Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
P. 1
A Geografia Do Batuque

A Geografia Do Batuque

Ratings: (0)|Views: 3,187 |Likes:
Published by Mario Filho

More info:

Published by: Mario Filho on May 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/20/2013

pdf

text

original

 
JAQUES, André Porto; Orientação de HEIDRICH, Álvaro Luiz.
A GEOGRAFIA DO BATUQUE:ESTUDOS SOBRE A TERRITORIALIDADEDESTA RELIGIÃO EM PORTO ALEGRE – RS.
ANDRÉ PORTO JAQUES
Monografia apresentada como requisitoparcial à obtenção do título de Bacharelem Geografia junto ao Instituto deGeociências da Universidade Federal doRio Grande do Sul.Orientador:Professor Dr. Álvaro Luiz Heidrich.Banca examinadora:Professora Dra. Rosa Maria Vieira MedeirosProfessor Dr. Nelson Rego.
Porto Alegre, julho de 2005
.
 
 2Dedico este trabalho aos meus OrixásOgum Onira e Oyá Niké.Pai, Olodum não poderia ter feito melhorescolha, obrigado por tudo.
 
 3
AGRADECIMENTOS
Gostaria de agradecer a minha esposa, Yalorixá Tânia de Oxum, por todo empenho,esforço e dedicação. Sem teu carinho, tua força e tua sabedoria religiosa, este trabalho nãoteria sido concretizado. A Mãe Oxum, toda paz e alegria do meu lar, e aos meus filhos eafilhados, por todo amor e felicidade que me proporcionam a cada dia.Meus pais e familiares que incentivaram meus sonhos, e acreditaram que umacriança nascida numa família de pequenos agricultores e de pai chofer de ônibus, poderiaser acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pai Artidor, tuas noites emclaro ao volante de um ônibus, e tua concepção de que o lugar dos seus filhos era dentro daescola, e não trabalhando em sub-empregos; fizeram do senhor mais que um pai para mim,que temia vê-lo vítima do trânsito, és meu pai-herói. Tio Artino (póstuma), foram as aulassobre mapas, na luz fraca de um lampião, naquela casinha no interior de Boa Vista doCadeado, que despertaram em teu sobrinho o gosto pela Geografia, lamento não receber oteu abraço neste dia.Professor Eloir Calegari, por permitir que eu freqüentasse as aulas no seu cursinhopré-vestibular, mesmo sabendo que eu não teria dinheiro para lhe pagar.Babalorixá Gelsinho de Xangô, eu então com 17 anos, morando na Casa doEstudante da UFRGS e longe da família, não teria vencido sem o apoio teu e destemaravilhoso Orixá que te rege.Mãe Sueli de Xangô, tua mão e de meus padrinhos Jorginho de Oxalá e Nanci de Oxum,foram leves, e me fizeram forte para o mundo; obrigado por me acolherem no seu Ilê, e aoPai Xangô Aganjú por me guiar através do seu Axé, teu filho-de-santo há de te trazer muitoorgulho.Agradeço ao Prof. Álvaro Heidrich que aceitou o convite e o desafio de me orientar nestetrabalho, abrindo os caminhos da Geografia Cultural na UFRGS.Em especial ao Prof. Nelson Gruber, que foste mais que um incentivador, foste um grandeamigo que não permitiu que seu aluno, então cobrador de ônibus, abandonasse o curso.Hoje profissionalmente colho os frutos de teus ensinamentos meu amigo. Ao meu colega deprofissão na época, motorista Teixeira e sua esposa Vera, que muito me incentivaram eajudaram, também o meu agradecimento.Por fim, agradeço a todos os meus verdadeiros amigos, pessoas a quem eu amo também eque me ajudaram não apenas a superar barreiras, mas a acreditar que eu era capaz devencer, que eu saberia como fazer. A todos que me acompanharam e que hoje não maisconvivemos diariamente, e que sinto saudades.Ter cursado a disciplina de Geografia Cultural pode não ter sido mera coincidência, poisfoi justamente nesta disciplina que me realizei como futuro geógrafo, somando a ciência aminha religiosidade.

Activity (29)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
karlasambugaro liked this
Regina Guigou liked this
Raphael Pardo liked this
Joao Divino liked this
eupgrs liked this
Joao Divino liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->