Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
2010 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 3º Ano - Física - Vol. 3

2010 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 3º Ano - Física - Vol. 3

Ratings: (0)|Views: 1,781 |Likes:
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas.
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas.

More info:

Published by: Anderson Guarnier da Silva on May 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/10/2013

pdf

text

original

 
1
Caro Professor,Em 2009 os Cadernos do Aluno foram editados e distribuídos a todos os estudantes darede estadual de ensino. Eles serviram de apoio ao trabalho dos professores ao longo detodo o ano e foram usados, testados, analisados e revisados para a nova edição a partir de 2010.As alterações foram apontadas pelos autores, que analisaram novamente o material, por leitores especializados nas disciplinas e, sobretudo, pelos próprios professores, que postaram suas sugestões e contribuíram para o aperfeiçoamento dos Cadernos. Notetambém que alguns dados foram atualizados em função do lançamento de publicaçõesmais recentes.Quando você receber a nova edição do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analiseas diferenças, para estar sempre bem preparado para suas aulas. Na primeira parte deste documento, você encontra as orientações das atividades propostas no Caderno do Aluno. Como os Cadernos do Professor não serão editados em2010, utilize as informações e os ajustes que estão na segunda parte deste documento.Bom trabalho!Equipe São Paulo faz escola.
 
2
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1OBJETOS QUE COMPÕEM O NOSSO MUNDO: SEMELHANÇAS EDIFERENÇAS
Caderno do Aluno de Física – 3
ª
série – Volume 3
Problematizando e classificando
Página 4
As respostas e orientações relativas a todas as perguntas propostas nos roteiros deatividades são apresentadas no Caderno do Professor. Novas respostas serão inseridasno caso de existirem novas questões ou questões modificadas!
Páginas 5 - 6
Vimos que, se o núcleo de um átomo de hidrogênio fosse do tamanho da cabeça deum alfinete (1 mm), então o elétron estaria, aproximadamente, a uns 70 metros dedistância. Assim, podemos escrever a seguinte relação de proporção:
vizinhododistânciacasadatamanhomm
70101
3
.Então, sabendo o tamanho da casa (“núcleo do átomo de hidrogênio”), pode-se obter a distância do vizinho (“o elétron”).Assim, supondo o “raio” de uma casa com 10 m, temos:
vizinhododistânciammm
1070101
3
 Distância do vizinho =
mmmm
53
107101070
= 700 000 a 700 km
 
3
Página 7
Cálculo do volume com raio obtido pela tabela de Sargent-Welch.Supondo o formato de uma esfera temos:
3
34
 
 
3293103
1015,1)104,1( 34
m
e
 
 Podemos verificar que com ambos os métodos os valores encontrados têm a mesmaordem de grandeza.
Página 7
1. A transparência e opacidade são características que dependem da configuraçãoespacial dos átomos que compõem os materiais, isto é, além de pensarmos em qualelemento químico constitui um material, devemos pensar em como estes elementosestão organizados.2. A classificação se vincula com informações comuns a todos os átomos de umdeterminado material, por exemplo, número de elétrons, número de prótons e denêutrons etc.3. O estado físico de um corpo está associado com o potencial de ligação entre seusátomos e moléculas. Usando a água como exemplo, tem-se que no estado sólido(gelo), o potencial de ligação é representado como se as moléculas fossem ligadas por uma mola: elas podem vibrar em conjunto, cada qual em uma posição deequilíbrio. No estado líquido, esse potencial é mais fraco, mas ainda suficiente paramanter as moléculas ligadas umas às outras a maior liberdade de movimentaçãoexplica a fluidez da água. No estado gasoso (vapor), o potencial de ligação entre asmoléculas pode ser considerado nulo e por isso uma molécula pode se movimentar de forma independente da outra.4. Basta lembrar que uma cabeça de alfinete tem 1 mm = 10
-3
m
 
e que na espessura deuma folha de papel A4 (75 g/cm
3
), há, aproximadamente, 1 000 000 de átomos.Logo, se um átomo fosse do tamanho de uma cabeça de alfinete, a espessura da folhade papel teria:
kmmm
10001100000001
3
.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->