Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
2010 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 3º Ano - Filosofia - Vol. 4

2010 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 3º Ano - Filosofia - Vol. 4

Ratings: (0)|Views: 1,229 |Likes:
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas.
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas.

More info:

Published by: Anderson Guarnier da Silva on May 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/08/2012

pdf

text

original

 
GABARITO Caderno do Aluno Filosofia 3
a
série – Volume 4
1
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1FILOSOFIA E LITERATURA
Página 3
1. Resposta aberta, a depender dos textos dos alunos, que devem destacar diferenças esemelhanças associadas a características do discurso filosófico, tais comoargumentação reflexiva; esforço de identificar causas dos fenômenos;questionamento aprofundado e radical sobre diversos temas da realidadesociocultural e também sobre processos de construção de conhecimentos.2. Resposta aberta, também resultado da abordagem do texto do aluno, mas é precisoque sejam destacadas na comparação marcas próprias do poema e do texto do aluno,o qual deve chegar próximo à construção de texto filosófico, com argumentosreflexivos e afirmações que explicitem a busca de respostas para cadaquestionamento.
Páginas 4 - 5
1. Das diferenças apontadas no texto, uma é o caráter fictício da literatura, lembrando-se de que filósofos podem fazer uso de situações fictícias para construirargumentação. Outra das diferenças é que o discurso da literatura busca provocaremoções, e o da filosofia suscita reflexões.2. A dificuldade reside justamente no fato de que a literatura também provocareflexões, e o texto filosófico muitas vezes faz uso de narrativas fictícias para seusargumentos.
 
GABARITO Caderno do Aluno Filosofia 3
a
série – Volume 4
2
Página 6
Oriente o aluno para que a pesquisa seja feita em diferentes fontes e peça a ele queregistre pelo menos um filósofo que também escreva através da literatura. Jean-PaulSartre é um exemplo. Com essa pesquisa o aluno entrará em contato com, pelomenos, dois ou três filósofos que expressaram suas concepções e questionamentospor meio da literatura.
Página 6
Para a elaboração desse quadro, o aluno deve retomar a leitura dos Cadernosanteriores, destacando comparação entre o discurso filosófico e os demais discursosestudados. Nesse momento é preciso ler com atenção novamente em todos osCadernos da 3ª série os tópicos referentes à caracterização da Filosofia como odiscurso que procura pensar questões fundamentais da existência humana. Com essaatividade o aluno poderá retomar os conteúdos analisados sobre o tema e elaboraruma síntese desenvolvendo não apenas leitura e escrita como capacidade desistematizar as características estudadas.
 
GABARITO Caderno do Aluno Filosofia 3
a
série – Volume 4
3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2A FELICIDADE SEGUNDO O ESTOICISMO E O EPICURISMO
Para começo de conversa
Página 7
1. Resposta aberta, a depender das representações do aluno sobre felicidade em geral.Mas a definição pode ser expressa com ajuda de uma metáfora, de uma situação real.Espera-se que com esta atividade o aluno possa investigar sua própria visão sobrefelicidade para ampliar seu modo de expressão ao utilizar uma metáfora.2. Resposta aberta, a depender das representações e hipóteses do aluno. No entantooriente o aluno no sentido de que resposta revele a leitura do mundo atual, com seusproblemas mais cruciais, como miséria, degradação ambiental, doenças.3. Resposta aberta, a depender das representações do aluno sobre a própria felicidade.Porém são imprescindíveis argumentos que justifiquem a resposta e espera-se que osmesmos sejam coerentes com cada representação sobre felicidade. Ex.: se o alunoafirmar que ser feliz é ter uma casa, é importante que ele justifique por que e de queforma a felicidade se associa ao fato de ter uma casa.4.
Temos algumas respostas possíveis.
 a) De fato, não existe um permanente estado de felicidade. Cada um de nós temmomentos felizes e momentos de profunda infelicidade.b) A boa condição financeira não é suficiente para solucionar todos os problemasemocionais e afetivos do ser humano.c) A felicidade está dentro de nós, mas dependemos também de algumas condiçõesobjetivas externas, tais como boa condição de moradia, acesso à saúde e à educação.Além disso, mesmo que façamos de tudo para nos relacionarmos bem com todas aspessoas, algumas delas apresentam problemas que impedem a exteriorização denossa felicidade. Entretanto, a filosofia nos ajuda a pensar na relação entre o euindividual e o mundo.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->