Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
42Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
PCN-Ciências Naturais-EnsinoFundamental

PCN-Ciências Naturais-EnsinoFundamental

Ratings: (0)|Views: 14,961|Likes:
Published by ritagorda2010
PCN publicado pela Revista Nova Escola
PCN publicado pela Revista Nova Escola

More info:

Published by: ritagorda2010 on May 04, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/16/2013

pdf

text

original

 
PCN 1ª a 4ª série - 
27
Os objetivos de Ciênciasdevem ser trabalhadosao longo de todo oensino fundamental.Os alunos precisamdesenvolver asseguintes capacidades:
s
Compreender anatureza como umconjunto dinâmico.Oestudante deve entenderque o ser humano fazparte desse conjunto eatua sobre ele.Devetambém ter atitudespositivas em relação aoambiente, como evitar odesperdício de água.
s
Identificar as relaçõesentre ciência, tecnologiae mudanças nascondições de vida.O aluno precisacompreender que aciência e odesenvolvimento detecnologias caminhamlado a lado e causammudanças na vida daspessoas.Comotecnologia deve-seentender todo oconhecimento aplicadopara fins práticos.Nessesentido, a eletricidade, ofogo, a alavanca e ainformática, assim comomuitas outras criações,podem ser consideradosprodutos tecnológicos.
s
Formular questões epropor soluções paraproblemas reais.Paraisso, o professor devesempre ofereceroportunidades para queo estudante relacione oconhecimento científicoao mundo real.
s
Utilizar conceitoscientíficos básicosassociados a energia,matéria, transformação,espaço, tempo, sistema,equilíbrio e vida.Essesconceitos devem serconstruídos ao longoda escolaridade, sob aorientação do professor.
s
Combinar leituras,observações,experimentos eregistros para coletar,organizar e discutirinformações.O professor nãopode reduzir o ensinode Ciências à simplesapresentação dedefinições científicas.
s
Valorizar o trabalhoem grupo.O estudante
s
Sempre utilize experiências práticas
s
Respeite o conhecimento prévio do aluno
s
Promova o envolvimento ativo da turma
Ciências Naturais
   d  e    1   ª  a    4   ª  s   é  r   i  e
Parâmetros Curriculares Nacionais
Fáceis de entender
PCN
Para trabalhar com Ciências Naturais,o pro-fessor conta com a curiosidade de seus alunosem relação à natureza e aos objetos e equipamen-tos tecnológicos com os quais a criança convive.Ele deve se utilizar de atividades variadas,por-que dessa forma os alunos podem entrar em con-tato com muitos temas ligados à aprendizagemcientífica e tecnológica.O ensino de Ciências Naturais deve ajudar oestudante a compreender o mundo em que ele vi-ve. Para isso,o professor utilizará tanto aulasteóricas quanto experiências concretas. Esse en-sino deve discutir as relações do homem com anatureza e também contribuir para a formação depessoas íntegras e autônomas.Desde os anos 80,pesquisas acadêmicas com-provaram que as idéias e os conhecimentos trazi-dos pelos alunos quando eles chegam àescola têm papel fundamental no pro-cesso de aprendizagem,em especial nocaso de Ciências. Mas os conhecimen-tos prévios só podem realmente ajudara criança a aprender se o professorcriar oportunidades para ela pensar e semanifestar. O envolvimento ativo daturma proporciona a ampliação e a mo-dificação do que os estudantes já sa-bem a respeito de variados conceitos.Além de ser básico para a aprendiza-gem dos procedimentos científicos,tais como a observação de fenômenos,a coleta,a seleção e a organização de informações,o envolvimento do aluno é também importante pa-ra que ele incorpore valores éticos.
O ensino de Ciências deve mostrar que nós somos parte de um Universo em constante transformação
A descoberta da ciência no cotidiano
   R  a  u   l   J   ú  n   i  o  r
precisa respeitaros demais e sabertrabalhar coletivamente.
s
Entender a saúdecomo um bem individualque deve ser garantidopela sociedade.O aluno deve saberque a saúde de cadaum é responsabilidadede todos.
s
Compreendera tecnologia comomeio para suprir asnecessidades humanase saber distinguir formascorretas e prejudiciaisde usar a tecnologia.
No laboratório: as experiências são tão importantes quanto as aulas teorias 
Transforme a curiosidade em sua principal aliada
 
28
-PCN 1ª a 4ª séri
   L   í   n   g   u   a   P   o   r   t   u   g   u   e   s   a   P   l   u   r   a   l   i   d   a   d   e   C   u   l   t   u   r   a   l   G   e   o   g   r   a   f   i   a   M   e   i   o   A   m   b   i   e   n   t   e   C   i   ê   n   c   i   a   s   N   a   t   u   r   a   i   s   E   d   u   c   a   ç   ã   o   F   í   s   i   c   a   S   a   ú   d   e   O   r   i   e   n   t   a   ç   ã   o   S   e   x   u   a   l   H   i   s   t   ó   r   i   a   M   a   t   e   m   á   t   i   c   a   A   r   t   e    É   t   i   c   a
A lição da terra fértil
P
ara explicar a seusalunos comobactérias e fungosdecompõem substânciasorgânicas presentes nosolo, você pode
?
Tenho dificuldade para encontrar material deCiências. Não temos biblioteca e minha criatividadeestá se esgotando.O que fazer?
Uma forma dedespertar ointeresse dascrianças é aproveitar acuriosidade naturaldelas em relação ànatureza. Anoteduas sugestões deatividade bemsimples de realizar:
1.
Os alunos podemobservar os ventose construir instrumentossimples,como cata-ventos e aviões de papel,paraentender doistemas:existe ar em nosso redor e o vento (o ar emmovimento) é uma forma de energia;
 2.
O estudo daágua pode ser conduzido com asimples observaçãode fenômenos danatureza,como achuva (evaporaçãoda água e formaçãode nuvens). Façaum estudo sobre aágua da escola e ada casa dos alunos.Peça a eles quedescubram de ondeelas vêm,como sãotratadas e paraonde vão quandodescem pelo ralo.
aproveitar a experiênciacriada pela professoraMaria Pilar Rojals Piqué,da PontifíciaUniversidade Católica deCampinas (PUCCamp).Sua turma deve saberque a decomposição,feita por bactérias efungos, transformarestos orgânicos, comocorpos de animaismortos e folhas quecaem das árvores, emsubstâncias simples,principalmentenitrogênio.Assim, essassubstâncias podem serabsorvidas pelas plantas,que se nutrem delas.Naexperiência, sua turmavai reproduzir em
Aproveite os temasde interesse daturma em suas aulas
Os conteúdos propostos pelos PCN para oensino de Ciências Naturais no primeiro e se-gundo ciclos estão organizados em três blocos:
ambiente
;
ser humano e saúde
; e
recursostecnológicos
. Vários assuntos podem ser traba-lhados dentro de um mesmo bloco. Podem-setambém mesclar conteúdos de mais de um blo-co com temas transversais. Por exemplo,o tema“cultivo de plantas”permite trabalhar os con-teúdos dos blocos
ambiente
(como a planta serelaciona com o solo e a luz?),
ser humano esaúde
(quais plantas são alimentos em nossaregião?) e
recursos tecnológicos
(como fazeruma horta?).O professor poderá utilizar os enfoques da-dos pelos blocos temáticos para fazer seu plane- jamento de acordo com as necessidades de suaturma e a realidade local,estabelecendo sua pro-posta de conteúdos para a classe. Os temas pode-rão ser sugeridos por uma notícia de jornal,umfilme,um programa de TV ou um acontecimen-to na comunidade.Cada tema será desenvolvido na sala de aulapor meio de atividades para sua exploração,sis-tematização e para a conclusão dos trabalhos. Ouso de diferentes fontes de informação é muitoimportante. Os alunos devem fazer observaçõesdiretas no entorno da escola,observações indi-retas em ilustrações ou filmes,experimenta-ções,leituras variadas,trabalhos de campo emambientes naturais ou em espaços de produçãoartesanal e industrial,além de entrevistas. No fi-nal,sempre com a orientação do professor,elesdevem organizar os conhecimentos que adquiri-ram. Os estudantes farão registros de suas ativi-dades,com desenhos,esquemas e textos. Du-rante essas atividades,várias atitudes e valoreséticos e humanos podem ser trabalhados.A seguir,acompanhe as capacidades básicasque os alunos precisam desenvolver,progressi-vamente,nos primeiros ciclos. Eles devem:
No primeiro ciclo
s
Observar e registrar semelhanças e diferen-ças entre os ambientes por exemplo,um lago,asala de aula,uma fazenda ou uma cidade. Em to-dos eles,devem perceber a presença de água,seres vivos,ar,luz,calor e solo.
s
Estabelecer relações entre as característi-cas e o comportamento dos seres vivos e as con-dições do ambiente em que eles vivem,valori-zando assim a diversidade da vida.
     D      i    c    a
O cultivo de plantas é excelentepara que o aluno aprenda a
valorizara vida
em suas diversas formas.Paraplantar,use pequenos espaços oumaterial como latas e caixotes.
O material:um caixote forrado com saco plástico,folhas (verdes e secas),borra de café,serragem,uma colher,um termômetro e casca de ovos A montagem:ponha terra no caixote,até chegar à metade dele.Depois disso,misture os demaicom a terra,de maneira uniforme 
   F  o   t  o  s   L  e  o  n  a  r   d  o   C  a  r  n  e   i  r  o
 
PCN 1ª a 4ª série - 
29
?
 É possível montarum laboratório deCiências em um pequeno espaço?
Para trinta alunos,o ideal é montar um laboratóriocom 90 metrosquadrados,o queequivale a 3 metrosquadrados por aluno. Olaboratório deve ficar no andar térreo,ter umcircuito elétricoseparado docircuito do prédio, possuir um extintor de incêndio,umchuveiro (útil em possíveis acidentescom reagentesquímicos),pias,torneiras,janelas eboa ventilação. O primeiro passo é relacionar omaterial necessário.Procure sucatasúteis e façacompras emconjunto para sair mais barato. Vidrosde alimentosinfantis podemsubstituir béqueres,óculos para vistacansada são boaslupas e lamparinasa álcool funcionambem como bicos de Bunsen. Osreagentes podemser conseguidos emlojas de material deconstrução ou em farmácias e devemser guardados emarmários de difícil
s
Observar e identificar características docorpo humano e os comportamentos nas diver-sas fases da vida do homem e da mulher,enten-dendo a noção de ciclo vital e respeitando asdiferenças individuais.
s
Reconhecer processos e etapas de transfor-mação de materiais em objetos.
s
Fazer experimentos simples com materiaise objetos do ambiente para investigar algumasformas deenergia e as características dos mate-riais. O ensino de Ciências não pode ser apenasteórico. As experiências são fundamentais.
s
Utilizar as características e propriedadesde materiais,objetos e seres vivos para fazerclassificações.
s
Formular perguntas e suposições coe-rentes,criativas e enriquecedoras sobre o assun-to que esteja sendo tratado.
s
Organizar e registrar informações,utili-zando desenhos,quadros,esquemas,listas epequenos textos,sob a orientação do professor.
s
Comunicar suas conclusões de modo oral,por escrito ou com desenhos,perguntas,suposi-ções e dados. Nesse exercício,o estudante deverespeitar as diferentes opiniões e saber utilizaras informações obtidas para justificar suas idéiasou hipóteses.
s
Valorizar atitudes e comportamentos favo-ráveis à saúde,em relação à alimentação e àhigiene pessoal,desenvolvendo responsabilida-de no cuidado com o próprio corpo e com oespaço onde vive.
     D      i    c    a
Pa aos alunos que coletem figurasou retratos de pessoas em diferentesfases da vida (be,criança,jovem,adulto e idoso).Com essa coleção,vocês podem organizar em conjuntoum painel em que as várias idadesestejam em seqüência,representando
o ciclo de vida do ser humano
.Opainel também ajudará a turma acompreender a influência de hábitosna formação e desenvolvimento docorpo (exercios,alimentação).
Cuidados:regue todos os dias,sem encharcar.Se houver muita umidade,regue um pouco menos.Observe que a temperatura da terra aumenta Resultado:cerca de oito semanas depois,a terra estará escura e manchas brancas 
(note o pontoindicado na foto)
mostrarão a presença de fungos 
     D      i    c    a
Observe,com seus alunos,escimesvivos de
invertebrados
como
insetos 
(borboletas,formigas e besouros),
aracnídeos 
(aranhas,escorpiões,carrapatos),
diplópodes 
(piolhos-de-cobra) e
quilópodes 
(centopéias).Eles devem anotar as característicasexternas dos animais,para classificá-los de acordo com fatores como onúmero de patas,a divisão do corpo,a presença de antenas e asas.
     D      i    c    a
Ajude a garotada a perceber queum lápis é composto de madeira egrafite,além de outros materiais,como verniz e tinta.Fale,também,doprocesso de fabricação da borrachaescolar,feita a partir do látex.
pequena escala oprocesso dedecomposição damatéria orgânica e criar,num caixote, um solo ricoem nutrientes eapropriado para odesenvolvimento devegetais.É preciso tomaralguns cuidados:deixe ocaixote na sombra e, seaparecerem insetos oularvas, não useinseticidas para matá-losretire-os com luvas.Pararealizar o trabalhoproposto, você vaiprecisar de dois meses,aproximadamente.Veja,abaixo, o materialnecessário.O primeiropasso é pôr terra nocaixote até ocupar ametade dele.Entãomisture os demaiscomponentes à terra.Regue o caixotediariamente, poralgumas semanas, atéque não dê mais paradistinguir as folhas eos restos orgânicos.

Activity (42)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Gilmar Marques liked this
Edilce Miercalm liked this
Juvanira Santos liked this
Juvanira Santos liked this
Carina Barbosa liked this
Fabio Correa liked this
Ana Paula Camelo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->