Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
31Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
resumo de anatomia

resumo de anatomia

Ratings: (0)|Views: 5,115|Likes:
Published by Rodyfisioterapia

More info:

Published by: Rodyfisioterapia on May 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/28/2013

pdf

text

original

 
77777
aula
MIOLOGIA - PARTE 1
META
Apresentar conhecimentos teóricosacerca da constituição efuncionamento dos músculos.
OBJETIVOS
Ao final desta aula o aluno deverá:conhecer a definição de músculo;descrever as funções dosmúsculos;conhecer os tipos de músculos;identificar os componentesanatômicos dos músculosesqueléticos e do tecidoconjuntivo;conhecer a classificação dosmúsculos;
PRÉ-REQUISITOS
Conteúdo da aula “Artrologia”.
(Fonte: http://www.fm.usp.br).
Karina Conceição Gomes Machado Araújo
 
Elementos de Anatomia Humana
112
INTRODUÇÃO
O
sistema muscular é capaz de efetuar imensa varieda-de de movimento, sendo que todas as contraçõesmusculares são controladas e coordenadas pelo cérebro. E existeuma enorme variedades de músculos, dos mais variados tamanhos e formatos, e cada um tema sua disposição conforme o seu local de ori-gem e de inserção. Temos, aproximadamente,212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal.Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual se divide emmuitos ramos para poder controlar todas as células do músculo.
O discóbulo de Míron 
(Fonte: http://lproweb.procempa.com.br).
 
77777
aula
Miologia - Parte 1
113
MÚSCULOS
M
úsculos são estruturas individualizadas que cruzamuma ou mais articulações e que, pela sua contração,são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado porcélulas especializadas, denominadas fibras musculares, cuja ener-gia latente é ou pode ser controlada pelo sistemanervoso. Os músculos são capazes de transfor-mar energia química em energia mecânica.
“FUNÇÕES” DOS MÚSCULOS
a) produção dos movimentos corporais: movimentos gerais docorpo, como andar e correr.b) estabilização das posições corporais: a contração dos múscu-los esqueléticos estabiliza as articulações e participa da manu-tenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.c) regulação do volume dos órgãos: a contração sustentada dasfaixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir asaída do conteúdo de um órgão oco.d) movimento de substâncias dentro do corpo: as contraçõesdos músculos lisos das paredes dos vasos sangüíneos regulam aintensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem moveralimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os múscu-los esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do san-gue para o coração.e) produção de calor: quando o tecido muscular se contrai eleproduz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo éusada na manutenção da temperatura corporal.
TIPOS DE MÚSCULOS
a) músculos estriados esqueléticos: contraem-se por influênciada nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscularesquelético é chamado de estriado porque faixas claras e escuras(estriações) podem ser vistas ao microscópio óptico.

Activity (31)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Edivnia liked this
Edilma Alves Alves added this note|
Dilma voxe e inxirida kkkkk Flaviana
Edilma Alves Alves added this note|
DILMA voxe é feia kkkkkk flaviana
carolineaugusta liked this
Patrícia Sofia liked this
SanchezB2 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->