Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Pressupostos da MP 513

Pressupostos da MP 513

Ratings: (0)|Views: 21 |Likes:

More info:

Published by: Aloysio Nunes Ferreira on May 04, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/04/2011

pdf

text

original

 
 
SENADO FEDERAL
 
SF
- 201
SECRETARIA-GERAL DA MESA
 
SECRETARIA DE TAQUIGRAFIA
04/05/2011
C:\Users\LM\Downloads\ANF040511 Presupostos MP 513 2009.doc 04/05/11 19:55
 
O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA
(Bloco/PSDB – SP) – Pelaordem, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE
(José Sarney. Bloco/PMDB – AP) – Vamosproceder, então, a votação pela constitucionalidade e urgência.Pela ordem, Senador Aloysio Nunes.
O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA
(Bloco/PSDB – SP. Pela ordem. – Sr. Presidente, eu gostaria de pedir um esclarecimento ao ilustre Relator, combase, meu nobre amigo, Líder Renan Calheiros, no inciso II do art. 7º da LeiComplementar nº 95, de 1998, que foi editada exatamente para disciplinar a formade elaboração das leis. Logo, como estamos trabalhando para elaborar Lei,originária de uma Medida Provisória, essa lei deve obedecer aos parâmetros dessalei complementar. É a chamada “lei das leis”.Muito bem. Essa lei complementar a que me refiro diz o seguinte: “Alei não conterá matéria estranha a seu objeto ou a este não vinculada por afinidade,pertinência ou conexão”.Ora, a simples leitura da ementa do projeto de lei de conversão, feitapor V. Exª, Sr. Presidente Sarney, já nos dá ideia da absoluta desconexão dasmatérias que são tratadas nessa Medida Provisória. Veja bem: aqui, tratamos decapitalização do fundo soberano, de capitalização do Banco do Nordeste. Podemdizer: “São matérias financeiras, que autorizam emissão de títulos públicos”. Mas,logo em seguida, há uma disciplina do processo de absorção dos seguroshabitacionais pelo Fundo de Compensação de Variações Salariais. Nada a ver umacoisa com outra. É uma disciplina, inclusive, que está sendo questionada por váriasassociações de moradores, por ser prejudicial ao interesse dos segurados. Depois,coloca-se na Medida Provisória matéria ligada a rodovias federais que sãotransferidas para os Estados e que precisam de recursos para serem colocadas emboas condições. O que tem a ver uma coisa com outra? Nada. Depois, portos –relação de portos que vão receber investimentos. Coisa nenhuma a ver com amatéria principal. Aliás, nem se sabe qual é a matéria principal. Em seguida, Sr.Presidente, o Haiti: autoriza a Casa da Moeda emitir recursos para o Haiti. Eu seique o Haiti tem muita coisa a ver com o Brasil, infelizmente ainda temos. “O Haiti éaqui”, diz Caetano Veloso. Mas, em matéria de legislação, o Haiti não tem por queficar aqui. Nada tem a ver uma coisa com outra. De modo que o projeto de lei deconversão é visceralmente injurídico, porque ele desobedece, de formaabsolutamente escancarada, à lei complementar que disciplina a elaboração dasleis.Então, eu pediria ao Sr. Relator, o nobre Líder Renan Calheiros, queme esclarecesse qual a pertinência existente entre essas matérias.
O SR. ALVARO DIAS
(Bloco/PSDB – PR) – Para discutir, Sr. Presidente.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->