Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
648Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
As fontes de energia no Brasil

As fontes de energia no Brasil

Ratings:

4.29

(34)
|Views: 369,507|Likes:
Published by kennedy123456

More info:

Published by: kennedy123456 on Sep 05, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/20/2013

pdf

text

original

 
As fontes de energia no Brasil
As principais fontes de energia do Brasil são: petróleo, água, carvãomineral, lenha e carvão vegetal, álcool, xisto e a energia nuclear.A fonte de energia mais importante para o Brasil é o petróleo, queexiste em quantidade insuficiente no país apesar de algumasdescobertas recentes dessa riqueza mineral. Mais de 40% do total dopetleo que consumimos é importado. Esse combusvel ssil éresponsável por cerca de 35% do consumo nacional de energia. O gásnatural, que normalmente surge associado ao petróleo em certos terrenossedimentares, participa com 0,6% desse consumo, sendo todo eleproduzido internamente.A energia hidráulica, que representa 32,5 % do consumo energéticodo país, ainda é subaproveitada: apenas 25% do potencial hidroelétrico foiaproveitado até 1990 para a obtenção de energia elétrica. Restam 75% dopotencial hidráulico dos rios brasileiros a serem aproveitados como fontesde energia. Mas no tocante à produção de eletricidade, a fonte hidráulicaganha longe das demais: cerca de 93% da energia elétrica do país provémde usinas hidroelétricas e apenas 7% é fornecido por usinas termelétricas.As fontes de energia, assim como todos os recursos naturais que ohomem utiliza, podem ser de dois tipos: as renováveis, isto é, que podemser aproveitadas indefinidamente, tais como a biomassa, a energiahidráulica, a solar, os ventos, etc; e as não-renováveis, constituídas pelosrecursos que existem em quantidade limitada no planeta e tendem aesgotar-se, como é o caso do petróleo, do carvão mineral, do urânio, e doxisto betuminoso.As fontes de energia o-renoveis portanto, apresentam oproblema de se esgotarem completamente daqui a algumas décadas ouséculos. Além disso, normalmente elas provocam maior poluição que asfontes renoveis. Os combusveis sseis, tais como o petróleo e ocarvão, o os mais poluentes de todos, tendo uma grande parte deresponsabilidade pela poluição atual dos oceanos, da atmosfera, dos solose rios.
Energia e Indústria
A industrialização de uma sociedade sempre provoca um notávelaumento do consumo energético. As fontes de energia constituem um dospré-requisitos básicos para o desenvolvimento da atividade industrial, poispara haver fábricas é necessário que existam petróleo, carvão, além dematérias-primas – minérios, madeiras, etc.No Brasil notamos que o setor que mais gasta energia é o industrial,com mais de 40% do total. Em segundo lugar vêm os transportes, commais de 20%. Depois aparecem, como maiores consumidores de energia, osetor residencial, o comércio e o setor público.
Energia hidroelétrica
O potencial hidráulico brasileiro é considerado o 3° do mundo, e suautilização, apesar de cerca de 70% desse potencial permanecer aindainaproveitado, tem sido intensa, pois cerca de 93% da eletricidade geradano país provém das usinas hidrelétricas.Como podemos observar, a energia hidráulica pode perfeitamentesuprir todas as necessidades brasileiras de eletricidade até bem depois doano 2000. E ela apresenta uma série de vantagens em relação à energiaproduzida em usinas termelétricas e atômicas. Uma delas é que a água nãose esgota, outra que seu custo operacional é menor que o das usinas
 
nucleares e termelétricas. Outra vantagem é o fato de ser menos poluenteque essas outras formas de obtenção de eletricidade. A grandedesvantagem das usinas hidroelétricas é o espaço que ocupa com o lagoartificial imposto pela construção da usina: com o represamento do rio e aformão do lago, sempre perda de bons solos agricultáveis e anecessidade de remoção de populações.
O Petróleo
A produção nacional de petróleo, que se concentra nos estados doRio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe, é insuficiente para oconsumo interno. Ela representa cerca de 60% do consumo anual do país,cuja necessidade se completa com a importação.O petróleo ocupa 1° lugar dentre as fontes de energia utilizadas noBrasil e é responsável por cerca de 35% do total de energia consumida noBrasil. Além de servir como fonte de energia, o petróleo é importante comomatéria-prima para vários tipos de indústrias.As principais áreas produtoras de petróleo no Brasil são:· Recôncavo Baiano· Bacias de Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte· Bacia do Espírito Santo· Áreas da Plataforma Continental. Essas áreas vão da Bahia até o Riode Janeiro, onde se destaca a Bacia de Campos.
O carvão mineral
As maiores reservas nacionais de carvão mineral encontram-se nosul do país, em formões sedimentares do Paleozóico, e o do RioGrande do Sul ao Paraná. As jazidas de melhor qualidade encontram-se emSanta Catarina, de onde se extrai a maior parte de carvão utilizado no país.O Brasil é um país de importador de carvão mineral, o tantodevido à carência desse produto e sim pelo fato de os alto-fornos dassiderúrgicas necessitarem de carvão de boa qualidade, que não deixaresíduo.
O Álcool
O Programa Nacional do Álcool – Proálcool – foi criado em 1975como uma tentativa brasileira de desenvolver fontes alternativas deenergia que substituíssem pelo menos parcialmente, o petróleo.Apesar de o Proálcool ter sido um dos elementos – juntamente comos grandes aumentos do preço do petróleo – que contribuíram para adesaceleração das importações de petróleo, ele apresenta uma série deaspectos negativos, que são:· O cultivo da cana-de-açúcar expandiu-se muito nos últimos anos,ocupando terras que produziam gêneros alimentícios. Isso trouxeconseqüências para a alimentação do povo e contribuiu para a elevaçãode preços dos gêneros agrícolas básicos.· O uso do álcool como combustível em substituição à gasolina nãoalterou o modelo de desenvolvimento e de transportes do Brasil, ondeos beneficiários são sempre uma minoria da população.Assim, continua-se a dar prioridade ao autovel particular emdetrimento dos transportes coletivos.A Energia nuclearNo final da década de 60, o governo brasileiro começou a definir oPrograma Nuclear Brasileiro, em especial o acordo nuclear com a

Activity (648)

You've already reviewed this. Edit your review.
Ricardo Bueno Junior added this note|
valeu vei nem me isforcei pra tirar 10 em geografia
Jeiany Dias added this note|
isso concertesa vai me ajudar
Vitoria Santos added this note|
issso é uma merda me ajudou en nada afs mano
jotape_santos007 liked this
Matheus Morari liked this
Tamires Moscardi liked this
Nuandy Silva added this note|
obg... me ajudou muito *-*

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->