Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
12Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
2010 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 3º Ano - Filosofia - Vol. 1

2010 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 3º Ano - Filosofia - Vol. 1

Ratings: (0)|Views: 5,490 |Likes:
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas.
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas.

More info:

Published by: Anderson Guarnier da Silva on May 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/25/2013

pdf

text

original

 
GABARITO Caderno do Aluno Filosofia 3
a
série – Volume 1
1
Ideias que as pessoas têm da Filosofia
Página 3 - 4
1. Resposta pessoal. O objetivo é revelar imagens que o estudante associa às profissões2. É provável que a escolha se dê pela aparência, por associação com estilos adotadospor personalidades conhecidas, enfim, por critérios pouco objetivos e baseados nosenso comum, na mera opinião ou palpite. A ideia é mostrar que, a rigor, trata-se deuma forma de preconceito, já que não há dados suficientes para determinar aprofissão das pessoas representadas. Além disso, o objetivo desta pergunta é tambémevidenciar que dificilmente alguém atribuirá a essas pessoas a profissão de filósofoou filósofa. Primeiro porque, esta profissão, não faz parte do leque de possibilidadesvislumbradas pela maioria dos adolescentes, mesmo porque não é das maisprestigiadas pela mídia. Na verdade, talvez até se surpreendam com a ideia de que aFilosofia também possa ser uma atividade profissional. Segundo, porque é possívelque muitos alunos tenham uma imagem estereotipada do que seja um filósofo(homem, velho, de barba, usando óculos etc.) e que não se enquadre nas figurasrepresentadas. De todo modo, trata-se de um tipo de preconceito, e é importante queisso seja explicitado e debatido com os alunos.3. Novamente é grande a probabilidade de que a resposta se fundamente no sensocomum e em alguma forma de preconceito. Caso os alunos tenham dificuldade paraescolher, é importante que o professor insista para que o façam, a fim de que,posteriormente, possam discutir os critérios utilizados. É possível que a escolharecaia sobre Sócrates, representado na pintura de David, talvez por já conhecerem areferida obra, ou por julgarem que Sócrates se assemelha ao estereótipo do filósofoque eles possuem. Seja como for, há um fértil material para o debate.4. Esta é uma pauta aberta, cujo objetivo é ajudar o aluno a perceber que, por vezes, julgamos pelas aparências, sem ter efetivo conhecimento do assunto em pauta e que aatitude filosófica requer que sejamos mais exigentes e críticos em relação aoconhecimento que temos das coisas e ao julgamento que fazemos delas.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1PRECONCEITO EM RELAÇÃO À FILOSOFIA
 
GABARITO Caderno do Aluno Filosofia 3
a
série – Volume 1
2
Página 4 - 5
1. É uma questão aberta que visa garantir um espaço para que os alunos falem edebatam com liberdade sobre as diferentes experiências de preconceitos por elesvivenciadas.2. Espera-se que reconheçam a existência, neles próprios, de preconceito em relação àFilosofia e que discutam entre si, sob a coordenação do professor, as razões e asconsequências desse preconceito. Uma delas, por exemplo, seria afastá-los docontato com a Filosofia.
Página 5 - 6
Alguns dados que podem aparecer:1.Adjetivos positivos: bela; crítica; importante; profunda; interessante etc.Adjetivos negativos: difícil; inútil; abstrata; chata; cansativa; monótona;complicada etc.2.A Filosofia como “filosofia de vida”: é o jeito de pensar de cada um. Cadapessoa tem a sua filosofia.A Filosofia é uma coisa muito difícil, própria de pessoas muito inteligentes.Filosofia é a arte de pensar e questionar.Não sei.3.Não serve para nada.Ensina a pensar.Ensina o pensamento dos filósofos.4. Resposta pessoal. O objetivo é que o aluno expresse a ideia que tem da atividade deum filósofo. O professor pode, depois, esclarecer os campos em que a pessoa
 
GABARITO Caderno do Aluno Filosofia 3
a
série – Volume 1
3
formada em Filosofia pode atuar, como a educação, a pesquisa acadêmica, o jornalismo etc. Quanto à segunda parte da pergunta, visa a introduzir o tema dareflexão como ingrediente necessário do filosofar. Para filosofar, portanto, a pessoaprecisa refletir (o tipo de reflexão que caracteriza a Filosofia será abordado maisadiante). E isso é algo que todas as pessoas podem fazer.
Tales de Mileto: o distraído
Página 6
1. Resposta pessoal. O objetivo é estimular os alunos a analisar criticamente asrespostas obtidas.
 
Página 7 - 9
1. Sim, pelo menos no que se refere à primeira anedota. Isso porque, como ficoudemonstrado pelo texto, a ideia de uma pessoa desligada e desinteressada dosproblemas concretos do cotidiano parece não corresponder à verdade sobre Tales.2. Resposta pessoal. Porém, espera-se que os alunos reconheçam que ao filosofar,Tales, estava mais preocupado com problemas de astronomia e cosmologia sem seater ao imediatismo das questões cotidianas, apesar de ter sido um comerciante bemsucedido. Os interesses filosóficos de Tales, por não estarem atrelados ao instantâneoe ao “aqui e agora” parecia para a maioria das pessoas sem relevância. Nesse sentido,é importante que os alunos reconheçam, a partir do exemplo de Tales, que a filosofianão está pautada pelo imediatismo, mas no aprofundamento das questões e nadiversificação das possibilidades de respostas.3. Resposta pessoal.4. Resposta pessoal. Se possível, introduzir a discussão sobre as razões políticas quepodem estar por trás da hostilidade em relação à Filosofia. Por exemplo, o receio deque as pessoas passem a pensar mais crítica e sistematicamente.

Activity (12)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
AncientJonny liked this
Gabriela Aguilar liked this
drcarlosteixeira liked this
Gabriela Aguilar liked this
tahdesenho liked this
Emile Catarina liked this
Pedro Henrique liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->