Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
320Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
programa cpa medio

programa cpa medio

Ratings:

4.91

(11)
|Views: 122,545|Likes:
Published by anon-980609

More info:

Published by: anon-980609 on Sep 05, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/05/2013

pdf

text

original

 
Educação de Jovens e AdultosComissão Permanente de Avaliação – CPAEXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIOLÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Caro(a) Candidato(a),Vivemos num mundo em que o nível de escolaridade conta muito para o sucesso na vida porque os estudosabrem horizontes e perspectivas de crescimento pessoal e profissional.O estudo da Língua Portuguesa possibilita o acesso ao mundo da leitura e da escrita e atuação nas diversassituações comunicativas, ampliando a participação social no exercício da cidadania de forma mais crítica, criativae atuante.Sendo assim, nos seus estudos leia e tente compreender vários tipos de textos, interpretando, realizandoinferências e observando aspectos gramaticais, ortográficos e literários.Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistaspara orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outrosportadores de texto, a exemplo de jornal, revistas...Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!OBJETIVOS CONTEÚDOS
1.1. Ler, compreender e interpretar de formacrítica textos literários e não literáriosencontrados em livros, jornais e revistas,dando sua opinião a respeito.
1. TEXTOS
1.1. Textos diversos- literários
-
não literários
 
2.1. Empregar adequadamente os sinais depontuação ao redigir um texto.
2. PONTUAÇÃO
2.1. Sinais de pontuação.3.1. Acentuar corretamente as palavras, facilitandoa compreensão do que se lê.
3. ACENTUAÇÃO
3.1. Acentuação gráfica (sílaba tônica);Exemplos:
O aluno estudará para o exame 
. (futuro)
O aluno estudara para o exame 
. (pretérito-passado)4.1. Reconhecer os elementos que formam aoração, relacionando o nome e o verbo aosseus complementos.
4. ELEMENTOS DA ORAÇÃO
4.1. Sintaxe- termos da oração (sujeito e predicado, classificaçãodos verbos: transitivo e intransitivo, termos relacionados anome e a verbo);
Exemplos:
 
O candidato chegou cedo 
. (A oração possui:sujeito simples, verbo intransitivo - sem complemento ouobjeto).
Recebi o resultado 
. (A oração possui: sujeito oculto, verbotransitivo direto - com complemento)
.candidato preparado realiza bom exame.
(As palavrassublinhadas se relacionam ao substantivo – nome - candidato
 ).
 
 
 
OBJETIVOS CONTEÚDOS
5.1. Construir frases, períodos ou textosestabelecendo uma relação de concordânciado nome e do verbo com os termos que aeles se referem.
5. COORDÂNCIA DO NOME E DO VERBO
5.1. Concordância nominal (concordância do nome com o artigo,pronome, adjetivo ou numeral em gênero e número)
Exemplo:
 
O pêssego e a maçã estão maduros.
- Concordância verbal (verbo se modifica para se adequar aoseu sujeito)
Exemplo
Os Estados Unidos prometeram investir no social.
 
6.1. Conhecer os nomes e os verbos que regempreposição para empregá-los adequadamenteao produzir um texto;
 
6. NOMES, VERBOS E EMPREGO DAS PREPOSIÇÕES
6.1. Regência nominal e verbal (palavras que necessitam ou nãode preposição)
Exemplos:
Ele estava totalmente alheio ao 
 
assunto 
. (apalavra alheio rege as preposições a ou de).
Os filhos obedecem aos pais 
. (quem obedece, obedece aalguém ou a alguma coisa), neste caso o verbo sublinhadorege preposição.
 
7.1. Utilizar corretamente no texto palavras queapresentam dificuldades ortográficas(parecidas ou iguais na escrita e/ou napronúncia);
 
7. ORTOGRAFIA
7.1. Ortografia: emprego dos porquês; mal/mau; mas/mais;emprego de letras maiúsculas; emprego das letras S, Z, Ç,etc.
Exemplo
: cumprimento/comprimento, tráfego/tráfico.8.1. Relacionar o texto à escola literária, de acordocom os traços que caracterizam cada escola;
8. TEXTOS E ESCOLAS LITERÁRIAS
8.1. Escolas literárias (barroco, arcadismo, romantismo,realismo/naturalismo/parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo;9.1. Redigir texto dissertativo, expressandoliberdade de opinião e defendendo suaposição.
9. TEXTOS DISSERTATIVOS
9.1. Redação - Dissertação – texto que apresenta:* ponto de vista – introdução* argumentação para fundamentar o ponto de vista –desenvolvimento* reafirmação do ponto de vista, sugestão ousolução de problema – conclusão.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
FARACO & MOURA. Gramática Nova. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1998 _______________ .Língua Portuguesa e Literatura. Vol. Único, 3ª ed. São Paulo: Ática, 1999.FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3ª ed.1999.FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Língua Portuguesa. Volumes 1, 2 e 3. 2º Grau. FIESP –CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.SARGENTIM, Hermínio. Redação para o Ensino Médio. São Paulo: IBEP,1995.Sistema de Ensino – IBEP. Apostila – Língua Portuguesa. Antônio de Siqueira e Silva e Rafael Bertolin. – NovoEnsino Médio – Volume Único. São Paulo: IBEP. Curso Completo.
 
Educação de Jovens e AdultosComissão Permanente de Avaliação – CPAEXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIOMATEMÁTICA
Caro(a) candidato(a)A Matemática está presente em nossas vidas, desde uma simples contagem até o uso em complexoscomputadores.Pode parecer, a princípio, que alguns temas da Matemática não têm aplicação imediata no mundo em quevivemos; isso pode gerar em você um certo desapontamento. Na verdade, a aplicação da Matemática no cotidianoocorre como resultado do desenvolvimento e do aprofundamento de certos conceitos nela presentes. Veja nocomércio (compras e vendas), por exemplo, o cálculo de juros e porcentagem.Para entender a Matemática e suas aplicações são necessários: dedicação, estudo, compreensão dosconceitos matemáticos e a cada conteúdo estudado, você se apropriara de "ferramentas" que lhe permitirãoresolver problemas de sua vida diária e de sua profissão. A linguagem algébrica, o uso de equações para resolversituações-problema, o emprego e análise de gráficos e noções de matemática financeira se constituem, dentreoutros, conhecimentos da matemática.Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistaspara orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outrosportadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o resultado nos Exames.
Boa Sorte!
 
OBJETIVOS CONTEÚDOS
1.1. Reconhecer e representar subconjuntos de IR(conjunto dos números reais) utilizando a linguagemde conjuntos.- Reconhecer que entre dois números reais distintosquaisquer existem infinitos números reais.- Aplicar os conceitos dos conjuntos numéricos nasolução de situações-problema.1.2. Representar geometricamente os números reais.
1.
CONJUNTOS NUMÉRICOS
1.1 Representação dos conjuntos- Conjunto dos números naturais (N )N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, ...}- Conjunto dos números inteiros ( Z )Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, ...}- Conjunto dos números racionais ( Q )Q = { x/x =
q p
, p
Z e q
z*}- Conjunto dos números irracionais ( I )Exemplos:
3
9,,2
π  
 I = IR - Q- Conjunto dos números reais ( IR )IR = {x/x
Q ou x é irracional}IR = Q
IExemplo: Numa certa república, o presidente devepermanecer 4 anos em seu cargo; os senadores, 6anos e os deputados, 3 anos. Nessa república, houveeleição para os três cargos em 1998. A próximaeleição simultânea para esses cargos ocorrerá,novamente, em:1.2. Representação geométrica de IR.Exemplo:

Activity (320)

You've already reviewed this. Edit your review.
Luzia Sousa added this note|
tou estudando muito sociologia e historia foram as primeiras provas que marquei !!
1 hundred thousand reads
andersonba9 liked this
Ulisses Gomes liked this
Mada Sant'ana added this note|
Qero saber se tenho mesmo q fazer as provas de lingua estrangeira
Bruno Richard liked this
armandojsilva added this note|
hiuuuuuuuuuuuuuj
Gabriel Borges liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->