Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
427Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
100 PONTOS DE BORDADO

100 PONTOS DE BORDADO

Ratings:

4.4

(20)
|Views: 220,410 |Likes:
Published by Fleur du Monde
LIVRO MUITO BEM EXPLICADO. ÓTIMO MANUAL DE ENSINO PARA COOPERATIVAS DE BORDADO.
LIVRO MUITO BEM EXPLICADO. ÓTIMO MANUAL DE ENSINO PARA COOPERATIVAS DE BORDADO.

More info:

Published by: Fleur du Monde on Sep 05, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/11/2014

pdf

text

original

 
100Pontos deBordado
Este livrete de fácil compreensão, apresentandocem pontos de bordado, será de grande utilidadenão só para mestres e alunos, como tambémpara todas as pessoas que se interessam porbordados.Os pontos foram agrupados de acordo com suaorigem e estrutura, tornando, portanto, suaexecução, e, em muitos casos, o emprego decada ponto, mais fácil de ser compreendido.
ConteúdoPágs
Tabela de Linhas para Bordado,Agulhas e Tecidos........................................10Pontos de Contorno.....................................12Pontos Chatos..............................................15Pontos de Laçada.........................................21Pontos de Cadeia.........................................26Pontos de ...............................................29Fios Estendidos e Pontos de Cobertura........32Pontos Compostos.......................................34Pontos de Entremeio....................................37Bainhas Abertas...........................................38Fios Agrupados............................................40Pontos Hardanger........................................44Pontos de Tela..............................................45Pontos sobre Fios Contados em Geral..........46
3
 
TÉCNICAS E TIPOS DE MATERIAL DE BORDADOBordado Livre
Um tipo comum de Bordado é o Bordado Livre, isto é,bordado sobre riscos, transferidos para o tecido.
Bordado sobre Fios Contados
Ao contrário do Bordado Livre, o Bordado sobre FiosContáveis não necessita de riscos, pois é trabalhado pelacontagem de fios do próprio tecido, sendo cada pontotrabalhado sobre um número exato de fios.
Emprego de Pontos
Muitos dos pontos de bordado são usados somente paraBordado Livre, outros porém, são empregados apenas emBordado sobre Fios Contáveis. Da mesma maneira certosPontos de Bordado Livre, como o Ponto Pequinês, Pontode Repôlego, Ponto de Aresta, Ponto em Ziguezague, Pontode Mosca e Ponto de Nó Duplo podem ser usados emBordado sobre fios Contáveis.Os grupos principais de pontos usados em Bordado Livresão, Contorno, Chato, Laçada, Cadia, Nó, Fios Estendidos,Cobertura e Compostos. No Bordado sobre Fios Contáveis,os tipos principais são, Ponto de Cruz, Assis, Bordado NegroEspanhol, Hardanger, Bainhas Abertas, Fios Agrupados eTrabalho de tela. Cada tipo de bordado tem um númerode pontos básicos que são geralmente usados. Outrospontos podem ser introduzidos para dar variedade a umdesenho. O ponto de Cruz mantém-se inalterado. O bordadode Assis usa somente o Ponto de Cruz e o Ponto de Médici(Técnica de Holbein); o Bordado Hardanger usaprincipalmente o Ponto Cheio, com o auxílio dos pontosmencionados na parte de pontos hardanger.O Bordado Negro Espanhol usa o Ponto Atrás Enrolado eo Ponto Cruz. Fios Agrupados e Bainhas Abertas são pontosderivados de pontos incluídos nessas divisões de pontos.No Bordado em Tela existe uma vasta variedade de pontospara escolha. Estes podem ser usados individualmente oupara criar interessantes texturas.
4
 
Bainhas Abertas
Este tipo de bordado, como indica seu nome, é executadodesfiando-se fios de tecido e depois bordando-se sobre asbeiradas do desfiado. Pontos decorativos são tambémtrabalhados sobre os fios soltos, que são deixados quandoos fios da urdidura ou da trama são retirados. A Coberturaem Teia de Aranha é indicada para cobrir os cantos abertos,de onde os fios da urdidura e da trama formam retirados.
Bordado de Fios Agrupados
Este tipo de bordado é executado, juntando-se em gruposcertos os do próprios tecidos. Realmente, os pontos nãosão o mais importante neste trabalho, mas sim o desenhoaberto formado no tecido pelo agrupamento repuxado deseus fios. Os pontos são trabalhados sobre número regularde fios do tecido e a linha com que se trabalha é puxadafirmemente em cada movimento da agulha, para que umefeito de ponto aberto seja obtido. Não são retirados fiosdo tecido e assim, embora consiga uma aparência defragilidade, o bordado permanece forte e durável. Alémdos pontos indicados para o grupo de Bordado de FiosAgrupados, muitos outros pontos de outros grupos podemser usados para melhor efeito, como por exemplo: Pontode Amarra, Ilhós em Forma de Estrela, Ponto de CruzComprido, Barra Diagonal Ascendente e Cobertura emForma de Mosaico.
Bordado Hardanger
O Bordado Hardanger deve ser sempre executado sobreum tecido de fios iguais. O ponto Cheio é o ponto básicoe é feito em grupos (blocos) compostos de um númeroímpar de pontos. Quando todos os Blocos de Ponto deCruz estão terminados, os fios de tecido são então cortadose desfiados conforme necessário. Os fios soltos do desfiadosão então cobertos com Pontos Enrolados ou Cerzidos paraformar barras e vários pontos de coberturas são executadosentre os espaços deixados pelos desfiados. Os Blocos dePonto de Cruz são executados com Linha Anchor TorçalPérola e as barras e coberturas com Linha Anchor Perlé.
5

Activity (427)

You've already reviewed this. Edit your review.
clemence55 liked this
1 hundred thousand reads
Angela Andrade liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->