Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
PROJETO INTERDISCIPLINAR

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Ratings: (0)|Views: 4,160 |Likes:
Published by iranypires_m

More info:

Published by: iranypires_m on May 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/08/2013

pdf

text

original

 
PROJETO INTERDISCIPLINAR 11.IDENTIFICAÇÃO:
SÉRIE: 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2.TEMA:
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDISAGEMDA CRIANÇA.
3.SUBTEMAS:
FamíliaEscolaCriança
4.JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, éconsiderado um componente importante para o desempenho ideal das instituições deensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por issose faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança emtodo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
5. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processoensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento doaluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e ocomportamento escolar;Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
7.DESENVOLVIMENTO:
Conversação;Filmes;Cantigas de rodaHistórias;Músicas;Contos;Passeio na casa dos alunos;Promover jogos;Piquenique;Conversação sobre a família;Origem do nome;Álbum do nome;Pesquisa da família montando a árvore geanológica;Trazer fotografias da família;
 
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;Ajudante do dia;Corpo humano;Cuidado com as coisas alheias.
7.1- Metodologia:
Adaptar filmes sobre a família;Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindodo tema;Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturasfamiliares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão…;Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também emcasa.
7.2- CONTEÚDOS:
Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recortem de palavrasrelacionadas com o tema, leitura de textos complementares;Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemasHistória e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais dacriança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cadaaluno;Ciências; higiene e corpo humano;Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltarem a importância do trabalho emgrupo e o respeito ao próximo.
8.ATIVIDADES:
Releitura de filme sobre a família;Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtosde higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letracomeça…, quantidade de letras etc);Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.
9.AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse edesenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
 
A Alfabetização e o Letramento com apoio das Tecnologias de Informação eComunicação
Mirian Abreu de Souza Amaral
Iniciação científica: Reflexões pedagógicas à luz do método científico
Mirian Abreu de Souza Amaral -Diretora da EMEI “Antonio Guedes deAzevedo” Bauru – SP. Formada em Pedagogia pela Universidade do SagradoCoração – Bauru - SP
JUSTIFICATIVA
O objeto de pesquisa aqui selecionado encontra relencia ao oferecer respaldo teórico-científico aos que estão dispostos a discutir a questão dainclusão digital de crianças desde a mais tenra idade. Assim parte-se de umaperspectiva voltada para o desenvolvimento de um processo contínuo eprazeroso, no que se refere à construção das habilidades de leitura e escritados pequenos, minimizando o problema do fracasso escolar.

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Raphael Silva liked this
Elubela liked this
luladecastro liked this
fernol liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->