAS MORAIS ESPALHADAS PELASOCIEDADE;2.
 
ETICA METAÉTICA: ESTUDA E AVALIA A ÉTICA NORMATIVA
CORRENTES DE PENSAMENTO ACERCA DA ÉTICA:
1.
 
ÉTICAS NORMATIVAS TELEOLÓGICAS (EUDEMONISTAS E HEDONISTAS)A ÉTICA DEVE CONDUZIR A UM FIM NATURAL OU À FELICIDADE, OU AO BEM-ESTAR2.
 
ÉTICAS NORMATIVAS DEONTOLOGICASOBEDIENCIA À ETICA PELA CONSCIENCIA DO DEVER E RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL ESOCIAL.OUTRA DISTINÇAO A SER FEITA ACERCA DA ÉTICA É A SUA DIVISÃO EM DOIS GRANDESRAMOS:1.
 
ÉTICA GERAL  ANÁLISE E ESTUDO DAS NORMAS SOCIAIS, CORRESPONDENDO AOCONJUNTO DE PRECEITOS ACEITOS NUMA DETERMINADA CULTURA, EPOCA E LOCAL,NÃO PELO CONSENSO, MAS PELA MAIORIA PREDOMINANTE.2.
 
ETICA APLICADA OU PROFISSIONAL - APRECIAÇÃO DE NORMAS MORAIS E CÓDIGOSDE ÉTICA ESPECIFICAMENTE LOCALIZÁVEIS NA SOCIEDADE.
FINS DA AÇAO ÉTICA
CONDUZIR A AÇÃO HUMANA NA BUSCA DO MELHOR, COMO SENDO A FINALIDADE PARA OCOMPORTAMENTO HUMANO.INCLUSIVE À ETICAS QUE APREGOAM O SUICIDIO COMO FORMA DE POR FIM AOSTORMENTOS MATERIAIS COM VISTAS PARA O MELHOR.HÁ CONTROVÉRSIAS ENTRE AS DOUTRINAS ÉTICAS QUE DIVERGEM NÃO SOBRE O QUE SEJAÉTICA, MAS QUANTO AO CONTEUDO DA BUSCA ÉTICA. O MELHOR É UMA EXPRESSAOABERTA QUE DETERMINA ENTENDIMENTOS DIVERSOS.DIANTE DESSE ESTUDO COMPREENDE-SE QUE A ÉTICA CAMINHA COM O SER HUMANO DESDEOS PRIMORDIOS, ONDE É POSSIVEL AFIRMAR QUE O SER HUMANO TEM EM SUAS MÃOS OSEU DESTINO: PODE CONSTRUIR-SE OU PERDER-SE, DEPENDENDO DO RUMO QUE ELEIMPRIME ÀS SUAS DECISÕES E AÇÕES AO LONGO DA VIDA.ÉTICA PODE SER ENTENDIDA COMO O DIRECIONAMENTO DA VIDA, DOS COMPORTAMENTOSPESSOAIS, E DAS AÇOES COLETIVAS.

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Fabio Joel liked this
Flávio Mendes liked this
eduardkota liked this
Camila Queiroz liked this
Renato Muassab liked this
Sheron Di liked this
Luciano Jose liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->