Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
14Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
2010 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 3º Ano - Língua Portuguesa e Literatura - Vol. 2

2010 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 3º Ano - Língua Portuguesa e Literatura - Vol. 2

Ratings: (0)|Views: 9,133|Likes:
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas.
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas.

More info:

Published by: Anderson Guarnier da Silva on May 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

01/02/2013

pdf

text

original

 
GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa 3
a
série – Volume 2
1
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
VIDAS SECAS
: REALIDADE PRESENTE
Para começo de conversa
Páginas 3 - 4
1.a) Professor, verifique se os alunos conhecem a expressão “pau de arara”, quedesigna caminhões adaptados para o transporte de passageiros. Neles, tábuas queservem como bancos são colocadas na carroceria e uma lona é usada como cobertura.b) Cariri é uma região do Ceará ( formada por municípios).2. Tema central: seca no Nordeste.3. Acepção 3: caminhão que transporta retirantes nordestinos.4. Alternativa a.5. Resposta pessoal, porém é preciso verificar a adequação das respostas dadas eprocurar direcioná-las para uma reflexão sobre problemas sociodemográficos.6. Alternativa d.7. Alternativa d.
Páginas 4 - 5
1. Professor, verifique se o aluno relaciona conhecimento gramatical e interpretaçãotextual.2. Professor, verifique se a resposta está certa.
 
GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa 3
a
série – Volume 2
2
Vidas secas
e o poder da palavra
Páginas 4 - 6
1.a) Resposta pessoal, porém verifique se os alunos conhecem o romance e seconseguem extrair significados e interpretações interessantes, utilizandoprodutivamente as informações presentes no título.b) Observe como os alunos interpretam as informações das diferentes linguagens eas relacionam para obter uma ideia geral da obra em questão.2.a) Esse breve trecho nos diz que Fabiano se relaciona com Sinhá Vitória e com osmeninos, os quais, quando crescessem, seriam “brutos” como o pai, guardando resese sendo pisados por um soldado. Guardar reses é atividade de vaqueiro e ser pisadonão deixa ninguém feliz.b) Resposta pessoal, porém é preciso identificar as dificuldades gerais e retomarpontos que não foram bem compreendidos.c) Resposta pessoal. Observar a sensação de desalento em que os dois se encontram,procurando um sentido maior para a vida. E o fato de que eles se veem obrigados afugir de seu lugar de origem.3. O termo
também
em “Fabiano também não sabia falar” aproxima Fabiano do
 papagaio
, sobre o qual se diz: “Na beira do rio haviam comido o papagaio, que nãosabia falar. Necessidade.”. Seguindo a mesma linha de raciocínio, notamos queFabiano, ao ter consciência de que não sabe falar e da necessidade que sente dissopara arrumar tudo o que tem no interior, permite que o leitor questione o real valor deuma vida destroçada pela pobreza e pelo sofrimento que não tem acesso à palavra.4. Alternativa a.5. Espera-se que os alunos identifiquem a intenção do autor: denunciar as difíceiscondições sociais dos habitantes do sertão nordestino.
 
GABARITO Caderno do Aluno Língua Portuguesa 3
a
série – Volume 2
3
Páginas 6 - 7
1. O narrador se aproxima mais de Fabiano, de sua dificuldade de falar.2. Resposta pessoal. Acolha as diferentes respostas dos alunos. Verifique se eles levamem conta o contexto ao responder, refletindo sobre a realidade sociocultural em quese baseia o romance.3. Verifique se os alunos, ao elaborar o resumo, levaram em conta as características dogênero.
Página 7
Examine atentamente as instruções para que sejam seguidas pelos grupos.
Elaboração da primeira versão do texto
 Páginas 7 - 11
a) Recapitule os conceitos de texto expositivo e de Modernismo.b) Siga as orientações dadas nesse item como critérios de correção.
Páginas 11 - 12
1. Diversas respostas são possíveis. Leve em conta o contexto e as características dopensamento antropofagista da primeira geração modernista: reconstrução da culturabrasileira sobre bases nacionais, revisão crítica do passado histórico e tradições dopaís etc.2. Diversas respostas são possíveis. Observe se os alunos conseguem estabelecerrelações entre variáveis das duas épocas e expressar seu ponto de vista de maneiracoerente e assertiva.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->