Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Canto

Canto

Ratings: (0)|Views: 440 |Likes:
Published by Thiago Arlotta
Curso de Canto
Curso de Canto

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: Thiago Arlotta on May 04, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/15/2013

pdf

text

original

 
1
 
O Canto e Suas Técnicas
por Marivone Lobo
Relaxamento
 Antes de cantar, muitas pessoas se lembram de checar a postura, respiração,fazem o aquecimento da voz, mas se esquecem do elemento mais importante parase cantar bem: o RELAXAMENTO.Em nossa rotina diária, em muitos momentos nos vemos incapazes deexpressarmos nossas emoções e isso se transforma em energia acumulada, ouseja, nós ficamos tensos. Essas tensões vão se acumulando no nosso corpo, emmuitas pessoas nos ombros e pescoço. Temos, então, duas opções: liberar essastensões através de exercícios de relaxamento ou deixá-las se acumularem nosmúsculos.É importante lembrar que não cantamos apenas com a voz; cantamos tambémcom nosso corpo. A melhor maneira para relaxar a voz, é relaxar o corpo.Para isso, estarei sugerindo alguns exercícios:
PESCOÇO:
 1.Movimente sua cabeça em círculos. Gire lentamente para um lado e depoispara o outro. Faça três vezes para cada lado;2.Agora, deite a cabeça no ombro esquerdo e com a mão esquerda, segure acabeça nessa posição durante quinze segundos. Faça o mesmo para o ladodireito;3.Abaixe a cabeça, encostando o queixo no peito; cruze as mãos e coloque naparte de trás da cabeça. Fique assim por quinze segundos;Desta forma, você estará alongando os músculos do pescoço e da nuca.
OMBROS:
 1.Deixe os bros relaxados e comece a girar os ombros lentamente paratrás(cinco vezes) e depois para frente(cinco vezes).2.Tente encostar os ombros nas pontas das orelhas; fique assim por quinzesegundos e depois relaxe. Repita três vezes esse exercício.
OBSERVAÇÕES:
 
Use o bom senso! Mova-se com cuidado e devagar em cada exercício, vá noseu próprio ritmo;
Não force nem se machuque tentando relaxar. Se você tem algum problemanas costas ou qualquer outro problema de saúde, consulte o médico antes depraticar qualquer tipo de exercício físico.Depois de muitos anos de estudos e pesquisas sobre a origem desta nossa mini-orquestra que é o violão, decidi então em 1985 ir para a Espanha, pois queria viver 
2
 
com detalhes e pessoalmente todo o caminho percorrido pela mesma até chegar aoViolão e a Guitarra moderna.
Aquecimento
 Nessa aula, iremos falar sobre aquecimento. Depois de estarmos relaxados, vamossempre aquecer a voz antes de um ensaio ou apresentação. Assim como um atletase prepara aquecendo o corpo antes de uma corrida, quem canta deve se preparar aquecendo sua voz antes de cantar.Para isso, faremos alguns exercícios vocais. Vamos trabalhar com algumas escalase com as vogais. Daí o termo "vocalize". As consoantes também são necessáriaspois quando são bem pronunciadas vão nos ajudar a trabalhar nossa dicção.Preste muita atenção em como pronunciar as sílabas, palavras e frases. É muitoimportante que as pessoas que nos ouvirem cantar, entendam exatamente o que aletra da música diz, pois é através da letra que vamos passar a mensagem que asica traz. Principalmente no nosso caso, que o cantamos uma sicaqualquer; cantamos músicas que tem uma mensagem que pode mudar a vida daspessoas; muitas vezes Deus usa a música para preparar os corações daqueles quenos ouvem para dar o "recado" que Ele tem para elas naquele dia. Portanto, deagora em diante, preste muita atenção naquilo que vocanta e como escantando. Todos estão te entendendo?Voltando aos exercícios, é preciso que você tenha um teclado ou violão para lheauxiliar na hora de fazer as escalas. O ideal é alguém tocar as escalas para quevocê fique preocupado apenas em cantar. Você também pode gravar algumasescalas numa fita cassete e fazer os exercícios quantas vezes achar necessário.Lembre-se que você está apenas aquecendo sua voz portanto, não é precisocolocar muito volume nos exercícios.Aqui eso algumas sugestões de vocalizes que vopode usar no seuaquecimento:
Exercício 1:
NOTASdómisolmidódó#mi#(fá)sol#mi#(fá)dó#réfá#láfá#réVOGAISiióóiiióóiiióói
Exercício 2:
NOTASdorémifásolfámirédódo#ré#mi#(fá)fá#sol#fá#mi#(fá)ré#dó#VOGAISiiiióóóóiiiiióóóói
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
 
A vogal "o" deve ser cantada "ó";
Comece os exercícios no "dó" central do teclado e vá até o próximo "dó";assim você estará cantando uma oitava. No aquecimento não é necessáriocantar mais que uma oitava.
3

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
1 thousand reads
João Gabriel liked this
Aline Carellas liked this
Andres Elias liked this
nobody_at_work liked this
PAOLACISCOTO liked this
Kaptah liked this
Flavio Bacelar liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->