Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O Show de Truman (Review)

O Show de Truman (Review)

Ratings: (0)|Views: 1,615|Likes:
Published by Rodrigo Oliveira
O Show de Truman (Review)
O Show de Truman (Review)

More info:

Categories:Types, Reviews, Film
Published by: Rodrigo Oliveira on May 17, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/13/2013

pdf

text

original

 
Exercício sobre o filme: O Show de Truman1.
 
(0,8) Faça um breve relato sobre o que trata o filme e relacione sobre a vida real.
 No filme O Show de Truman, conta-se a história fictícia de Truman Burbank ² simbolizando o ³True Man´ ou ³Homem de Verdade´ ² nascido em um mundo com pessoas, animais e paisagens artificiais. Todos são atores e a cidade onde vive éapenas um cenário do
reality show
que é transmitido ao vivo para todo o planeta. Atéo momento passado no filme, o programa contava com trinta anos de ininterruptatransmissão, que, apesar de alguns incidentes não geraram qualquer questionamentosério do protagonista. Truman foi condicionado a viver até sua morte na cidade deSeaHeaven. Para isso usaram vários mecanismos de reforço ao comportamento deconformidade com a situação que vivia. Mecanismos que iam desde anúncios catastró-ficos no rádio, em cartazes na agência de turismo e ainda atitudes extremas como otrauma de infância, artificialmente criado, ao perder o pai em um acidente no mar.O filme abre um leque de possibilidades de reflexões quanto ao modo como somosinfluenciados pelo ambiente. A mídia, nossos grupos de convívio social e o históricode experiências que cada um ³carrega´ são o que ditam ao homem, em boa parte, oque ele é. Sabe até onde o homem tem controle sobre a construção do seu caráter, doseu ³eu´ é algo que incita o saber dos estudiosos das ciências humanas e sociais. Oambiente ³molda´ o homem, porém, o homem é quem dá forma ao ambiente. O cernedo problema está em quem, e quantos, têm a capacidade de dar forma ao ambiente queinterfere na vida dos demais habitantes.
2
.
 
Cite uma cena em que você identificou Reforço positivo e uma cena em queidentificou Punição positiva.
U
ma cena que exemplifica o Reforço positivo está no momento em que Trumanconversar com seu melhor amigo e diz querer sair da cidade e largar tudo. O discursodo amigo é para Truman um reforço para continuar na cidade e esquecer suassuspeitas.Como punição positiva pode-se salientar o trauma criado na infância de Truman. Quefez com que ele tivesse medo de passar sobre o mar, evitando assim, com que eleviesse a querer sair da cidade.
 
3
.
 
Assistindo este filme, você concordaria com Watson quando ele afirma que ³medeem 10 crianças e farei delas o que eu quiser´? Justifique sua resposta.
O filme deixa mais do que claro que é inegável a importância do ambiente para aconstrução do caráter do homem. Se as dez crianças citadas por Watson fossemgêmeas e adotadas por famílias em diferentes regiões, com características culturaismuito distintas entre elas. E após vinte anos as reuníssemos, apesar da semelhançafísica, veríamos que cada criança traria inúmeros traços diferentes de comportamento.A língua e a maneira de vestir seriam as primeiras diferenças a serem notadas. E aoconversar com cada uma das crianças, agora adultos, notar-se-ia diferença no modo de pensar: crenças, planos para o futuro, etc.
4
.
 
Em determinado momento do filme, Truman começa a perceber estímulos antesnão identificados e com isso passa a modificar seu comportamento. Relate acena/situação em que aparecem estímulos antes não presentes no campo deatuação de Truman e as modificações de comportamento decorrentes destesestímulos.
 Durante toda a vida Truman recebeu estímulos aversivos aos comumente recebidos.Desde criança, com um telespectador que entra de penetra na festa de natal da família.E também no colegial com as palavras de Sylvia e seu desaparecimento repentino.Porém no momento relatado no filme, seus trinta anos, os acontecimentos fora docomum acabam se repetindo e com uma recenticidade ainda não experimentada. Quelevou Truman a questionar a realidade do mundo em que ele vivia. Pode-se enumerar várias cenas: a queda de um holofote no meio da rua, o aparecimento do pai deTruman e os atores que o retiram de ³cena´ de uma forma bruta e estranha, ainterferência no sinal do rádio que o fez ouvir as conversas e o fez perceber que tudogirava em torno dele.
5
.
 
Relacione os textos ³Liberdade´ e ³O que é o homem´ com o filme assistido,construindo um texto reflexivo de pelo menos
2
páginas (digitadas com Times 1
2
,com espaço 1,
5
).
 
O homem nasce, cresce, envelhece e morre. É de conhecimento de muitos agrandiosa complexidade que cerca esse processo que corresponde à vida humana. Ohomem é dotado de uma vida interna, ampla e autônoma. Mas, até onde vai aautonomia humana? A sociedade atual adotou um sentimento de liberdade eindividualismo exacerbado, despreocupando-se de assuntos como o estudo do passado, para assim uma melhor compreensão do presente e ainda a preocupação como futuro. Como reflexo vemos a escassez, ou até ausência, de grandes pensadores.Homens com senso crítico e questionador. Como uma das cenas no filme relata, a professora fala a Truman:
P
ara que ser um novo Magalhães se tudo já foidescoberto?´. Constantemente recebemos estímulos que nos levam a estagnação.Estudar é visto como uma obrigação, como uma repressão a liberdade, criandoindivíduos incapazes de desenvolver um senso crítico. Se pararmos para analisar asituação a qual somos expostos, iremos ver que estamos dentro de uma ³caixa deSkinner´. Ratos dentro de um sistema que condiciona as pessoas a viverem conformea mídia diz. Como nos vestir, o que comer, onde morar, que carro comprar,resumindo: como viver. A partir dessa visão é possível compreender o impacto que os pensamentos de Sócrates causam até os tempos atuais. Em uma sociedade compostas por ratos em uma busca violenta por queijo ² satisfação do prazer ² e maleáveis aoschoques que ditam quando e porque agir. Imersos em preocupações com seguir tendências e sentir-se parte de um grupo, acredita-se estar exercendo a liberdade,quando na realidade o que se está fazendo é perdê-la; a tão visada liberdade. É preciso, primeiro, conhecer a sim mesmo, para não servir de cobaia, vivendo a partir deverdades impostas. Só através da busca pela verdade, cuidamos realmente de
n
ossos
interesses, e a partir disso, modificamos nossa relação com o mundo e as pessoas que nos cercam.Qual a capacidade de uma vida influenciar outras bilhões que habitam o planeta?Até que ponto o ser humano é livre para escolher seu ³destino´? Pois se o ambiente éonde o comportamento é aprendido. Truman viveu cercado por uma grande equipe de profissionais que criaram todas as coisas para condicionar seu comportamento a ideais previamente estipulados por esses: sua permanência na ilha e previsibilidade de suasações. A sua casa, sua formação, seu emprego, sua esposa, seus amigos e tudo maisescolhidos pelo ³diretor´ do show. Com base nestes fatos, será mesmo que ³O Showde Truman´ é algo tão distante e utópico se comparado a nossa realidade?

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->