Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
106Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
células-tronco e estudo com embriões - trabalho completo (sem capa)

células-tronco e estudo com embriões - trabalho completo (sem capa)

Ratings:

4.67

(12)
|Views: 24,997 |Likes:
Published by gustavo_palmeira
Trabalho sobre células-tronco realizado no ano de 2008, mostrando os prós e os contras de se trabalhar com este tipo de célula.

Espero que gostem!
Trabalho sobre células-tronco realizado no ano de 2008, mostrando os prós e os contras de se trabalhar com este tipo de célula.

Espero que gostem!

More info:

Published by: gustavo_palmeira on Sep 08, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/26/2014

pdf

text

original

 
Sumário
Introdução ......................................................................................................... 2O que são Células-tronco?................................................................................ 3Células-tronco totipotentes ............................................................................ 3Células-tronco pluripotentes .......................................................................... 4Células-tronco multipotentes .......................................................................... 4Células-tronco oligopotentes .......................................................................... 4Células-tronco unipotentes ............................................................................ 4Importância do estudo com Células-tronco ....................................................... 5Estudos com Células-tronco no Brasil ............................................................... 6Prós e contras dos estudos com Células-tronco ............................................... 7Prós: .............................................................................................................. 7Contras: ......................................................................................................... 7Conclusão ......................................................................................................... 8Bibliografia ........................................................................................................ 9
 
2
Introdução
Este trabalho visa esclarecer dúvidas sobre estudos com células-troncobem como apontar os prós e os contras destes estudos. Também seráapresentado como andam os estudos das células-tronco no Brasil e aimportância destes estudos na luta contra doenças que das quais ainda não foidescoberta a cura ou doenças que são muito difíceis de serem tratadas ecuradas como o câncer ou doenças degenerativas.
 
3
O que são Células-tronco?
As células-tronco são também conhecidas como células mãe ou célulasestaminais. Essas células têm a capacidade de se dividir com muito maisfacilidade do que outras células e essas divisões dão origem a células que sãoparecidas com as células progenitoras.Existem dois tipos de células-tronco:
embrionárias
(são retiradas dosembriões e podem ser encontradas na placenta, no cordão umbilical e até nolíquido amniótico e são derivadas dos blastócitos) e
adultas
(podem ser encontradas no sangue, no fígado e na medula óssea).Para essas células poderem ser retiradas do embrião é necessário quemate o mesmo ( o que pode ser considerado uma forma de crime), existemoutros meios de obtenção de células-tronco embrionárias sem a necessidadede matar o embrião, retirando-as do cordão umbilical ou da placenta.
 
As células-tronco embrionárias têm uma grande capacidade de setransformar (diferenciação celular) dando origem a diversos tecidos.Estudos comprovam que elas podem curar doenças e/ ou ajudar a tratá-las e dar um tempo a mais de vida para o paciente. Essas doenças podem ser:doenças degenerativas nos órgãos ou problemas no coração, podem curar também diabetes do tipo 1 e problemas na medula espinhal. Essas células sãonaturalmente programadas para que ocorra a duplicação das mesmas e paraque elas continuem iguais.Diferentemente das células-tronco embrionárias, as células-troncoadultas são limitadas, pois não têm uma capacidade tão grande de gerar tecidos ou de recompor tecidos danificados pelo fato de estarem um poucovelhas.As células-tronco têm potenciais que explica a capacidade que cadacélula tem de diferenciação celular e de produzir outros tecidos. As células-tronco podem ser de quatro tipos: Totipotentes, Pluripotentes, Multipotentes,Unipotentes e Oligopotentes. A seguir as características de cada um dessespotenciais.
Células-tronco totipotentes
: Têm a capacidade de produzir célulasembrionárias e extra-embrionárias. Logo após fecundação é formado o zigoto eapós a divisão do mesmo, forma células
totipotentes
, e se essas células se

Activity (106)

You've already reviewed this. Edit your review.
Dennys Correy liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Paula Araújo added this note
A parti deste trabalho tive uma excelente base. Valeu.
Samuel Henrique added this note
aí cara tu estar ajudando os outros com a sua sabedoria mano continue assim que tu vai pra frente o teu futuro é prometido irmão valeu pela força!
Gabriel Henrique liked this
Linguiberg Alves liked this
Lorrane Cintra added this note
c ta fasendo akii moss..
Kelinez Matos Freitas added this note
aff acabei ate que em fim valeu

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->