Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
648Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
As fontes de energia no Brasil

As fontes de energia no Brasil

Ratings:

4.29

(34)
|Views: 213,517 |Likes:
Published by kennedy123456

More info:

Published by: kennedy123456 on Sep 05, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/20/2013

pdf

text

original

 
As fontes de energia no Brasil
As principais fontes de energia do Brasil são: petróleo, água, carvãomineral, lenha e carvão vegetal, álcool, xisto e a energia nuclear.A fonte de energia mais importante para o Brasil é o petróleo, queexiste em quantidade insuficiente no país apesar de algumasdescobertas recentes dessa riqueza mineral. Mais de 40% do total dopetleo que consumimos é importado. Esse combusvel ssil éresponsável por cerca de 35% do consumo nacional de energia. O gásnatural, que normalmente surge associado ao petróleo em certos terrenossedimentares, participa com 0,6% desse consumo, sendo todo eleproduzido internamente.A energia hidráulica, que representa 32,5 % do consumo energéticodo país, ainda é subaproveitada: apenas 25% do potencial hidroelétrico foiaproveitado até 1990 para a obtenção de energia elétrica. Restam 75% dopotencial hidráulico dos rios brasileiros a serem aproveitados como fontesde energia. Mas no tocante à produção de eletricidade, a fonte hidráulicaganha longe das demais: cerca de 93% da energia elétrica do país provémde usinas hidroelétricas e apenas 7% é fornecido por usinas termelétricas.As fontes de energia, assim como todos os recursos naturais que ohomem utiliza, podem ser de dois tipos: as renováveis, isto é, que podemser aproveitadas indefinidamente, tais como a biomassa, a energiahidráulica, a solar, os ventos, etc; e as não-renováveis, constituídas pelosrecursos que existem em quantidade limitada no planeta e tendem aesgotar-se, como é o caso do petróleo, do carvão mineral, do urânio, e doxisto betuminoso.As fontes de energia o-renoveis portanto, apresentam oproblema de se esgotarem completamente daqui a algumas décadas ouséculos. Além disso, normalmente elas provocam maior poluição que asfontes renoveis. Os combusveis sseis, tais como o petróleo e ocarvão, o os mais poluentes de todos, tendo uma grande parte deresponsabilidade pela poluição atual dos oceanos, da atmosfera, dos solose rios.
Energia e Indústria
A industrialização de uma sociedade sempre provoca um notávelaumento do consumo energético. As fontes de energia constituem um dospré-requisitos básicos para o desenvolvimento da atividade industrial, poispara haver fábricas é necessário que existam petróleo, carvão, além dematérias-primas – minérios, madeiras, etc.No Brasil notamos que o setor que mais gasta energia é o industrial,com mais de 40% do total. Em segundo lugar vêm os transportes, commais de 20%. Depois aparecem, como maiores consumidores de energia, osetor residencial, o comércio e o setor público.
Energia hidroelétrica
O potencial hidráulico brasileiro é considerado o 3° do mundo, e suautilização, apesar de cerca de 70% desse potencial permanecer aindainaproveitado, tem sido intensa, pois cerca de 93% da eletricidade geradano país provém das usinas hidrelétricas.Como podemos observar, a energia hidráulica pode perfeitamentesuprir todas as necessidades brasileiras de eletricidade até bem depois doano 2000. E ela apresenta uma série de vantagens em relação à energiaproduzida em usinas termelétricas e atômicas. Uma delas é que a água nãose esgota, outra que seu custo operacional é menor que o das usinas
 
nucleares e termelétricas. Outra vantagem é o fato de ser menos poluenteque essas outras formas de obtenção de eletricidade. A grandedesvantagem das usinas hidroelétricas é o espaço que ocupa com o lagoartificial imposto pela construção da usina: com o represamento do rio e aformão do lago, sempre perda de bons solos agricultáveis e anecessidade de remoção de populações.
O Petróleo
A produção nacional de petróleo, que se concentra nos estados doRio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe, é insuficiente para oconsumo interno. Ela representa cerca de 60% do consumo anual do país,cuja necessidade se completa com a importação.O petróleo ocupa 1° lugar dentre as fontes de energia utilizadas noBrasil e é responsável por cerca de 35% do total de energia consumida noBrasil. Além de servir como fonte de energia, o petróleo é importante comomatéria-prima para vários tipos de indústrias.As principais áreas produtoras de petróleo no Brasil são:· Recôncavo Baiano· Bacias de Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte· Bacia do Espírito Santo· Áreas da Plataforma Continental. Essas áreas vão da Bahia até o Riode Janeiro, onde se destaca a Bacia de Campos.
O carvão mineral
As maiores reservas nacionais de carvão mineral encontram-se nosul do país, em formões sedimentares do Paleozóico, e o do RioGrande do Sul ao Paraná. As jazidas de melhor qualidade encontram-se emSanta Catarina, de onde se extrai a maior parte de carvão utilizado no país.O Brasil é um país de importador de carvão mineral, o tantodevido à carência desse produto e sim pelo fato de os alto-fornos dassiderúrgicas necessitarem de carvão de boa qualidade, que não deixaresíduo.
O Álcool
O Programa Nacional do Álcool – Proálcool – foi criado em 1975como uma tentativa brasileira de desenvolver fontes alternativas deenergia que substituíssem pelo menos parcialmente, o petróleo.Apesar de o Proálcool ter sido um dos elementos – juntamente comos grandes aumentos do preço do petróleo – que contribuíram para adesaceleração das importações de petróleo, ele apresenta uma série deaspectos negativos, que são:· O cultivo da cana-de-açúcar expandiu-se muito nos últimos anos,ocupando terras que produziam gêneros alimentícios. Isso trouxeconseqüências para a alimentação do povo e contribuiu para a elevaçãode preços dos gêneros agrícolas básicos.· O uso do álcool como combustível em substituição à gasolina nãoalterou o modelo de desenvolvimento e de transportes do Brasil, ondeos beneficiários são sempre uma minoria da população.Assim, continua-se a dar prioridade ao autovel particular emdetrimento dos transportes coletivos.A Energia nuclearNo final da década de 60, o governo brasileiro começou a definir oPrograma Nuclear Brasileiro, em especial o acordo nuclear com a

Activity (648)

You've already reviewed this. Edit your review.
Ricardo Bueno Junior added this note
valeu vei nem me isforcei pra tirar 10 em geografia
Jeiany Dias added this note
isso concertesa vai me ajudar
Vitoria Santos added this note
issso é uma merda me ajudou en nada afs mano
Nuandy Silva added this note
obg... me ajudou muito *-*
jotape_santos007 liked this
Matheus Morari liked this
Tamires Moscardi liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->