Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
texto coletivo -4a. turma

texto coletivo -4a. turma

Ratings: (0)|Views: 860|Likes:
Published by sandra.rodrigues
Texto coletivo produzido pelos alunos do Curso Explorando o Universo da Educação a Distância da Fundação Joaquim Nabuco.
Texto coletivo produzido pelos alunos do Curso Explorando o Universo da Educação a Distância da Fundação Joaquim Nabuco.

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: sandra.rodrigues on May 10, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/10/2011

pdf

text

original

 
Um olhar sobre a educação a distância
Com a expansão dos meios de comunicação e da internet e a intensificação de seu usopelas massas, a Educação a Distância tem se consolidado como uma possibilidade deformação educacional a partir da rede mundial de computadores. Nesse contexto, sãoexplorados, sobretudo, os recursos da Internet, como também dos softwareseducacionais, os quais se combinam e oferecem possibilidades ao processo deensino/aprendizagem a longa distância. A educação a distância procura inserir o aluno como sujeito que constrói seuconhecimento, um sujeito que pesquisa, compartilha e descobre suas capacidades.Para isso, prioriza o processo de interação, seja síncrona ou assíncrona, como forma demobilizar este aluno. Cada indivíduo, com seu conhecimento, diferenças individuais ehistórias de vida, é imprescindível para contribuição com o grupo e aprofundamento dostemas selecionados.Hoje a Educação a Distância (EAD) atinge um público maior do que antes, de todas asidades e de maneira mais atrativa, estimulando habilidades e despertando acuriosidade de aprender a aprender fazer, principalmente com o auxílio de diversosrecursos presentes nos ambientes virtuais tais como blog, wikispaces,videoconferência, chat, fórum de discussão, entre outros, os quais oportunizaminterações no processo de construção do conhecimento. A utilização dessas e outrasferramentas de forma integrada contribui para o desenvolvimento da aprendizagemcoletiva, construindo e reconstruindo novos saberes, além de dinamizar as atividadesdos cursos. Nesse contexto, qual o papel do professor que atua em EaD? Acomunicação nessa modalidade de ensino se caracteriza por ser multidirecional,aproximando emissores e receptores e criando condições para aprendizagemcolaborativa e significativa, envolvendo a todos num processo de autoria.Mediando e orientando os participantes nesse processo, temos a figura dosprofessores, que deverão estar atentos às atitudes dos alunos para que os mesmos seinsiram no processo colaborativo, interferindo nos momentos adequados, facilitando aaprendizagem e provocando situações educativas que levem a uma avaliaçãoprocessual e flexível e com uso de múltiplos referenciais.Protagonista de um papel tão primordial para o sucesso da aprendizagem significativa,o professor deve assumir atitudes para interação do grupo nesse ambiente, a destacar:· Ser capaz de tr açar o perfil do grupo de alunos que ele vai ser mediador,acolhendo-o e intensificando os vínculos afetivos;· Dar apoio e suporte teórico qualificado para o desenvolvimento do cursoe orientar o grupo na utilização dos recursos disponíveis na plataforma;
 
· Interagir com os alunos de forma receptiva, bem como, promover ainteração contínua ent re os pares privilegiando um trabalho colaborativo;· Utilizar-se de linguagem clara de modo a facilitar a interpretação acercado tema a ser discutido;· Estimular o aluno para consultas a outras fontes de pesquisa;· Apresentar respostas às perguntas feitas pelos alunos;· Dar importância às participações do aluno, comentando e incentivando;· Quando a postagem não estiver dentro do contexto da discussão,estimular o aluno a uma nova pesquisa;· Auxiliar os alunos que não estiverem interagindo, tentando resgatar a participação eenvolvimento no processo de construção do conhecimento, ajudando na super ação dedificuldades e limites;· Lançar subtemas ao tema central em pauta de forma a enriquecer abusca de novascompreensões;· Ter uma prática pedagógica reflexiva e flexível.Outra figura importante para garantir a qualidade dessas interações é o tutor, o qual deveatuar ora como facilitador ora como mediador. Ele deve incentivar os debates comperguntas e provocações intelectuais, bem como estar atento a ajudar e acompanhar asdiscussões par a que possa ser o agente no processo de construção do conhecimento deforma coletiva pelos discentes. O tutor deve ser um dinamizador das discussões.Em EaD, a falta de interação pode ocasionar a baixa produtividade e desistência. Então,faz-se necessário uma reflexão crítica a todos os profissionais que almejam exercer afunção de professores, de forma a auxiliar construtivamente os alunos durante as etapasdos cursos nessa modal idade de ensino.
O Futuro da Ead
Nossas crianças e adolescentes comentam que com as tecnologias da informação ecomunicação eles aprendem mais e ao mesmo tempo se divertem.Hoje já não basta que uma pessoa estude e adquira uma competência no ensino formal.Este tipo de ação não garante mais emprego. Nem hoje e nem no futuro. Anteriormenteaquele que trabalhava bem era aquele que dominava e conhecia mais conteúdos. Hoje jánão se processa desta forma, mudou, o mais importante tornou-se saber onde encontrar uma informação confiável, como usá-la para resolver problemas, relacionar conhecimentos e trabalhar cooperativamente. Alguns autores como Moore (2007) comparam este processo ao da "RevoluçãoCopernicana" para descrever esse momento de mudança de paradigma na educação. Éuma nova maneira de compreender o universo educacional. Ilustra a dimensão doimpacto que um deslocamento do professor do centro desse universo vem causando anossa sociedade, onde o aluno tem autonomia em sua atuação e é protagonista de suasaprendizagens.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->